Categorias
Acompanhamento caseiro Marmitas para a semana Receitas Vegetarianas

Tomate cereja assado com azeite e alho

Este tomate cereja é uma verdadeira definição do sabor do verão! Simples, saboroso e super versátil. Veja mais no texto sobre como armazenar e utilizar em diversas receitas para um jantar fresco e saboroso.

Tomate cereja assado com alho e azeite é a cara do verão e preparações leves e frias.

Eu amo esse tomatinho com massa, queijo e manjericão, tudo gelado para dias mais quentes.

Simples saboroso e pode ser utilizado de diversas maneiras.

Dessa receita tudo se aproveita. O alho fica cremoso e saboroso, amo passar sobre torradas, o tomate cereja se desmancha em sabores e isso faz com que ele combine com cremes, pães, massas e tudo mais que se imaginar e por fim o azeite, saboroso do tomate e do alho tempera tudo com primor.

Quanto tempo dura o tomate cereja assado?

Na geladeira ele fica bem por até 30 dias. Guarde em um pote bem fechado, preferencialmente hermético e sempre com a linha do azeite acima dos tomatinhos para não criar bolor. Caso aconteça de utilizar o azeite e os tomates cereja ficarem expostos, reponha até que fiquem de novo coberto por azeite.

Como usar tomates cereja?

Inúmeras formas de utilizar, mas deixarei aqui o que sempre funciona por aqui.

  • Massa! seja massa gelada bem como quentinha, o tomate cereja assado vai bem. Em dias mais quentes, preparo a massa de grano duro e deixo por até 3 dias para as refeições da semana na geladeira. Nesse caso só junto um pouco de tomate assado, parmesão ralado na hora e algumas folhas de manjericão, assim temos um jantar refrescante em menos de 10 minutos.
  • Torradinhas. Torrada + requeijão ou creme de queijo + tomatinho cereja e um pouco do seu azeite me faz feliz! Outra preparação rápida para um jantar express.
  • Peito de frango. Utilize o azeite para grelhar o frango e dar um tom dourado, adicione o tomate cereja sobre os filés de frango e sirva por exemplo com uma saladas de folhas verdes.
  • Saladas. Falando em folhas verdes, utilize em uma salada de rúcula com parmesão ralado para ter uma salada fresca e deliciosa.
  • Azeite aromatizado. O azeite é perfeito para temperar qualquer coisa e dar um saborzinho gostoso as suas preparações. Sejam frias ou quentes, esse azeite saboroso dá um toque final excelente.
  • Filé de peixe grelhado. O sabor dos tomatinhos acompanhados de um filé de peixe grelhado abrilhanta ainda mais. Eu amo essa combinação e acho perfeita.
  • Dip! Eu adoro servir o homus com um fio de azeite do tomate assado e alguns tomatinhos sobre ele.

Diferenças entre tomate cereja assado e tomate cereja confit

A principal diferença entre o tomate assado e o confit de tomate é a temperatura de cozimento (forno) e a quantidade de azeite utilizada. Assar tomates normalmente envolve menos azeite e temperaturas mais altas do forno (e, portanto, menos tempo de cozimento).

Ingredientes para a receita e possíveis substituições

  • Tomates – Você pode usar tomates cereja, tomate italiano e de qualquer cor. Basicamente, você pode utilizar o que tiver mais barato e disponl na feira. Gosto do sabor doce dos tomatinhos. O tempo de forno depende muito do tamanho e eu costumo cozinhá-los até ficarem murchos e dourados.
  • Azeite – Você vai precisar de muito azeite para esta receita. Você não precisa usar o azeite mais caro do mercado, mas eu ainda recomendaria o uso de azeite extra-virgem de boa qualidade para obter o melhor sabor. Lembre-se que esse azeite poderá ser utilizado mesmo quando os tomatinhos acabarem.
  • Alho – Eu gosto de usar a cabeça de alho inteira na assadeira, somente sem o topinho, mas você pode também utilizar os dentes com casca mesmo, amassados ​​com as costas de uma faca. Você pode usar mais ou menos alho de acordo com o seu gosto.
  • Ervas – Você pode usar uma mistura de ervas secas e/ou frescas, como tomilho, alecrim, manjericão ou orégano (o que tiver disponível). Eu gosto de muito de usar alecrim fresco ou tomilho fresco quando tenho disponível. Além de de sal e pimenta preta moída na hora. 

Tomate cereja assado com azeite e alho

Este tomate cereja é uma verdadeira definição do sabor do verão! Simples, saboroso e super versátil. Veja mais no texto sobre como armazenar e utilizar em diversas receitas para um jantar fresco e saboroso.
Preparo: 15 minutes
Cozimento: 1 hour
Tipo: Acompanhamento, Appetizer, Caseiro, conservas
Cozinha: Americana
Diet: Vegan, Vegetarian
Keyword: conserva de tomate, tomate assado no azeite, tomate cereja assado, tomatinho assado, tomatinho em conserva

Equipamentos

  • 1 assadeira rasa
  • 1 forno

Ingredientes

  • 500 g de tomate cereja aproximadamente 3 xícaras (de chá)
  • 180 ml de azeite extra virgem ¾ de xícara (de chá)
  • 1 cabeça de alho corte somente o topinho para expor os dentes
  • 1 ramo de alecrim fresco opcional
  • 2 ramos de tomilho fresco opcional
  • 1 colher (de chá) de sal
  • QB de pimenta do reino moída na hora

Instruções

  • Pré-aqueça o forno a 180°C . Lave e escorra os tomatinhos.
  • Coloque os tomates em uma assadeira. Adicione a cabeça de de alho com a parte exposta para cima, distribua pela assadeira o tomilho, o alecrim e o azeite. Polvilhe com sal e pimenta.
  • Asse por 1 hora (dependendo do tamanho do tomate) ou até que os tomates estejam murchos e levemente dourados.
  • Deixe esfriar em temperatura ambiente antes de guardar em um pote, adicione também as ervas ao pote, aperte cada um dos dentes de alho e terá um alho cremoso para adicionar também a sua conserva. Leve à geladeira se não for usar em um frasco de vidro hermético por até 30 dias.
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!
Quer aprender a economizar tempo e dinheiro na cozinha?Eu preparei um arquivo especial com um menu completo, instruções de preparo, dicas de armazenamento e lista de compras para você ir para a cozinha uma única vez e ter comida a semana toda! Baixe GRÁTIS aqui!

Posso congelar o tomate cereja assado?

Para um tempo de armazenamento ainda maior, você pode congelar este tomate cereja assado depois de frio em um frasco de vidro hermético por até 3 meses. Descongele durante a noite antes de usar e reaqueça no microondas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O que achou? Avalie a receita!