como fazer bolonhesa de lentilha - receita vegana

Bolonhesa de lentilha – receita vegana

por Ariana Pazzini
381 views
Faça em casa este molho de lentilha, nossa versão vegana ao molho bolonhesa e sirva com massas, recheie tortas ou congele para usar quando precisar.

Esta receita vegana de bolonhesa de lentilha é sempre feita aqui em casa. O primeiro motivo é que não comemos carne todos os dias da semana e a lentilha é uma ótima alternativa de proteina vegetal.

bolonhesa de lentilha - receita vegana

Outro motivo é que amamos lentilha e sempre faço grandes lotes de lentilha pré cozida para as refeições da semana. E se você quer um jantar rápido nada como cozinhar um macarrão e complementar com esta bolonhesa vegetariana fácil de fazer em casa.

como cozinhar lentilha sem desmanchar

Qual a melhor lentilha para utilizar nesta receita de bolonhesa?

Eu adoro a lentilha vermelha e a rapidez com que cozinha mas para a bolonhesa de lentilha ela não é minha melhor recomendação pois seus grãos delicados irão se desfazer com facilidade. A lentilha verde ou como é conhecida por nós, lentilha canadense pré cozida é perfeita para isso.

Preciso deixar a lentilha de molho com antecedência?

A lentilha é uma ótima fonte de proteína vegetal mas leguminosa que é tem um mecanismo de defesa que são os antinutrientes. Os antinutrientes contidos nela impedem ou dificultam a digestão e a absorção dos nutrientes. Mas para isso eu tenho uma ótima e simples solução: Deixe de molho por pelo menos 12 horas com 1 colher (de sopa) de vinagre para cada xícara (de chá) de lentilha.

Depois disso é só enxaguar bem e prosseguir com sua receita vegana normalmente.

Pulo do gato: Lentilhas pré cozidas em lote.

Não se assuste com este tempo que precisamos deixar as leguminosas de molho, aqui em casa duas práticas são cotidianas para nos alimentar melhor.

  • Deixar toda leguminosa e todo cereal integral de molho por pelo menos 24 horas. Teve uma época que só me alimentava com alimentos integrais e mesmo assim sentia que minha saúde não andava nada bem. Só depois eu descobri que a culpa daquilo era dos anti nutrientes que impediam que meu corpo absorvesse os nutrientes necessários. Deasde então todo alimento integral e leguminosas ficam de molho aqui em casa. Como isso leva tempo a prática abaixo é colocada em jogo também.
  • Cozinhar leguminosas e cereais integrais em lote. Pensa comigo, levo 24 horas para reduzir os anti nutrientes da lentilha e preparar esta bolonhesa, correto? Então porque motivo eu não cozinharia 3 xícaras de lentilhas deixadas de molho nas mesmas 24 horas? É isso que eu faço, tempo é dinheiro e eu sou louca por economia! Então pré cozinho lentilhas em lotes grandes e congelo para poupar fazer novamente este trabalho.

Pré cozinhe em lote, congele e poupe tempo e dinheiro!

Como pré cozinhar lentilhas para preparar a bolonhesa?

Este passo é um plus, um extra, caso você queira cozinhar a lentilha em lote como eu.

Caso contrário é só acrescentar 1 xícara de água e 20 minutos extras na sua receita vegana de bolonhesa de lentilha sem nenhum prejuízo no resultado final.

Tempo necessário: 1 dia e 30 minutos.

Como pré cozinhar as lentilhas

  1. De molho

    Coloque 1 xícara (de chá) de lentilha de molho em 4 xícaras (de chá) de água e 1 colher (de sopa) de vinagre por 12 – 24 horas.como cozinhar lentilha ao dente

  2. Lave e escorra as lentilhas

    Passado o tempo de molho, chegou a hora de escorrer e lavar a lentilha. Lave em água corrente e deixe secar toda a água.como cozinhar lentilha sem desmanchar

  3. Hora de cozinhar

    Leve a lentilha lavada para a panela, acrescente uma folha de louro e 2 xícaras de água filtrada, leve ao fogo alto até começar a fervercomo cozinhar lentilha canadense

  4. Fogo baixinho

    Só depois de ferver abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos

  5. Armazene

    Verifique se os grãos estão al dente e desligue o fogo, você pode adicionar 1 colher de sobremesa de sal neste momento ou esperar esfriar e congelar em porções para o dia a dia

Você pode dobrar ou até triplicar este preparo. Como todo bom brasileiro seu freezer terá certamente além dos recipientes com feijão cozido, potinhos de lentilha cozida para o dia a dia que com um rápido refogado já é um complemento saudável e saboroso na mesa.

