Pesquisar
Close this search box.

Homus de ervilha seca (ou ervilha partida)

5/5

Sumário

Esta receita fácil de homus de ervilha é uma derivação de um homus clássico. Com ervilhas secas e grão de bico como base, é barato de fazer, nutritiva e viciante para comer!
homus de ervilha partida

Essa receita de homus de ervilha é mais uma das versões de homus que fazermos aqui em casa.

Se você é leitor antigo aqui do blog sabe que temos homus com:

Mas como homus nunca é demais essa variação com ervilha seca que pode ser preparado 100% com ervilhas ou na versão que mais gostamos dividido com o grão de bico.

homus de ervilha seca

Com o que servir o homus de ervilha?

Adoro fazer um prato de homus com fatias de pão pita, cenoura, pimentão, falafel e qualquer outra coisa que seja boa para mergulhar no homus! 

O homus também pode ser usado em recheios de sanduíches e tortilhas como também em molho ou acompanhamento para saladas.

Para fazer um molho saboroso para saladas é só diluir em algumas colheres de água quente, 1 ou 2 são suficientes para 1 xícara de homus.

Como fazer o homus 100% com a ervilha seca.

Nesse caso você simplesmente trocará o grão de bico da receita pela mesma quantidade de ervilhas.

A diferença se dá pelo grão de bico produzir um homus mais cremoso, mas te encorajo a provar das duas formas, os dois casos rende um dip saboroso.

Preciso deixar as ervilhas de molho antes de cozinhar?

Não necessariamente, as ervilhas partidas cozinham rapidamente. Mas se no passado você teve problemas com digestão de ervilhas ou de lentilhas, deixe de molho na noite anterior, troque a água, lave a ervilha e só então cozinha. Esse processo também ajuda a evitar os antinutrientes das leguminosas que impede que nosso corpo absorva alguns nutrientes.

Então, não é necessário mas é positivo deixar de molho.

Como cozinhar ervilha seca

Para cozinhar a ervilha seca não é necessário panela de pressão. As ervilhas cozinham facilmente.

Se você deixou ela de molho anteriormente a ervilha cozinhará ainda mais rápido.

  1. Se deixou de molho na noite anterior escorra a água e enxague a ervilha bem.
  2. Leve para uma panela com uns 3 dedos de água acima dos grãos e em fogo alto deixe ferver até perceber que uma espuma está se formando.
  3. Escorra novamente, enxague os grãos e a panela, adicione os grãos lavados novamente na panela e cubra com água e sal. Leve para o fogo alto e assim que iniciar fervura abaixe o fogo e tampe a panela deixando uma frestinha para o ar circular e não derramar no fogão.
  4. Depois disso, Acerte um timer para 15 minutos e deixe a ervilha cozinhar
  5. No final do tempo verifique se a ervilha está macia, se sim desligue o fogo.

Costumo cozinhar uma quantidade maior de ervilha e congelar. Para descongelar é só colocar direto na preparação em caso de caldos, sopas e risotos por exemplo. Para outras preparações leve direto do congelador para uma panela de água fervente por 1 minuto. Isso será suficiente para quebrar o gelo.

Quanto tempo dura o homus de ervilha?

Na geladeira, o homus de ervilha dura até uma semana. Para conngelar basta colocar em um recipiente seguro para freezer e congelar. Descongele completamente na geladeira antes de consumir, por isso recomendo levar para a geladeira na noite anterior. Você pode precisar mexer vigorosamente se o homus se separar, mas ele voltará rapidamente.

homus de ervilha partida

Homus de ervilha seca partida

Esta receita fácil de homus de ervilha é uma derivação de um homus clássico. Com ervilhas secas e grão de bico como base, é barato de fazer, nutritiva e viciante para comer!
Ariana Pazzini
Preparo: 15 minutes
Cozimento: 1 minute
Tipo: Acompanhamento, Aperitivo
Cozinha: Arabe
Diet: Vegan, Vegetarian
Keyword: homus de ervilha, homus verde, receita com ervilha partida, receita ervilha seca
Porções: 4 pessoas

Equipamentos

1 Processador de alimentos

Ingredientes

Instruções

  • Descasque os dentes de alho, coloque-os no processador de alimentos e pulse até ficar em pedaços pequenos.
    2 dentes de alho
  • Adicione a ervilha e o grão de bico cozidos, tahine, suco de limão, cominho e processe até ficar homogêneo.
    1 xícara (de chá) de ervilhas cozidas, 1 xícara (de chá) de grão de bico cozido, 3 colheres (de sopa) de tahine, 3 colheres (de sopa) de suco de limão, 1 colher (de chá) de cominho
  • Adicione sal e pimenta a gosto.
    Sal e pimenta do reino a gosto
  • Eu usei cerca de uma colher (de chá) de sal e uma grande pitada de pimenta, mas adicione gradualmente até atingir o nível que você gosta. Você também pode adicionar uma pitada de flocos de pimenta vermelha.
    1 pitada de Pimenta vermelha seca
  • Depois de atingir a consistência que você gosta (mais liso ou com pedacinhos), saboreie com pão pita, legumes cortados ou apenas uma colherada na sua salada!

Notas

Se o homus não estiver se misturando bem ou estiver muito espesso, pode ser necessário adicionar um pouco de água para diluí-lo.
Isso geralmente significa que suas ervilhas ficaram um pouco mal cozidas, mas não é um problema além da consistência mais espessa.
Se você cozinhou demais as ervilhas e o homus está ficando muito líquido, adicione um pouco mais de tahine.
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!

Se você fizer este homus logo depois de cozinhar as ervilhas, você terminará com homus quente, o que é realmente muito bom! Mas se preferir, pode deixar esfriar de 1 a 2 horas na geladeira antes de servir.

Compartilhe essa receita:

Facebook
Twitter
Pinterest
Classifique o quanto essa receita foi útil:
5/5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que achou? Avalie a receita!