Go Back
+ servings
pasta de castanha de caju caseira - receita vegana
Imprimir
5 de 1 voto

Pasta de castanha de caju

A pasta de castanha de caju caseira é uma ótima alternativa a pasta de amendoim, de sabor suave essa receita versátil se transforma em leite vegetal, substitui creme de leite em receitas veganas e dá ótimos molhos cremosso!
Preparo20 minutes
Cozimento10 minutes
0 minutes
Tempo Total30 minutes
Tipo: Caseiro
Cozinha: Americana
Diet: Vegan
Keyword: manteiga de castanha de caju, pasta de castanha de caju
Rendimento: 200 ml
Receita por: Ariana Pazzini

Equipamentos

Ingredientes

  • 3 xícaras (de chá) de castanha de caju crua

Instruções

  • Assar as castanhas de caju: Espalhe as castanhas de caju cruas em uma assadeira grande e asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 10-15 minutos, até ficarem levemente douradas.
  • Retire a bandeja do forno e deixe esfriar por no máximo 10 minutos.
  • Transformando em pasta: Despeje as castanhas de caju no processador/liquidificador e bata até ficar homogêneo. Durante esse processo, as castanhas passarão por diversas etapas. Primeiro, eles serão transformadas em uma farinha ou xerém fino. Então eles começarão a engrossar à medida que os óleos forem liberados. Em seguida, formará uma bola, uma pasta grossa e, por fim, uma manteiga de caju lisa e cremosa.
  • Durante a mistura, faça uma pausa no liquidificador a cada 2-3 minutos, raspando as laterais do copo (deixe o liquidificador descansar por uns 10 minutos e volte a bater).
  • O tempo que leva para processar a manteiga de caju até uma pasta suave dependerá da máquina que você está usando, das castanhas (torrados ou crus) e da suavidade desejada. Para esta manteiga de caju torrada super macia, o processo geralmente leva de 12 a 15 minutos (não contando o tempo de pausa).

Video

Notas

Depois de atingir a consistência desejada, você pode adicionar quaisquer ingredientes extras para a manteiga de caju aromatizada ou transferi-la diretamente para um frasco hermético.
Ela não é uma pasta de castanha adoçada, caso não seja um problema para você, adicione 80g de chocolate branco derretido no final do processo e bata até ficar bem homogêneo. Essa pasta de castanha de caju com chocolate branco é sempre um sucesso entre meus amigos.
Armazenamento : você pode guardar a pasta na geladeira por 6 a 8 semanas, usando sempre utensílios limpos no pote para não contaminar a pasta. Observe que é normal que a manteiga de caju se separe quando resfriada (óleos por cima). Basta mexer bem antes de usar.
Congelar : você pode congelar para uma maior validade, transfira a manteiga de caju para um recipiente próprio para freezer e congele por 3-4 meses.
Paciência é fundamental : Faça quantas pausas forem necessárias para que ela não superaqueça.
Para manteiga de caju crocante : adicione 1/2 xícara de castanha de caju ao processador, para começar, e pulse várias vezes até obter consistência de migalhas e reserve. Você pode então adicionar na manteiga de caju no final.
Se o seu liquidificador não tiver motor potente não exite e faça no processador.
Se você usar castanha de caju crua: é mais provável que precise adicionar um pouco de óleo à receita. Se não passar da fase em que vira uma maçaroca por vários minutos, adicione 1-2 colheres de sopa de óleo de coco e continue.
Se adicionar temperos, cacau ou algo além das castanhas o prazo de validade é de 2 semanas somente.
QR Code linking back to recipe