Pesquisar
Close this search box.

Homus cor de rosa de grão de bico e beterraba

5/5

Sumário

Este homus de beterraba fácil é uma explosão de sabores. O melhor de tudo, você pode usar beterrabas assadas ou cozidas no vapor para este dip de grão de bico e beterraba rosa!
homus de grao de bico e beterraba - homus cor de rosa

Se você está buscando uma receita diferente e deliciosa para surpreender seus amigos e familiares, o Homus cor de rosa de Beterraba Assada é a pedida certa! Com seu sabor único e cor vibrante, esta receita é perfeita para ser servida como entrada ou petisco em qualquer ocasião.

A mistura da beterraba doce e terrosa junto com o sabor neutro do grão de bico juntamente com a explosão de sabores do tahine e limão é uma ótima combinação para esse cremoso homus cor de rosa.

homus de grao de bico e beterraba - homus cor de rosa

O Homus de Beterraba Assada é uma variação do tradicional homus, que é feito à base de grão-de-bico, tahine, alho, limão e azeite. A beterraba assada acrescenta um toque de doçura e uma cor incrível ao prato, tornando-o ainda mais atraente e delicioso.

Aqui em casa essa receita sai com bastante rapidez, serve 3 pessoas facilmente, mas se você quer guardar para o dia seguinte ou tem mais que 3 comilões eu te recomendo dobrar a receita.

Posso conservar na geladeira ou congelar o homus cor de rosa?

Sim!

homus de grao de bico e beterraba - homus cor de rosa
homus de grao de bico e beterraba – homus cor de rosa

Para conservar na geladeira:

Utilize nos próximos 5 dias para manter o frescor. Recomendo também que você acrescente um fio de azeite e misture assim que for consumir.

Para congelar:

Se você fez uma grande quantidade de Homus de Beterraba Tostada e quer aproveitar ao máximo, saiba que é possível congelá-lo! Siga estas orientações para congelar e descongelar seu homus:

  1. Transfira o homus para um recipiente hermético ou saco plástico adequado para congelamento.
  2. Antes de fechar, adicione um fio de azeite por cima do homus para ajudar a preservar sua textura e sabor.
  3. Congele por até 3 meses.
  4. Para descongelar, retire o homus do congelador e deixe na geladeira por algumas horas ou de um dia para o outro.
  5. Depois de descongelado, misture bem e, se necessário, adicione um pouco de água ou azeite para ajustar a consistência.

Congele por até 3 meses. Se for congelar deixe um espaço entre o bocal e o homus, isso porque o homus congelado expande e pode trincar o vidro. Quando quiser descongelar, leve do freezer para a geladeira na noite anterior, se estiver granulado, basta volta-lo ao liquidificador com uma colher de água ou azeite até ficar homogêneo novamente. 

p.s.Você pode precisar completar alguns dos temperos também, pois o homus com sabor de congelamento pode afetar o sabor. 

Gosta de pastinhas?

Aqui temos o homus tradicinal, o homus verde com abacate, nosso queridinho babaganoush e até nosso guacamole que não é da mesma cozinha mas combina muito bem com essa vibe dip!

Beterraba cozida para o homus cor de rosa

Para esse homus cor de rosa você pode utilizar a beterraba cozida, assada como também a beterraba preparada no vapor.

  • Beterraba assada. Lave bem sua beterraba, enrole em papel alumínio inteira ou cortada ao meio em forno alto 200°C por 30-40 minutos. Recomendo que você prepare algumas a mais para as refeições da semana para aproveitar o calor do forno. (Essa salada riquíssima é perfeita para isso).
  • Beterraba cozida ou no vapor. Corte a beterraba em pedaços menores e cozinhe em água (25 minutos aproximadamente) ou em um cesto de vaporização (30-35 minutos)

O ideal tanto para a beterraba cozida, no vapor do mesmo modo a beterraba assada é que a beterraba esteja macia.

Posso preparar o homus sem tahine?

