Categorias
Acompanhamento Marmitas para a semana Receitas Vegetarianas

Quiabo assado – sequinho e crocante

Quiabo sem baba e feito em 15 minutos, tempere e leve ao forno por 15 minutos. Um acompanhamento delicioso para o jantar

Você já experimentou quiabo assado? Lembro de quando estava grávida e louca por quiabo de todas as formas, uma amiga me apresentou essa receita.

Se você tem medo de quiabo molenga ou de quiabo com baba seus problemas acabaram. Essa receita deixa o quiabo sequinho além de super crocante.

Qual a melhor forma de preparar quiabo assado?

como fazer quiabo assado em 15 minutos

Já reproduzi de 3 formas, em rodelinhas, cortados em pedaços um pouco maiores e partido ao meio como estes da foto.

Rodelinhas foi a forma que menos me dei bem, afinal é mais fácil queimar e passar do ponto. Os outros dois formatos renderam bom resultado. O cortado ao meio ficou mais crocante e o cortado em pequenos pedaços mais macios. Os dois deliciosos igualmente, não tenho condições de decidir por um deles.

Como armazenar o quiabo assado

Você pode armazenar o quiabo pronto na geladeira por até 3 dias. Mas saiba que ele perde a textura e fica um pouco mais macio.

Gosto de fazer uma quantidade maior e consumir durante a semana nos jantares da família.

Você poderá aquecer no microondas, o que resultará na textura mais macia ou aquecer na air fry ou forno, assim um pouco da textura mais crocante voltará, claro sempre de olho para não queimar.

Logo concluímos que o quiabo assado em sua melhor forma é o recém saído do forno, o que não te impede de consumir ele mais tarde mesmo que mais macio.

Ingredientes para essa receita:

  • Quiabo. Principalmente novinho, o quiabo deve estar verde, com textura não muito áspero e sem as pontas ressecadas. O ideal é não utilizar o quiabo muito grande, esses tem as sementes mais durinhas e são mais fibrosos.
  • Azeite. Sempre que puder prefira o azeite extra virgem para um sabor mais refinado, porém funciona muito bem com outros azeites, use o que tem na sua casa.
  • Temperos. Sal e pimenta em primeiro lugar, depois disso vem os complementos caso desejar. Páprica defumada, tomilho fresco e pimenta vermelha combinam bem com o quiabo assado. Muitas pessoas utilizam também alho em pó, não é meu costume utilizar esse tempero mas acredito que o sabor fique ótimo também.

Simples assim, esse acompanhamento além de poucos ingredientes é fácil de fazer, está pronto em 5 minutos de forno. Por isso é importante lembrar, pré aqueça o forno enquanto corta e tempera o quiabo. Isso te economizará tempo de forno, fazendo com que sua receita seja executada com sucesso.

Quiabo assado no forno

Quiabo sem baba e feito em 15 minutos, tempere e leve ao forno por 15 minutos. Um acompanhamento delicioso para o jantar
Preparo: 10 minutes
Cozimento: 15 minutes
Tipo: Acompanhamento, Snack
Cozinha: Americana
Diet: Vegetarian
Keyword: quiabo assado, quiabo crocante, quiabo no forno, quiabo sem baba
Porções: 3 pessoas

Ingredientes

  • 300 g de quiabo
  • 2 colheres (de sopa) de azeite
  • 1/2 colher (de chá) de pimenta moída na hora
  • 1 colher (de chá) de páprica defumada
  • ½ colher (de chá) de sal

Instruções

  • Pré-aqueça o forno a 220°C
  • Corte cada de quiabo ao meio
    300 g de quiabo
  • Coloque o quiabo já cortado em uma tigela e tempere com o azeite, pimenta do reino, páprica e sal, misture bem para distribuir o tempero por todos os pedaços de quiabo
    2 colheres (de sopa) de azeite, 1/2 colher (de chá) de pimenta moída na hora, 1 colher (de chá) de páprica, ½ colher (de chá) de sal
  • Forre uma assadeira com papel manteiga ou alumínio.
  • Coloque o quiabo com as sementes viradas para baixo sem sobrepor.
  • Asse por cerca de 15 minutos até ficar macio e levemente crocante nas pontinhas.
  • Sirva imediatamente para conservar o crocante.

Notas

Use ervas frescas para deixar ainda mais saboroso
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!
Quer aprender a economizar tempo e dinheiro na cozinha?Eu preparei um arquivo especial com um menu completo, instruções de preparo, dicas de armazenamento e lista de compras para você ir para a cozinha uma única vez e ter comida a semana toda! Baixe GRÁTIS aqui!

Mais receitas de vegetais para acompanhamento: