Já provou repolho assado? Se a resposta for negativa, está prestes a ficar surpresa com essa receita fácil de acompanhamento.
Repolho é um vegetal que sempre temos por aqui, econômico, rende muito e desde que esteja bem embalado dura muito tempo na geladeira.
Dica rápida para que o repolho dure por muito tempo na geladeira.
Nada de deixar o coitado solto na gaveta de legumes. Inteiro como também cortado na metade, embale firmemente com plástico filme, isso dará a ele vida longa na geladeira, mas não se esqueça de deixar na parte menos fria da geladeira. Geralmente é a gaveta de vegetais o lugar perfeito.
Além disso pode fatiar finamente e guardar em um pote hermético para as refeições da semana. Não que ele resistira por semanas como a cabeça inteira mas para a semana vai bem. Proteja em cima e embaixo com papel toalha. Isso será suficiente para manter 5 dias de repolho fácil na geladeira.
Agora voltando para minha mais nova receita fácil e queridinha de repolho, diferente da salada de repolho ou repolho refogado que normalmente fazemos em casa, o repolho assado une o melhor dos mundos, as folhas ainda crocantes ganham sabor caramelado, perfeito para acompanhar carnes mais fortes, como por exemplo a carne de porco.
Fatio o repolho em bifes se assim posso dizer, mas se preferir fazer cubos, vá em frente, desde que não seja cortes muitos finos te encorajo a fazer da maneira que for mais fácil para você.
Repolho assado roxo ou verde, aqui é democracia!
Não importa se você tem um repolho roxo ou um repolho verde, essa receita dará certo para os dois tipos.
Com ligeiras diferenças, sinto que o repolho roxo ficou mais crocante e o repolho verde ligeiramente mais macio.
Em sabor os dois se sairam muito bem.
Então utilize o repolho que tiver disponível ou o que for mais barato na estação que se encontra.
Uma amiga falou que faz da mesma forma com couve de bruxelas e tem um sabor fantástico. Não testei ainda, se fizer por favor, nos conte por aqui ou lá no nosso instagram que conseguimos sempre ter uma conversa mais direta.
Dica importante para o sucesso da sua receita:
Não lote sua assadeira. Se precisar divida em duas assadeiras mas não sobreponha o repolho.
O motivo principal para que eu prefira fatiar a cabeça de repolho em bifes e não em cubos é esse controle de poder fazer fatias mais altas e dar espaço entre elas para o repolho assar integralmente.
Se puder utilize a assadeira de bordas mais baixas que tiver, isso evitará o vapor nas paredes e dará a chance para seu repolho caramelizar com facilidade.
Plus de sabor para seu repolho assado:
- Limão. Antes de servir algumas gotinhas de limão e pimenta do reino funcionam super bem. Agora, não posso deixar de mencionar que para o meu paladar tudo vai bem com limão.
- Páprica defumada e alho. Ah esses dois temperos darão um adicional ao defumado do seu repolho assado. Inclua um dente de alho amassadinho e uma colher de café de páprica ao azeite antes de pincelar o repolho.
- Na mesma assadeira você pode adicionar pequenos floretes de brócolis e de couve flor, corte em tamanhos menores pois o tempo de forno do repolho é bem rápido.
- Algumas gotinhas de aceto balsâmico reduzido. Você pode reduzir no fogo seu próprio balsâmico mas as reduções de mercado funcionam super bem, algumas gotinhas antes de servir e seu prato terá acidez e doçura ao mesmo tempo.
- Bacon. Coloque na assadeira cubinhos pequenos de bacon. O sabor é incrível.
- Curry. Curry em pó, depois de besuntar de azeite, salpique uma colherzinha de café de curry em pó. O sabor maravilhoso do curry sobrepõe a suavidade do repolho mas sem dominar tudo por conta do sabor do dourado.
Falando em dourado, você vai notar que algumas partes mais finas das folhas de repolho ficarão queimadas. Isso não é um defeito assim como não é motivo de achar que foi um erro. Esse queimado traz um sabor especial.
Repolho assado – receita fácil e rápida
Ingredientes
- 1 cabeça de repolho
- 2 colheres (de sopa) de azeite (aproximadamente)
- QB de sal e pimenta do reino moída na hora
Instruções
- Pré-aqueça o forno a 200˚C.
- Forre uma assadeira grande e baixa com papel alumínio ou papel manteiga.
- Corte a cabeça do repolho em 8 fatias de tamanho igual
- Disponha as fatias em uma única camada na assadeira preparada.
- Use um pincel de silicone ou de confeitaria e pincele a parte superior com azeite de cada fatia de repolho, depois tempere generosamente com sal e pimenta preta moída na hora. Vire as fatias de repolho com cuidado e repita no lado de baixo.
- Asse o repolho por cerca de 15 minutos, ou até que as bordas do repolho e o fundo das fatias estejam bem dourados. Em seguida, vire as fatias com cuidado para não desmoronar e asse por mais 10-15 minutos, até que o repolho esteja bem dourado e cozido. Sirva imediatamente.
Notas
- Essa receita não congela bem. As sobras podem ser guardados por até 3 dias na geladeira mas perdem a textura. Por isso o ideal é consumir na hora.
Nota privada
Salvar Receita Receita Salva!Nós amamos vegetais assados
Tanto pelo sabor caramelizado assim como pela facilidade de ter um prato prontos em minutos sem muito esforço. Aqui algumas outras receitas fáceis: