Categorias
Café da manhã Receitas snacks e lanches

Pãezinhos de batata doce para congelar

Faça em casa estas bisnaguinhas de batata doce, pãezinhos macios que podem ser congelados para comer pão fresquinho durante a semana.
paezinhos de batata doce integral com dicas de congelamento

O ideal seria se tivéssemos pãezinhos de batata doce quentinho recém saído do forno sempre que quiséssemos um pãozinho saboroso. Mas eu sei que em um mundo ideal ninguém tem todo este tempo sobrando.

Eu amo a maciez destas bisnaguinhas, esta é uma adaptação um pouco mais saudável dos pãezinhos de batata da minha mãe.

No momento estamos todos em casa, então o “manhê, estou com fome!”é constante.

Mas saindo um pouco do cenário atual, estes pãezinhos de batata doce rendem bem, faziamos sempre já pensando na lancheira escolar do meu filho.

Como o rendimento é alto congelar sempre foi a solução. Adepta do batch cooking que sou e gosto de fazer uma receita maior pensando lá na frente afinal economizar tempo e dinheiro é o ideal sempre.

Caso queira, você pode diminuir a receita e fazer somente a quantidade ideal para comer no dia. Apesar de eu recomendar fortemente que você tenha em seu freezer.

paezinhos de batata doce, receita facil para congelar

Como congelar pãezinhos de batata doce

Congelamento a curto prazo:

Se a sua idéia é congelar por menos de 15 dias, então é bem simples.

  • Espere que seus pãezinhos estejam completamente frios,
  • disponha em uma bandeja que caiba no seu freezer lado a lado as bisnaguinhas
  • envolva o recipiente com plástico filme, isso é suficiente para proteger seus pãezinhos do contato com o frio do congelador por até 1 semana.

Caso seu desejo seja congelar por mais tempo pode ser que não funcione tão bem desta forma. Com o tempo o seu pãozinho pode queimar e ressacar.

Congelamento a longo prazo:

Caso queira congelar por mais de 90 dias:

  • Embale em plástico filme porções individuais, por exemplo, na lancheira do meu filho normalmente colocamos 3 bisnaguinhas então embalo esta porção em plástico filme.
  • Depois de tudo bem embalado em plástico filme transfira seus pacotinhos para um saco zip lock ou recipiente hermético. Assim garantimos proteção ao seu pãozinho de batata doce.

Para descongelar seus pãezinhos:


Leve para a geladeira na noite anterior a quantidade que queira descongelar. No dia seguinte é só aquecer por alguns minutos no forno elétrico, na frigideira ou no microondas.

Estes pãezinhos podem ficar congelados por até 90 dias mas a partir de 1 mês congelados começa a perder o sabor e a textura, portanto se organize para isso.

Substituições possíveis para os pãezinhos de batata doce:

Meus pãezinhos preparei com batata doce cozida e parte da farinha utilizei a farinha integral para garantir mais fibras para minhas bisnaguinhas.

A batata doce pode ser substituída por batata, mandioca, batata baroa, cenoura ou abóbora. Todas na mesma proporção que a batata doce.

A farinha você pode substituir totalmente tanto por farinha branca quanto por farinha integral. Lembrando que a farinha integral 100% deixará seus pãezinhos menos macios que com a farinha branca. Caso você seja acostumada a comer e produzir pães 100% integral isso não será um problema.

paezinhos de batata doce integral com dicas de congelamento

Pãezinhos de batata doce para congelar

Faça em casa estas bisnaguinhas de batata doce, pãezinhos macios que podem ser congelados para comer pão fresquinho durante a semana.
Preparo: 40 minutes
Cozimento: 40 minutes
Descanso para crescer: 2 hours
Total: 3 hours 20 minutes
Tipo: café da tarde, Café de manhã, Caseiro, lancheira
Cozinha: Brasileira Econômica
Keyword: bisnaguinha, pãezinhos caseiros, pãozinho de batata doce, pãozinho integral, pãozinho para a lancheira
Author: Ariana Pazzini

Ingredientes

  • 250 g de batata doce cozida e amassada
  • 80 g de manteiga derretida
  • 1 colher (de sopa) de sal
  • 350 ml de leite quente ou água
  • 2 unidades de ovos
  • 1 colher (de sopa) de fermento biológico seco (10 g) ou 30 g de fermento biológico fresco
  • 40 g de açúcar (cristal ou demerara)
  • 200 g de farinha de trigo integral
  • 400 – 600 g de farinha de trigo branca

Instruções

  • No copo do liquidificador bata a batata doce cozida, a manteiga, o sal e o leite até desmanchar toda a batata doce
  • Em um recipiente grande, coloque o liquido do liquidificador, os ovos, o fermento, o açúcar e a farinha integral, misture, cubra e deixe descansar por 15 minutos,
  • Aos poucos adicione a farinha de trigo branca (pode ser que você não precise de toda a quantidade, por isso adicione xícara por xícara) e vá misturando a massa até ficar muito pesado para mexer com a colher, enfarinhe uma superfície e transfira a massa, sove e adicione caso necessário a farinha até obter uma massa lisinha e macia
  • Volte a massa para o recipiente, cubra com um pano limpo e úmido e deixe a massa dobrar de volume,
  • Após dobrar de volume, verta a massa em uma superfície enfarinhada e divida a massa em 4 partes, e com cada uma das partes faça um cordão de aproximadamente 5 cm de espessura
  • Achate levemente um dos cordões e com o auxílio de uma espátula pão duro ou com uma faca não serrilhada faça quadradinhos com a massa de cada um do cordão, dividindo cada cordão em 10 partes
  • Transfira cada quadradinho para assadeira enfarinhada deixando um dedo de distância entre eles, espere crescer por 2 horas
  • Ligue o forno na temperatura máxima por 30 minutos, após este tempo abaixe a temperatura para 200°C e leve os pãezinhos ao forno até dourar

Notas

  1. Se não tiver farinha integral pode usar somente a farinha branca.
  2. Usei a batata doce da casca rosada cozida com casca
  3. A quantidade de farinha pode variar conforme a água da batata doce a forma que foi cozida (com casca, sem casca etc), o tipo da farinha e o ponto da hidratação da mesma
  4. Por isso adicione farinha aos poucos e somente o necessário para obter uma massa lisa que desgrude das suas mãos,
 
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini or tag #arianapazzini!

Para servir junto das suas bisnaguinhas:

Uma resposta em “Pãezinhos de batata doce para congelar”

Os comentários estão desativados.