Pasta de castanha de caju caseira

5/5

Sumário

A pasta de castanha de caju caseira é uma ótima alternativa a pasta de amendoim, de sabor suave essa receita versátil se transforma em leite vegetal, substitui creme de leite em receitas veganas e dá ótimos molhos cremosso!
pasta de castanha de caju caseira - receita vegana

Tenho certeza que você já viu por aí a pasta de castanha de caju nos mercados de comidas naturais. Seja com o nome manteiga de castanha de caju, creme de castanha de caju ou mesmo como pasta essa é uma versão da pasta de amendoim, feito com castanha de caju crua.

Na versão caseira além de mais econômica que comprar pronta, essa pasta de castanha leva somente 1 ingrediente. A própria castanha de caju crua.

pasta de castanha de caju - receita caseira

O ingrediente único: Castanhas de Caju

O segredo para uma pasta de castanha de caju é um só: as castanhas de caju. Ao contrário de outras pastas de nozes que podem exigir a adição de óleos ou adoçantes, a castanha de caju tem uma textura naturalmente cremosa e um sabor delicado que não requer aprimoramentos.

Torrar as castanhas de caju

Por que torrar as castanhas de caju? 

Torrar as castanhas facilita o processo de processar, permitindo que as castanhas se transformem em uma pasta suave e cremosa mais facilmente.

O processo de torrar as castanhas para preparar a pasta de castanha de caju é simples:

As castanhas devem ser espalhadas em uma única camada em uma assadeira e torradas em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 10-15 minutos. É importante mexer as castanhas a cada poucos minutos para garantir que todas as castanhas estejam douradas igualmente.

Processando as castanhas de caju 

Após torradas, as castanhas de caju estão prontas para serem transformadas em pasta. Aqui, o liquidificador desempenha um papel crucial. 

É recomendável um liquidificador de alta potência que possa moer as castanhas em uma pasta suave e cremosa. Um processador de alimentos também desempenha bem o papel de tornar as castanhas em pasta.

Se vpcê tem um robot de cozinha, o processo de transformar as castanhas em pasta é o mesmo, porém bem mais rápido. Veja aqui: Pasta de castanha de caju feita no robot bimby

O processo de moer das castanhas é simples, mas pode exigir um pouco de paciência. Inicialmente, as castanhas de caju moídas parecerão farinha. E à medida que o processo continua, a farinha começará a se aglutinar, depois se transformará em uma pasta cremosa. É fundamental não acelerar este processo, pois a moagem contínua pode causar o superaquecimento do motor do liquidificador.

Ao processar as castanhas de caju no liquidificador, é importante fazer pausas regulares para evitar o superaquecimento do motor. Isso é essencial para não aquecer o motor, respeite as pausas.

As pausas permitem que o motor do liquidificador esfrie, impedindo que as lâminas fiquem muito quentes ou o motor do liquidificador queime. 

como fazer pasta de castanha de caju caseira
pasta de castanha de caju caseira - receita vegana

Pasta de castanha de caju

A pasta de castanha de caju caseira é uma ótima alternativa a pasta de amendoim, de sabor suave essa receita versátil se transforma em leite vegetal, substitui creme de leite em receitas veganas e dá ótimos molhos cremosso!
Ariana Pazzini
Preparo: 20 minutes
Cozimento: 10 minutes
0 minutes
Total: 30 minutes
Tipo: Caseiro
Cozinha: Americana
Diet: Vegan
Keyword: manteiga de castanha de caju, pasta de castanha de caju
Porções: 200 ml

Equipamentos

1 Liquidificador potente ou um processador de alimentos

Ingredientes

  • 3 xícaras (de chá) de castanha de caju crua

Instruções

  • Assar as castanhas de caju: Espalhe as castanhas de caju cruas em uma assadeira grande e asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 10-15 minutos, até ficarem levemente douradas.
  • Retire a bandeja do forno e deixe esfriar por no máximo 10 minutos.
  • Transformando em pasta: Despeje as castanhas de caju no processador/liquidificador e bata até ficar homogêneo. Durante esse processo, as castanhas passarão por diversas etapas. Primeiro, eles serão transformadas em uma farinha ou xerém fino. Então eles começarão a engrossar à medida que os óleos forem liberados. Em seguida, formará uma bola, uma pasta grossa e, por fim, uma manteiga de caju lisa e cremosa.
  • Durante a mistura, faça uma pausa no liquidificador a cada 2-3 minutos, raspando as laterais do copo (deixe o liquidificador descansar por uns 10 minutos e volte a bater).
  • O tempo que leva para processar a manteiga de caju até uma pasta suave dependerá da máquina que você está usando, das castanhas (torrados ou crus) e da suavidade desejada. Para esta manteiga de caju torrada super macia, o processo geralmente leva de 12 a 15 minutos (não contando o tempo de pausa).

