Como fazer coalhada seca – labneh caseiro

5/5

Sumário

Como fazer coalhada seca ou Labneh - um cremoso molho de iogurte do Oriente Médio maravilhoso
labneh ou coalhada seca caseira

Coalhada seca é um aperitivo para todas as horas e combina com muitas delícias do dia a dia. Chamada também de Labneh, é uma receita típica da culinária árabe, mas você não precisa se limitar ao pão sírio: ela vai muito bem com torradinhas e massas, e fica ainda mais especial com um pouco de azeite.

Muita gente acha que é super difícil fazer coalhada seca, mas vou te ensinar como eu faço essa delícia para você sempre ter esse aperitivo delicioso à sua disposição. Vem comigo!

O que é Labneh?

Esse prato com nome árabe é nada mais que a nossa conhecida coalhada seca, feita de queijo de iogurte. Assim como o iogurte grego, ela também é preparada a partir da retirada do soro do iogurte até ele ficar mais denso.

Você pode temperar como quiser, é claro, mas, na prática, é apenas iogurte grego e sal e você pode fazer com o iogurte natural caseiro. Não tem como dar errado, né?

como fazer labneh - coalhada seca em casa

Como servir Labneh?

Por ser um prato bem simples e versátil, esse aperitivo pode ser consumido com várias coisas, desde pão sírio tradicional até variadas massas. Além disso, é legal deixa azeite à disposição na mesa para você colocar no prato à vontade e dar um sabor especial à sua coalhada seca.

como preparar coalhada seca com iogurte grego

O preparo da coalhada seca

Existem duas principais formas para preparar seu Labneh, ambos dão super certo e você pode até escolher seu jeito preferido. A primeira forma (e a mais rápida) consiste em tirar o soro do iogurte grego ou natural, exatamente como eu ensino na receita abaixo.

Porém, vale lembrar que, se você escolher usar iorgurte natural para preparar a coalhada seca, precisará deixar o soro escoar por até 48 horas. Não se esqueça de retirar o soro de tempos em tempos, para não transbordar.

Conservação

Lembre-se de que você pode gauardar essa coalhada seca na geladeira por cerca de duas semanas. Afinal, é tão fácil de fazer que nem compensa fazer em grandes quantidades, né? Além disso, não recomendo congelar o Labneh, porque a textura pode não ser a mesma depois de descongelado.

labneh ou coalhada seca caseira

Coalhada seca caseira

Como fazer coalhada seca ou Labneh – um cremoso molho de iogurte do Oriente Médio maravilhoso
Ariana Pazzini
Preparo: 5 minutes
Cozimento: 0 minutes
tempo dessorando: 1 day
Total: 1 day 5 minutes
Tipo: Caseiro
Cozinha: Arabe
Keyword: coalhada seca, labneh caseiro
Porções: 2 xícaras aproximadamente

Equipamentos

1 gaze ou pano de prato limpo

Ingredientes

  • 1 litro de iogurte grego (natural)
  • ½ colher (de chá) de sal

Instruções

  • Misture o sal no iogurte, direto no recipiente, misture bem.
  • Despeje o iogurte temperado em uma toalha de cozinha (ou gaze de preparar queijo) sobre uma peneira , coloque a peneira sobre uma tigela, com bastante espaço para o soro (será pelo menos 500 ml de soro).
  • Junte os cantos da toalha fechando bem o iogurte dentro, dê um nózinho nas pontas e coloque sobre o nó uma lata de conserva para pressionar o iogurte e dessorar facilmente.
  • Coloque na geladeira ou em um local fresco da sua cozinha por 24 horas.
  • Verifique a consistência se está firme suficiente. Caso contrário deixe por mais algumas horas.
  • Verta o creme de coalhada seca em um recipiente com tampa e preserve na geladeira por até 15 dias.

Nota privada

Salvar Receita
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!

Compartilhe essa receita:

Facebook
Twitter
Pinterest

ainda com fome? aqui tem mais

Classifique o quanto essa receita foi útil:
5/5