Esse molho para salada de mostarda, mel e balsâmico mereceu um post a parte da nossa salada de beterraba.
Ele é um molho versátil, de sabor marcante e que combina bem com qualquer salada de folha verde assim como compõe bem uma salada de legumes.
O mel dá a doçura que esse molho precisa bem como o vinagre balsâmico e a mostarda o agri que equilibra tudo.
A receita completa é para preparar o molho de salada para a semana toda, você pode reduzir a receita para a quantidade ideal para a salada do dia, principalmente se gosta do molho fresco.
Quantos dias posso conservar o molho para salada na geladeira?
Aqui em casa consumimos em 7 dias sem prejuízo.
Você vai perceber que o molho na geladeira decanta, isso acontece pois o óleo emulsionado com a falta de movimento se separa dos outros ingredientes. Mas para isso tenho solução fácil, volte a agitar para que seu molho volte a se misturar.
A decantação dos ingredientes na geladeira não significa que seu molho está ruim, ok?
Métodos diferentes de preparo, resultados diferentes.
- Para um molho cremoso: Faça no liquidificador, bata os ingredientes com excessão do azeite por 30 segundos, abra o bocal da tampa e derrame em fio o azeite, seu molho para salada terá uma textura cremosa
- Para um molho mais líquido: Misture com um fouet ou com o método que mais gosto, agitando um vidro até que todos os elementos se misturem. O pote precisa principalmente ter uma tampa que vede bem para que ao agitar seu molho não se derrame por ai. Percebe a praticidade de guardar no mesmo pote direto na geladeira?
Nos dois casos podem ser conservados na geladeira por 7 dias normalmente.
A diferença é que a emulsão cremosa pode decantar e ficar um pouco mais líquida no passar dos dias.
Molho para salada de mostarda, mel e balsâmico
Ingredientes
- 6 colheres (de sopa) de vinagre ( balsâmico)
- 1 colher (de sopa) de mel ( ou melaço de cana)
- 2 colher (de sopa) de mostarda (amarela)
- 1 colher (de sopa) de sal ((Não exagere, use uma colher rasa para não salgar demais))
- 2 dentes de alho ((inteiro se fizer no liquidificador, cubinhos para agitar))
- 1 xícara (de chá) de azeite (extra virgem)
Instruções
Para fazer o vinagrete, você pode fazer de tres maneiras – com um fouet, chacoalhando um vidro com tampa que vede bem ou um liquidificador. Ambas as formas farão um vinagrete, mas com um fouet e agitação do pote há mais chances de ficar mais líquido, enquanto com um liquidificador ele ficará mais grosso e parecerá um pouco com uma maionese diluída.
com um fouet ou com pote:
- Para fazer com um Fouet – Misture todos os ingredientes do molho até ficar homogêneo. Agora regue lentamente misturando sempre o azeite.
- Para fazer com um pote, adicione todos os ingredientes e chacoalhe até que tudo se misture bem.
com um liquidificador:
- Em um copo do liquidificador misture e pulse o vinagre balsâmico, o mel, a mostarda, sal e um dente de alho até ficar homogêneo.
- Enquanto mantém o liquidificador funcionando, comece a derramar o azeite aos poucos, até que todos o azeite esteja misturado.
- Como diferentes tipos de vinagre balsâmico produzem sabores diferentes, depois de fazer o vinagrete, experimente e ajuste ao seu gosto. Pode ser necessário adicionar um pouco de sal ou vinagre.
- Se você fez seu vinagrete muito grosso, você pode adicionar 1 colher de chá de água por vez até a consistência desejada.
- O molho está pronto e pode ser refrigerado até o momento de uso. Se separar, basta chacoalhar antes de usar.