Salada de rabanete agridoce – tipo sunomono

5/5

Sumário

Uma conserva de rabanete agridoce levinha e saborosa para complementar suas refeições
como fazer salada agridoce de rabanete tipo japonesa

Em tempos de abundância desta raiz, uma salada de rabanete agridoce, fresquinha, crocante é o que mais tem saído da minha cozinha.

salada de rabanete agridoce - sunomono

Esta receita é parecida com o sunomono de pepino, crocante com uma caldinha agridoce que contrasta com o picante do rabanete.

Aqui em casa eu sou a única pessoa que gosta verdadeiramente de rabanete cru nas saladas. Esta versão até quem não curte muito esta raiz anda adicionando como acompanhamento.

Alguns segredos para a salada de rabanete:

Esta salada agridoce de rabanete tem poucos ingredientes e um passo a passo super simples. Porém não quero dizer que não tenha seus segredos, segredos que estou aqui para dividir com você.

  • Fatie o rabanete finamente e de espessura uniforme. Não importa se você prefere usar o mandoline ou processador de alimentos para agilizar esta etapa ou se fará calmamente finas fatias a mão, o importante é que seja um corte uniforme para garantir que todas as fatias estejam desidratadas quando receber a calda agridoce. Saiba que no processador e no mandoline você tem maior controle quanto a isso, mas se tiver paciência você consegue o mesmo resultado com uma faca afiada e paciência.
  • Vinagre de arroz. Você pode incluir nesta receita vários outros ingredientes e pode até substituir o ingrediente principal que é o rabanete mas não o vinagre de arroz. O vinagre de arroz é suave, de sabor delicado, insubstituível. Acredite. Atente-se sempre de não ser o vinagre de arroz temperado, aquele preparado para sushi, este contém saque e açúcar.
  • Aperte bem. Depois do rabanete descansar desidratando no sal, não se esqueça de espremer bem as fatias para retirar o máximo de líquido que conseguir. Isso garantirá que o rabanete esteja crocante mesmo depois de alguns dias na calda. Pegue pequenos montinhos para maior eficácia.
  • Sem pressa. Se puder, deixe a sua salada de rabanete descansando na geladeira por um dia. Assim os sabores estarão mais acentuados, se tiver com pressa espere no mínimo 1 hora.
como fazer salada de rabanete oriental - receita agridoce de conserva

Qual a validade na geladeira?

Como disse acima, esta salada fica ainda mais saborosa no dia seguinte. E por ser uma conserva em calda ácida/doce você pode conservar em geladeira e consumir em até 1 semana.

O sabor continuará acentuando no passar dos dias. Assegure que está guardada em um recipiente limpo e de boa vedação. Você certamente não vai querer que o rabanete troque seu cheirinho com toda a geladeira.

Complementos para sua salada

Os ingredientes básicos são os que estão na receita, mas você pode fazer algumas variações como:

Você pode além do rabanete, utilizar cenoura e pepino em finas fatias. Da mesma forma que o rabanete é necessário desidratar no sal. A combinação dos 3 é uma explosão de cores, mas você pode fazer separadamente e juntar somente no seu prato para garantir que o rabanete não colora todo mundo.

Quer ainda mais textura? Adicione amendoim torrado, alho em pequenos cubinhos, raspas de limão, caso você não seja vegetariano fatias de Kani-kama, tudo isso agrega sabor e texturas diferentes.

Agora se a sua dúvida é que prato acompanhar, este é um acompanhamento levíssimo, refrescante e agridoce.

Eu gosto de acompanhar um grelhado seja uma posta de peixe ou uma carne vermelha. Rolinho primavera e pratos de vegetais também combinam bem como também saladas de folhas como esta super completa que temos aqui no blog para complementar o sabor.

como fazer salada agridoce de rabanete tipo japonesa

Salada de rabanete agridoce

Uma conserva de rabanete agridoce levinha e saborosa para complementar suas refeições
Ariana Pazzini
Preparo: 1 hour
Cozimento: 10 minutes
Na geladeira (mínimo): 1 hour
Total: 2 hours 10 minutes
Tipo: Salada
Cozinha: Japonesa
Keyword: conserva de rabanete, picles de rabanete agridoce, rabanete agridoce, rabanete japones, salada de rabanete, sunomono de rabanete
Porções: 1 pote de 500 ml

Equipamentos

1 pote de 500 ml Hermético ou com tampa de rosca que vede bem
Recipiente pequeno para misturar a calda
Xícaras medidoras
Colher para mexer

Ingredientes

  • 500 gr de rabanete
  • ¼ xícara (de chá) de açúcar (refinado)
  • ¼ xícara (de chá) de vinagre de arroz
  • 1 colher (de sopa) de gergelim
  • 2 colheres (de sopa) de sal

Instruções

  • Fatie o rabanete
  • Coloque o rabanete fatiado em uma peneira que comporte todas as fatias e adicione o sal
  • Massageie e distribua bem o sal por todas as fatias e deixe descansando coberto por um pano de prato limpo por 1 hora
  • Enquanto isso, misture o açúcar e o vinagre até que todo o açúcar se dissolva
  • Passado o tempo de descanso do rabanete, pegue montinhos que caiba na palma de suas mãos e aperte para que saia o máximo de líquido que conseguir
  • Disponha dentro de um recipiente as fatias desidratadas e salgadas de rabanete
  • Aperte no pote para que fique pouco espaço de ar
  • Cubra o rabanete com a calda de açúcar e vinagre, dando leves batidinhas no fundo do recipiente contra o balcão para extrair o máximo de ar possível
  • Leve a geladeira por no mínimo 1 hora e no máximo 7 dias, cubra com o gergelim quando for servir (você pode adicionar o gergelim na calda antes de cobrir o rabanete se preferir)
  • Conserve na geladeira.

Nota privada

Salvar Receita
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!

Compartilhe essa receita:

Facebook
Twitter
Pinterest
Classifique o quanto essa receita foi útil:
5/5