Bolonhesa de lentilha versátil

como fazer bolonhesa de lentilha - receita vegana

É um molho perfeito para servir com massas mas não se limite, utilize como acompanhamento ao arroz branco, recheios, substitua o feijão, deixe sua imaginação mandar.

Da mesma forma que eu sugeri cozinhar em lote a lentilha você pode também preparar potinhos com este molho pronto e descongelar na panela ou microondas quando precisar.

Sou entusiasta da cozinha em lote. É um alívio conseguir abrir o freezer e saber que assim em poucos minutos tenho algo para preparar e complementar minhas refeições da semana.

Para esta receita de bolonhesa utilizei duas preparações que tenho sempre no meu freezer.

Nosso molho de tomates assados que costumo fazer em lote sempre que consigo negociar na feira uma quantidade grande de tomates maduros assim como o tomate pelado que faço e congelo com os tomates mais firmes.

Bolonhesa de lentilha – Receita Vegana

Faça em casa este molho de lentilha, nossa versão vegana ao molho bolonhesa e sirva com massas, recheie tortas ou congele para usar quando precisar.
Preparo: 40 minutes
Tipo: Acompanhamento, molhos
Cozinha: Brasileira Econômica
Diet: Vegan, Vegetarian
Keyword: lentilha vegana, molho bolonhesa de lentilha, molho bolonhesa vegano, molho de lentilha
Porções: 5 porções
Author: Ariana Pazzini

Ingredientes

  • 1 xícara (de chá) de lentilha canadense pré cozida e escorrida (veja o método de pré cozimento acima)
  • 1 colher (de sopa) de azeite
  • 1 und de cebola grande
  • 4 dentes de alho
  • 2 und de cenoura
  • 400 g de tomate pelado (pode ser de latinha ou caseiro)
  • 400 g de molho de tomate (pode ser pronto ou caseiro)
  • 400 ml de água
  • ½ colher (de sopa) de ervas finas secas
  • ½ colher (de sopa) de páprica defumada
  • 1 colher(de sopa) de sal
  • 10 folhas de manjericão (opcional)

Instruções

  • Corte em cubos pequenos a cebola, o alho e a cenoura
    como fazer bolonhesa de lentilha - receita vegana
  • Leve uma panela para o fogo com o azeite e deixe aquecer, adicione a cebola e a cenoura e refogue até a cebola começar a ficar transparente
  • Acrescente então o alho e refogue até ficar dourado e perfumado
    como fazer bolonhesa de lentilha - receita vegana
  • Acrescente a lentilha, tempere com o sal, ervas finas e páprica, refogue por 1 minuto
    como temperar lentilha
  • Acrescente o tomate pelado e desmanche ele na panela enquanto continua refogando
    como fazer molho para massa vegano
  • Só então adicione o molho de tomate e a água, deixe no fogo médio até começar a ferver
    bolonhesa de lentilha
  • Assim que ferver, abaixe o fogo mas não tampe a panela. Se você pré cozinhou a lentilha acerte o timer para 20 minutos, caso esteja só demolhada aguarde 40 minutos para o molho ficar pronto, mexendo ocasionalmente para não grudar no fundo.
    bolonhesa vegana de lentilha canadense
  • Adicione as folhas de manjericão, inteiras ou fatiadas
  • Assim que a lentilha estiver macia desligue o fogo e sirva sobre massa ou congele para usar posteriormente.

Vídeo

Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini or tag #arianapazzini!

Que tal complementar este molho bolonhesa vegano com uma ricota vegana facílima? É provável que você se apaixone por esta combinação Clique aqui para ver a receita.

—————————————­­­­­­­­­­——————————-­-­-­-­-­-­-­-

Cooktop portatil de indução:

Conjunto panelas zwilling

 • Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/user/arianapazz84/videos

—————————————-­­­­————————————-­-  

• Aliás, me siga nas redes sociais:

Instagram

Pinterest

Facebook 

Grupo freezer herói


Olha isso também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos assumir que você está de acordo com isso, mas você pode recusar, se desejar. Aceitar Ler mais