Pesquisar
Close this search box.

Molho de tomate assado super fácil

5/5

Sumário

Molho de tomate fácil de fazer em casa em 40 minutos. Receita simples, você só precisará de um forno para fazer todo o trabalho desse molho
como fazer molho de tomates assados fácil
como fazer molho de tomate no forno

Molho de tomate assado é a forma mais fácil de fazer molho de tomate em casa.

Em menos de 40 minutos e sem nenhum esforço este molho de tomate fácil fica pronto.

O segredo está nos gadgets de cozinha que fazem todo o trabalho, nada de horas mexendo o molho no fogão. Aqui nesta receita todo o trabalho é feito pelo forno que assa os tomates, como também o processador que finaliza o molho.

Não tenho processador, consigo fazer o molho de tomate?

O processador de alimentos é um facilitador, mas pode ser substituído pelo liquidificador da mesma forma.

Utilize o botão pulsar se quer um molho pedaçudo, se prefere um molho mais fina triture até não restar mais pedacinhos.

Caso queira, retire a pele do tomate assado, isso te facilitará muito, você poderá amassar seu molho com amassador de batatas. O processador não é desculpa!

Que tipo de tomate posso usar?

Tomates maduros e ainda firmes.

Eu prefiro utilizar o tomate italiano por seu menor volume de água, mas não se apegue a isso, já reproduzi esta receita até com tomate cereja e ficou igualmente delicioso.

Aproveite as promoções disponíveis e faça seu molho com os tomates mais maduros da feira, certamente estes são os melhores tomates para preparar seu molho.

Outra boa idéia é misturar os tomates que você tem disponível em casa. Se quiser um molho mais doce adicione tomates cereja maduros, para que eles cheguem no ponto junto com os tomates italianos não corte-os ao meio, inteiros certamente chegarão no ponto junto dos tomates maiores.

Posso congelar meu molho de tomate?

Sim! Este molho congela super bem.

Sempre que encontro tomates em preço bom na feira me lembro da época do ano que seu valor chega perto de R$10,00 o kilo. Certamente é a hora que eu tiro do freezer meus potinhos de molho de tomate congelado que tem validade de até 4 meses.

Portanto faça uma grande quantidade e congele para depois.

Como congelar?

  • Espere o molho esfriar completamente
  • Envase o molho de tomate caseiro. Se preferir guardar em vidros encha somente 2/3 do volume total isso porque ao congelar o seu molho de tomates vai espandir e se não tiver espaço suficiente para isso pode estourar o vidro. Eu prefiro armazenar meu molho em saquinhos pela facilidade de empilhar e ser mais compacto no freezer.
  • Etiquete. Seja com etiquetas ou com caneta permanente não esqueça de incluir a validade e o nome da preparação. Não confie na sua memória.
como fazer molho de tomate caseiro

Como reduzir a acidez do molho?

Após terminar de processar seu molho, experimente um pouquinho antes de congelar. Não só para acertar o sal como também para verificar a acidez.

Alguns tomates podem estar mais ácidos e não queremos que isso estrague nossa receita.

Caso sinta acidez, acerte com uma colher de sobremesa de açúcar ou algum outro adoçante, pulse mais algumas vezes e verifique se está a seu gosto.

Quais temperos posso usar?

Um refogado de alho e cebola, sal, pimenta e orégano já é suficiente.

Mas você pode levar o sabor do seu molho de tomate a outro patamar:

  • Pegue uma cabeça inteira de alho com casca e tudo e corte a tampinha dele, deixando os dentes expostos.
  • Abra um pedaço de papel alumínio que dê para embrulhar a cabeça de alho, mas não se esqueça de deixar a parte brilhante do alumínio para dentro,.
  • Posicione a cabeça de alho no centro, tempere com um pouquinho de azeite a parte exposta dos dentes e feche o alumínio por completo.
  • Adicione o alho na mesma assadeira do molho e se surpreenda com a doçura.
  • Ao terminar os 40 minutos abra o papel alumínio e aperte levemente cada casquinha de alho, o dente de alho sairá como uma pasta docinha e saborosa.
  • Utilize o alho assado ao bater seu molho de tomate no processador.

Manjericão fresco também é uma boa pedida, só não aconselho que você leve as folhas ao forno e sim direto no processador.

como fazer molho de tomates assados fácil

Molho de tomate assado

Molho de tomate fácil de fazer em casa em 40 minutos. Receita simples, você só precisará de um forno para fazer todo o trabalho desse molho
Ariana Pazzini
Preparo: 10 minutes
Cozimento: 40 minutes
processador: 1 minute
Total: 51 minutes
Tipo: Caseiro
Cozinha: Italiana
Diet: Vegan
Keyword: molho caseiro, molho de tomates
Porções: 300 ml

Ingredientes

Instruções

  • Pré aqueça o forno em 200°C
  • Corte os tomates ao meio e disponha em uma assadeira baixa com a parte cortada para cima
    2 kg de tomate
    como fazer molho de tomates fácil
  • Tempere com um fio de azeite, sal, pimenta, orégano, louro, corte o topo das cabeças de alho e ajeite junto dos tomates na assadeira, cubra com papel alumínio e leve para o forno por 40 minutos
    1 fio de azeite, 2 colheres (de sobremesa) de sal, 1 pitada de pimenta do reino, 2 cabeças de alho, 2 folhas de louro, 2 colheres (de sobremesa) de orégano
  • Transfira os tomates assados para o processador (caso esteja utilizando a cebola, adicione ela dourada nesta etapa)e dê leves pulsadas caso você queira um molho mais rústico ou triture até não encontrar mais pedacinhos se você prefere um molho mais fino.
    1 unidade de cebola pequena
  • Utilize imediatamente ou congele por até 4 meses.

Vídeo

Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!

Se você encontrou tanto tomate maduro e barato aí em sua cidade e não quer perder a oportunidade de compra-los, conserve também preparando este chutney de tomate delicioso que conserva super bem os tomates maduros em sua geladeira!

Onde utilizar o molho de tomate assado

Aqui no blog temos muitas idéias de utilizar o molho que você acabara de fazer. Ter um molho de tomates simples no congelador te facilita bastante não precisar recorrer aos molhos prontos ou extrato de tomate. Vou deixar aqui algumas idéias saborosas para utilizar essa maravilha que você preparou:

Compartilhe essa receita:

Facebook
Twitter
Pinterest
Classifique o quanto essa receita foi útil:
5/5

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que achou? Avalie a receita!