Pesquisar
Close this search box.

Molho chimichurri caseiro

5/5

Sumário

Si, sabemos que existe em todo mercado o chimichurri seco, esse em especial é o tradicional molho chimichurri feito com ervas frescas perfeito para cobrir carnes grelhadas no churrasco.
como fazer molho chimichurri caseiro para churrasco

O molho chimichurri é uma deliciosa mistura de ervas frescas, pimenta, alho, cebola e vinagre. Originário da Argentina, é tradicionalmente usado para acompanhar churrasco, mas também pode ser utilizado como marinada, molho para saladas ou para dar um toque especial a sanduíches e wraps. Se você é fã desse saboroso molho, uma ótima notícia é que é possível prepará-lo facilmente em casa com ingredientes simples e frescos. Neste post, vou compartilhar com você uma receita de molho chimichurri caseiro que vai surpreender o seu paladar e deixar as suas refeições ainda mais saborosas.

O que é Chimichurri?

Antes de mergulharmos na receita, vamos primeiro entender o que é Chimichurri. O Chimichurri é um molho verde feito de uma mistura de ervas, especiarias, azeite de oliva, vinagre e alho. O molho tem um sabor marcante e um pouco picante, o que o torna um acompanhamento perfeito para carnes grelhadas. O molho é tradicionalmente usado na Argentina e no Uruguai, mas agora ganhou popularidade em todo o mundo.

como fazer molho chimichurri caseiro para churrasco

Molho chimichurri caseiro

Si, sabemos que existe em todo mercado o chimichurri seco, esse em especial é o tradicional molho chimichurri feito com ervas frescas perfeito para cobrir carnes grelhadas no churrasco.
Ariana Pazzini
Preparo: 5 minutes
Cozimento: 0 minutes
Total: 5 minutes
Tipo: Caseiro
Cozinha: argentina
Diet: Vegan
Keyword: chimichurri argentino, chimichurri caseiro, molho chimichurri, molho de ervas, molho para churrasco
Porções: 1 xícara

Ingredientes

  • 1 xícara (de chá) salsa fresca bem compactada para caber bem (cerca de 1 maço de salsa)
  • 1 xícara (de chá) coentro fresco bem compactado (cerca de 1 maço de coentro (pode substituir por salsa se preferir))
  • 1/2 xícara (de chá) cebola picada (para um sabor mais suave utilize a cebola roxa)
  • 3 colheres (de sopa) orégano fresco (opcional)
  • 3 dentes alho (descascados)
  • 2 colheres (de sopa) suco fresco de limão
  • 2 colheres (de sopa) vinagre de vinho tinto
  • ¼ colher (de chá) sal marinho
  • ¼ colher (de chá) pimenta-do-reino moída na hora
  • ¼ colher (de chá) flocos de pimenta vermelha (ou pimenta malagueta sem semente picadinha)
  • ½ xícara (de chá) azeite de boa qualidade

Instruções

  • Adicione todos os ingredientes, exceto o azeite, a um processador de alimentos e pulse algumas vezes até ficar picado. Adicione lentamente o azeite, enquanto pulsa a mistura mais algumas vezes até que o azeite esteja combinado e pare para raspar as laterais do processador de alimentos, se necessário.
  • Sirva imediatamente ou leve à geladeira em um recipiente fechado por até 5 dias.

Notas

Para um molho mais rústico você pode picar as ervas finamente com a faca, misturar os líquidos com a ajuda de um foet e depois misturar e temperar as ervas picadas anteriormente.
Se você utilizar o processador, lembre-se de pulsar somente até que as ervas estejam picadas, se processar em excesso vira um purê.
 
 
Deixe o molho descansar pelo menos por 1 hora para os sabores intensificarem.
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!

Dicas para preparar o molho chimichurri caseiro

  1. Use ingredientes frescos: Certifique-se de usar ervas frescas e pimentas frescas para obter o melhor sabor e aroma no seu molho chimichurri.
  2. Corte os ingredientes finamente: Ao cortar os ingredientes finamente, você garante que o sabor de cada ingrediente esteja bem distribuído no molho.
  3. Deixe o molho descansar: Após misturar os ingredientes, deixe o molho descansar por pelo menos 30 minutos para que os sabores se misturem e se intensifiquem.
  4. Ajuste o tempero: Se você achar que o molho ficou muito picante ou ácido, adicione um pouco mais de azeite de oliva para suavizar o sabor. Por outro lado, se achar que o molho está sem graça, adicione mais ervas ou pimenta para dar um toque extra de sabor.
  5. Experimente diferentes combinações: O molho chimichurri é altamente personalizável, então experimente diferentes combinações de ervas e especiarias para encontrar sua receita favorita.
  6. Use um processador de alimentos para um molho mais fino: Se você quiser um molho mais fino, use um processador de alimentos para picar os ingredientes finamente. Isso também ajuda a misturar os sabores mais uniformemente. Apenas tome cuidado para não processar demais.
  7. Adicione um toque pessoal: Experimente adicionar um ingrediente pessoal à sua receita de molho, como um pouco de mel para dar um toque adocicado ou um pouco de suco de limão para realçar os sabores cítricos.
como fazer molho chimichurri para churrasco

Onde usar o Molho caseiro

O chimichurri pode ser usado de várias maneiras, desde acompanhar carnes até tempero para saladas. Aqui estão algumas idéias sobre onde utilizar:

  • Use-o acompanhando carnes grelhadas. Seja no churrasco ou no grelhado do jantar.
  • A batata doce assada fica incrível com esse molho.
  • Se você é fã de polenta cremosa como eu, saiba que um fio de molho chimichurri sobre ela faz com que ela brilhe ainda mais.
  • Utilize-o para temperar e marinar carnes como bifes, frango e linguiça, mas também pode ser usado para dar sabor peixes e frutos do mar.
  • Use-o como molho para saladas.
  • Use-o como recheio para sanduíches.
  • Use-o como molho para vegetais assados, torradas e pães.

Diga-me nos comentários, como você gosta de usar o molho chimichurri em sua casa?

molho chimichurri fresco

Como armazenar o molho chimichurri caseiro?

O molho chimichurri caseiro pode ser armazenado em um recipiente hermético na geladeira por até uma semana. Certifique-se de misturar o molho antes de servir agitando o pote, pois ele pode separar durante o armazenamento.

Para congelar chimichurri caseiro fresco, coloque-o em uma bandeja de cubos de gelo e leve ao freezer. Quando os cubos estiverem congelados, transfira-os para um saco plástico com zíper e congele por até 3 meses. Descongele os cubos de chimichurri na geladeira na noite anterior que for utilizar.

O Chimichurri é um molho delicioso e versátil que pode ser usado de várias maneiras. Quer você esteja marinando carnes, preparando saladas, ou usando-o como recheio para sanduíches, o molho certamente acrescentará uma explosão de sabor ao seu prato. Seguindo as dicas e receitas fornecidas neste post do blog, você pode fazer o Chimichurri perfeito em casa. Então, acenda sua churrasqueira, posicione a grelha e prepare-se para desfrutar dos deliciosos sabores do Chimichurri caseiro!

Salve no ponterest essa receita de molho chimichurri para fazer depois:

Prepare em casa esse tradicional molho chimichurri caseiro para churrasco

Compartilhe essa receita:

Facebook
Twitter
Pinterest
Classifique o quanto essa receita foi útil:
5/5

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que achou? Avalie a receita!