Categorias
Receitas Saladas e molhos caseiros

Salada de beterraba e queijo azul refrescante

Uma salada requintada e refrescante que pode ser feito com muita antecedência. Transforme essa mesma receita em uma salada de massa refrescante para o jantar dos dias de calor.

Seja para servir com uma cama de folhas verdes como também para incrementar uma massa essa combinação de salada de beterraba, queijo azul e nozes é refrescante e requintada.

Sempre que é tempo de fartura e preço baixo de beterraba eu testo novas receitas aqui para casa, ainda mais que minhas duas crianças amam essa raiz docinha.

Por isso sempre tem beterraba cozida ou assada que é a rainha dessa salada.

Essa salada é perfeita para dar cor sabor e textura para uma salada de folhas como também para brilhar junto de uma massa ao alho e óleo.

Salada de beterraba assada, nozes e queijo azul com folhas verdes e molho de aceto balsâmico

Castanhas na salada

Para essa salada eu escolhi nozes para acompanhar a beterraba, mas você pode trocar sem problemas por avelãs, castanha de caju, amendoim ou outra castanha que você escolher.

Queijo azul

Essa combinação da beterraba + queijo azul para mim era inimaginável até que provei a primeira vez. Utilizei gorgonzola, mas você pode optar pelo queijo que você tem acesso, dê preferencia para queijos azedinhos para um contraste de sabor.

Salada de beterraba de festa

Se engana que essa salada não possa participar dos churrascos e reuniões entre amigos. Principalmente por que essa salada pode ser preparada com antecedência, te dando tempo para se preparar para a reunião. O conselho é que você deixe para regar com o molho assim que servir, mas isso não levará nem 5 segundos do seu tempo.

Como transformar a sua salada de beterraba em um complemento da massa.

Da mesma forma que essa salada refrescante é perfeita por sí só você pode também transforma-lo em um jantar.

Prepare uma massa conforme a instrução da embalagem, passe por azeite e alho e deixe esfriar, adicione a massa folhas de rúcula, a beterraba e as nozes e cubra com o molho de aceto balsâmico. Refeição vegetariana e refrescante para um jantar no verão.

Para uma versão vegana substitua o queijo azul por cubinhos de tofu grelhado. O sabor muda completamente mesmo assim não deixa de ser uma refeição deliciosa.

Como assar beterrabas

Primeiramente você pode assar uma quantidade maior de beterrabas, guardar na geladeira para os próximos 4-5 dias ou congele. Isso te ajudará com a economia de gás, fazer uma quantidade maior de uma só vez leva o mesmo tempo de assar uma ou duas raízes de beterraba.

1° passo Corte as beterrabas

Primeiro, lave bem as beterrabas e depois corte em cubos (para ajudá-las a assar mais rápido) como também para não ter esse trabalho ao fazer sua salada de beterraba com a raiz quente.

2° passo assar os cubos de beterraba

Em seguida, asse em forno pré-aquecido por 30-40 minutos a 220ºC (isso vai depender de quão grande você cortou os cubos de beterraba). Recomendo verificar em 20 minutos para ter certeza de que nada está queimando. Deixe esfriar por cerca de 10 minutos.

Deixe esfriar completamente antes de adicionar a salada.

Salada de Beterraba, nozes e queijo azul

Uma salada requintada e refrescante que pode ser feito com muita antecedência. Transforme essa mesma receita em uma salada de massa refrescante para o jantar dos dias de calor.
Preparo: 10 minutes
Cozimento: 40 minutes
Para o molho: 5 minutes
Tipo: Salada
Cozinha: Americana
Diet: Vegetarian
Keyword: beterraba assada, beterraba com queijo azul, molho de aceto balsamico, salada de beterraba
Porções: 4 pessoas

Equipamentos

  • 1 assadeira baixa
  • 1 faca de corte
  • 1 Tábua de corte
  • 1 Liquidificador ou fouet

Ingredientes

  • 1 maço de folhas verdes variadas. (agrião, rúcula, alface, etc)
  • 2 xícaras (de chá) de beterraba assada descascada em cubos médios
  • 1 xícara (de chá) de queijo azul
  • 2/3 xícara (de chá) de nozes cortadas grosseiramente
  • 3 galhos de salsa fatiado grosseiramente

Vinagrete Balsâmico (pode fazer mais para outras saladas posteriores)

  • 3 colheres (de sopa) de vinagre balsâmico
  • 1/2 colher (de sopa) de mel ou melaço de cana
  • 1 colher (de sopa) de mostarda
  • 2 colheres (de chá) de sal
  • 1 dente de alho descascado cortado em cubinhos
  • 1/2 xícara ( de chá) de azeite

Instruções

  • No post eu te contei como faço para assar a beterraba já em cubos, é necessário aproximadamente duas xícaras de cubinhos de beterraba. Mais se você gosta muito, menos se você está só começando.
    2 xícaras (de chá) de beterraba assada descascada
  • Corte grosseiramente as nozes para que continue pedaços grandes.
    2/3 xícara (de chá) de nozes cortadas grosseiramente

Como fazer o vinagrete

  • Para fazer o vinagrete, você pode fazer de tres maneiras – com um fouet, chacoalhando um vidro com tampa que vede bem ou um liquidificador. Ambas as formas farão um vinagrete, mas com um fouet e agitação do pote há mais chances de ficar mais líquido, enquanto com um liquidificador ele ficará mais grosso e parecerá um pouco com uma maionese diluída.
  • Para fazer com um Fouet – Misture todos os ingredientes do molho até ficar homogêneo. Agora regue lentamente misturando sempre o azeite.
    Para fazer com um pote, adicione todos os ingredientes e chacoalhe até que tudo se misture bem.
    3 colheres (de sopa) de vinagre balsâmico, 1/2 colher (de sopa) de mel, 1 colher (de sopa) de mostarda, 2 colheres (de chá) de sal, 1 dente de alho descascado, 1/2 xícara ( de chá) de azeite
  • O vinagrete está pronto e pode ser refrigerado até o momento de uso. Se separar, basta chacoalhar antes de usar.
  • Para fazer com um liquidificador – Em um copo do liquidificador misture e pulse jo vinagre balsâmico, o mel, a mostarda, sal e um dente de alho até ficar homogêneo. Enquanto mantém o liquidificador funcionando, comece a derramar o óleo aos poucos, até que todos oazeite esteja misturado. Como diferentes tipos de vinagre balsâmico produzem sabores diferentes, depois de fazer o vinagrete, experimente e ajuste ao seu gosto. Pode ser necessário adicionar um pouco de sal ou vinagre. Se você fez seu vinagrete muito grosso, você pode adicionar 1 colher de chá de água por vez até a consistência desejada.

Montar

  • Agora é só montar todos os ingredientes em uma salada. Camada com as verduras, depois com a beterraba, cubra com queijo azul, nozes picadas e finalize com a salsa.
    1 maço de folhas verdes variadas., 2 xícaras (de chá) de beterraba assada descascada, 1 xícara (de chá) de queijo azul, 2/3 xícara (de chá) de nozes cortadas grosseiramente, 3 galhos de salsa
  • Neste ponto, a salada pode ser refrigerada até estar pronta para comer. Antes de comer, regue com molho suficiente ao seu gosto.

Vídeo

Notas

Para a versão vegana, substitua o queijo por tofu.
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!
Quer aprender a economizar tempo e dinheiro na cozinha?Eu preparei um arquivo especial com um menu completo, instruções de preparo, dicas de armazenamento e lista de compras para você ir para a cozinha uma única vez e ter comida a semana toda! Baixe GRÁTIS aqui!