como fazer massa de pizza

Massa de pizza caseira – receita napolitana

por Ariana Pazzini
3931 views
Aprenda fazer em casa esta massa de pizza com ingredientes simples e muita qualidade.

Preparar massa de pizza em casa é um prazer. Poucos ingredientes, muita paciência que alimenta o desejo afinal de ter na nossa mesa uma pizza de massa caseira no estilo napolitana.

Esta receita reproduzimos tem um bom tempo aqui em casa. Te garanto que o único instrumento necessário e insubstituível é a balança de precisão.

Saiba que não só para esta receita, ter uma balança de precisão te ajudará bastante. Esta aqui foi uma das primeiras balanças que eu comprei, o valor é bom, sobreviveu por mais de 5 anos e temos assim o que precisamos, pesa a partir de 1g.

Caracteristicas de uma massa de pizza napolitana

A pizza típica de Nápoles é considerada por muitos a melhor massa de pizza do mundo. Com a borda alta, por fora crocante e por dentro macia, cheia de alvéolos.

A massa da pizza napolitana tem pouquíssimos ingredientes. Farinha, fermento, água e sal. O sabor maravilhoso desta massa vem do longo período de fermentação que pode durar de 24 – 72 horas.

Para acompanhar esta massa delicada o recheio deve também ser simples. A pizza napolitana é uma receita tradicional mas tem suas variações no recheio. O que tem sempre é molho de tomate feito com tomates triturados e muçarela fresca, algumas variações utilizam a muçarela de cabra e outras folhas de manjericão. Nunca passa muito desta simplicidade.

como fazer massa de pizza

Segredos do forno para a pizza caseira

A dica de ouro para esta massa de pizza ficar perfeita é FORNO MUITO QUENTE para o efeito esperado de casquinha crocante e borda alveolada.

O ideal é um forno a lenha bem aquecido, se é o seu caso agradeça pois você terá ai o melhor da sua massa de pizza caseira. A borda ficará alta, alveolada e com aquele escurinho de queimado da lenha que eu particularmente amo de paixão.

Aqueça bastante o forno antes de levar a pizza para o forno. Quando temos este privilégio aquecemos o forno antes do almoço para assar nossas pizzas a noite. A temperatura faz com que as pizzas aqueçam em minutos.

Se como eu você não tem um forno a lenha disponível sempre, não se incomode, prepare sua massa de pizza caseira e pré aqueça o seu forno na temperatura mais alta por pelo menos 1 hora a fim de fazer o clima perfeito para a massa de pizza crescer rapidamente.

Caso você tenha uma pedra refratária, melhor ainda. Neste caso disponha a massa direto na pedra e não na assadeira como eu fiz.

Outras dicas que podem fazer mais por sua massa de pizza:

  • Farinha 00. Este tipo de farinha importada já foi mais inacessível. Se você tem facilidade em encontrar, aproveite pois é a farinha ideal para longas fermentações. Eu utilizo duas marcas nacionais que recomendo bastante para esta massa. Farinha de trigo anaconda e farinha de trigo venturelli, as duas são nacionais, baratinhas e nos rendem boas massas.
  • Longa fermentação. A nossa receita de massa de pizza já tem uma fermentação mais longa que o comum ( no mínimo 24 horas), mas caso você consiga se segurar, você pode deixar esta fermentação prolongada para 72 horas. Neste caso deixe a fermentação acontecer na geladeira. O sabor amendoado da massa valerá toda a espera.
  • Balança. Novamente reforço, tenha uma balança e pese os ingredientes.

Como fazer uma massa de pizza perfeita ( na planetária e na mão)

Como te disse anteriormente, o único gadget essencial é a balança. A batedeira planetária pode ajudar mas não é essencial, você conseguirá sovar na mão como eu fiz para fazer o vídeo da receita. Colocarei no recipe card observações para que você consiga executar de qualquer uma das formas.

Massa de pizza napolitana

Aprenda fazer em casa esta massa de pizza com ingredientes simples e muita qualidade.
Preparo: 30 minutes
Fermentação: 1 day
Total: 1 day 30 minutes
Tipo: Caseiro, jantar, Prato principal
Cozinha: Italiana
Keyword: massa caseira, massa de pizza, massa napolitana, pizza caseira
Porções: 4 discos de massas
Author: Ariana Pazzini

Equipamentos

  • balança
  • batedeira (opcional)
  • Recipiente grande para misturar os ingredientes

Ingredientes

  • 800- 1000 g de farinha de trigo
  • 600 g de água
  • 30 g de sal
  • 2 g de fermento biológico seco ou 6 g de fermento biológico fresco

Instruções

  • Misture a água, 1 colher de farinha e o sal até diluir,
  • Em um recipiente grande adicione 600 g de farinha de trigo e faça um buraco no centro, adicione o fermento em volta deste vulcão
  • No buraco do centro adicione a água e misture devagar com auxílio de um garfo até obter um líquido grossinho como um mingau
  • Adicione ao centro do seu vulcão o restante da farinha que está em torno
  • Verta esta massa em uma mesa com o restante da farinha da receita por perto e sove até obter uma massa lisa e elástica, adicione aos poucos a farinha.
  • Divida esta massa em 4 partes iguais e embale uma a uma em plástico filme
  • Adicione em um recipiente que tenha tampa e deixe fermentando por 24 horas.
  • Passado este tempo, chegou a hora de abrir e rechear a massa
  • Faça uma cama de farinha em uma superfície lisa, verta uma das massas que está no plástico filme sobre ela e comece abrindo a massa do centro para a borda, lembre-se de não amassar a borda, ela ficará alta enquanto o centro ficará fino
  • Adicione na assadeira, passe uma fina camada de molho de tomate por toda a parte baixa e se gostar da borda bem crocante pincele azeite e salpique um pouquinho de queijo parmesão sobre ela,
  • Recheie e com o forno na temperatura mais alta que puder e aquecido por pelo menos 1 hora asse sua pizza até que a borda comece a dourar.
  • Sirva quentinho.

Na batedeira planetária:

  • No caso da planetária misture a água com o sal, adicione no recipiente da batedeira a farinha e o fermento, faça o vulcãozinho e adicione no centro a água salgada
  • Com o gancho de pão comece a misturar a massa na potencia mais baixa aumentando quando perceber que começa a pesar. Pare de bater assim que perceber que a massa está lisa e elástica.
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini or tag #arianapazzini!

Para acompanhar esta massa preparei o molho de tomates assados. Eu adoro seu sabor e o quanto é fácil de fazer em casa. Se não viu ainda esta receita, clique aqui.

Olha isso também

Deixe um comentário

O que achou? Avalie a receita!




* Ao usar esse formulário, você concorda com o armazenamento e uso dos seus dados por esse website.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos assumir que você está de acordo com isso, mas você pode recusar, se desejar. Aceitar Ler mais