Vídeo

Notas

Depois de atingir a consistência desejada, você pode adicionar quaisquer ingredientes extras para a manteiga de caju aromatizada ou transferi-la diretamente para um frasco hermético.
Ela não é uma pasta de castanha adoçada, caso não seja um problema para você, adicione 80g de chocolate branco derretido no final do processo e bata até ficar bem homogêneo. Essa pasta de castanha de caju com chocolate branco é sempre um sucesso entre meus amigos.
Armazenamento : você pode guardar a pasta na geladeira por 6 a 8 semanas, usando sempre utensílios limpos no pote para não contaminar a pasta. Observe que é normal que a manteiga de caju se separe quando resfriada (óleos por cima). Basta mexer bem antes de usar.
Congelar : você pode congelar para uma maior validade, transfira a manteiga de caju para um recipiente próprio para freezer e congele por 3-4 meses.
Paciência é fundamental : Faça quantas pausas forem necessárias para que ela não superaqueça.
Para manteiga de caju crocante : adicione 1/2 xícara de castanha de caju ao processador, para começar, e pulse várias vezes até obter consistência de migalhas e reserve. Você pode então adicionar na manteiga de caju no final.
Se o seu liquidificador não tiver motor potente não exite e faça no processador.
Se você usar castanha de caju crua: é mais provável que precise adicionar um pouco de óleo à receita. Se não passar da fase em que vira uma maçaroca por vários minutos, adicione 1-2 colheres de sopa de óleo de coco e continue.
Se adicionar temperos, cacau ou algo além das castanhas o prazo de validade é de 2 semanas somente.

Nota privada

Salvar Receita
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!

Variações na receita básica de pasta de castanha de caju

A beleza da pasta de castanha de caju é que ela pode ser personalizada de acordo com seu gosto. Embora a receita básica exija apenas castanhas de caju, você pode experimentar adicionar outros ingredientes que você adore.

Você pode optar por adicionar um pouco de sal para realçar o sabor naturalmente doce das castanhas. Ou talvez um toque de baunilha ou canela para uma pasta de castanha de caju de estilo mais doce. Para os amantes de chocolate, adicionar um pouco de cacau em pó pode transformar sua pasta de castanha de caju em uma “nutela”  caseiro saudável.

Para a versão de chocolate adicione 3 ou 4 colheres de cacau em pó quando as castanhas estiverem na textura de pasta. Eu adoro o resultado da pasta de castanha com o cacau, fica extremamente equilibrado.

Temperinhos como cravo canela e noz moscada deixa tudo mais gostoso, experimente adicionar 1 colher de chá desse mix.

 

leite vegetal feito com pasta de castanha de caju caseira

Transformando sua pasta de castanha de caju em leite vegetal

A pasta de castanha de caju não é apenas uma deliciosa propagação por si só, mas também pode ser transformada em leite vegetal nutritivo. O processo é simples e requer apenas dois ingredientes: a pasta de castanha de caju e água.

Basta misturar a pasta de castanha de caju com água em um liquidificador até obter uma consistência suave. A proporção de pasta para água pode ser ajustada de acordo com a preferência pessoal. Quanto mais pasta de castanha de caju você adicionar, mais cremoso será o leite.

Comece com uma colher de sopa da pasta de castanha de cajú para cada xícara dágua. Bata no liquidificador até dissolver completamente e se necessário adicione mais.

Para uma versão sabor chocolate adicione também uma colher (de sopa) de cacau em pó no liquidificador.

pasta de castanha de caju caseira

Como usar a pasta de castanha de caju em outras receitas?

Essa pastinha vegana é muito versátil. Vou te dar algumas sugestões de como usamos aqui em casa além do leite vegetal que te ensinei acima.

  • Para barrar – Aqui em portugal essa expressão é bastante comum. Sabe quando pegamos aquela fatia de pão fofinho e passamos uma camada de requeijão? É isso! Não consigo encontrar uma palavra para isso no nosso português. Passe sobre pão fofinho, torradas, biscoitos e fatias de bolo.
  • Substitua o tahine na receita de homus – A pasta de castanha de caju deixará seu homus cremoso e com sabor amendoado. 
  • Smoothies – Adicione uma colherada de pasta de castanha de cajú em seus smoothies para deixa-los naturalmente cremosos sem a necessidade de adicionar leite ou iogurte.
  • No mingau. Seja no mingau de aveia ou no overnight de aveia, uma colherada dessa pasta levará o seu café da manhã a outro patamar
  • No sorvete vegano – A receita de nice cream que é o sorvete vegano feito com bananas congeladas ganha mais cremosidade com algumas colheradas da pasta de castanha de caju.
  • Molhos veganos – Quer adaptar um molho que leva creme de leite para a versão vegana? Substitua o creme de leite por algumas colheres da pasta de castanha.
  • Barrinha de cereal – Substitua a pasta de amendoim por nossa pasta caseira de castanha de cajú, o resultado é incrível.

Aliás, você pode substituir a pasta de amendoim por essa pasta caseira em todas as receitas que pedem esse ingrediente na mesma proporção, o resultado é mais suave e eu adoro o sabor das castanhas.

 

Eu espero que você faça essa receita em casa e perceba o quão fácil é preparar em casa uma pasta de castanha de caju gostosa e saudável.

Nós adoramos preparar coisas do zero em casa, já fizemos a mesma receita com outras castanhas como amêndoas, pistache e nozes juntamente da castanha de caju, assim como citei nas notas da receita, o preferido dos nossos amigos é a pasta de castanha de caju com chocolate branco. Conta para a gente depois se fez e gostou da receita, se publicar nas redes sociais, não esqueça de me tagear incluindo a #arianapazzini, vou adorar ver e saber da sua criação!

Compartilhe essa receita:

Facebook
Twitter
Pinterest

ainda com fome? aqui tem mais

Classifique o quanto essa receita foi útil:
5/5