 Se você não encontra tahine com facilidade na sua cidade, você pode simplesmente deixá-lo de fora. Dá um sabor maravilhoso ao homus, deixa a textura muito mais sedosa e suave, mas não impede de preparar essa receita. Se o seu homus estiver seco sem ele, você pode diluí-lo com um pouco de água. Eu sei que algumas pessoas alérgicas ao gergelim usam manteiga de castanhas ou amendoim como substituto, mas recomendo adicionar aos poucos, para garantir que você goste do sabor final.

homus de grao de bico e beterraba - homus cor de rosa

Homus cor de rosa de beterraba fácil

Este homus de beterraba fácil é uma explosão de sabores. O melhor de tudo, você pode usar beterrabas assadas ou cozidas no vapor para este dip de grão de bico e beterraba rosa!
Ariana Pazzini
Preparo: 15 minutes
Cozimento: 0 minutes
para cozinhar a beterraba e o grão de bico simultaneamente: 30 minutes
Total: 45 minutes
Tipo: Acompanhamento
Cozinha: Mediterrânea
Diet: Vegan, Vegetarian
Keyword: homus, homus de beterraba, humus, pasta de beterraba, pasta de grão de bico, receita com beterraba, receita com grão de bico
Porções: 3 pessoas

Equipamentos

1 panela para o grão de bico
1 assadeira caso asse a beterraba
1 papel alumínio caso asse a beterraba
1 cesto de cozimento a vapor caso cozinhe no vapor a beterraba

Ingredientes

  • 1,5 xícara (de chá) de grão de bico cozido
  • 2-3 dentes de alho
  • 3 colheres (de sopa) de suco de limão (Aproximadamente 1 limão grande)
  • 2 colheres (de sopa) de tahine
  • 2 unidades de beterrabas (médias (cozidas, assadas ou no vapor))
  • 1/2 colher (de chá) de sal
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 1/4 de xícara (de chá) de água gelada (ou 1 ou 2 cubos de gelo)

Instruções

Passo 1: Para cozinhar o grão de bico.

  • Deixe de molho o grão de bico em água por pelo menos 8 horas ou durante a noite. (Eles podem dobrar ou até triplicar de tamanho, então use uma tigela grande e adicione o dobro do volume de água.
  • Escorra e lave os grãos de bico e transfira-os para uma panela grande para cozinhar.
  • Deixe ferver em fogo médio-alto quando começar a espumar, conte 2 minutos, escorra novamente e volte ao fogo com água limpa.
  • Assim que a água entrar em ebulição novamente, reduza o fogo para ferver por 35 minutos ou até ficar macio. Para obter os resultados mais cremosos, o grão de bico deve estar um pouco cozido demais e começando a ficar um pouco mole.

Passo 2: Prepare a beterraba

  • Para Assar a Beterraba:
  • Lave e esfregue bem a parte externa das beterrabas.
  • Você pode assar a beterraba inteira, cortada ao meio ou em fatias/fatias.
  • Faça uma trouxinha com a beterraba em papel alumínio, deixe bem fechado, coloque sua beterraba embrulhada em uma assadeira e leve ao forno a 200ºC até que fique macia. Isso pode levar de 30 a 45 minutos, dependendo de como você cortou as beterrabas.
  • Para Cozinhar no Vapor ou em água a Beterraba:
  • Você pode cozinhar as beterrabas inteiras ou em pedaços menores.
  • Eu uso uma panela com uma vaporeira em cima.
  • Forre o fundo da panela com água.
  • Em seguida, adicione a beterraba na vaporeira, deixe a água ferver, tampe a panela e cozinhe por 15-30 minutos (dependendo de como você cortou as beterrabas), até que fique macio.
  • Na panela com água é só adicionar sua beterraba em uma panela com água, seja cortadfa ao meio, em pedaços ou inteira e cozinhar até que esteja macio.

Passo 3: Enfim o homus cor de rosa

  • Adicione todos os ingredientes ao seu processador de alimentos ou liquidificador e bata até ficar homogêneo. Isso pode levar alguns minutos até perceber o creme lisinho.
  • Uma vez processado, prove e ajuste os temperos conforme necessário (mais sal, limão, etc.)
  • Se o homus estiver muito grosso, você pode adicionar 1 colher de sopa de água gelada ou um cubo de gelo de cada vez até atingir a consistência correta.

Vídeo

Notas

Você pode utilizar beterraba cozida e congelada normalmente, só deixe descongelando na geladeira anteriormente (gosto de deixar a noite anterior)
Para hummus super fofo, adicione um cubo de gelo ou dois enquanto processa.
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!

Como Servir este Homus: Ideias de Apresentação e Combinações

A apresentação do Homus de Beterraba Tostada é fundamental para torná-lo ainda mais atraente e apetitoso. Aqui estão algumas sugestões de como servir seu homus:

  1. Em um prato, espalhe o homus em uma camada uniforme e faça redemoinhos com o dorso de uma colher. Regue com um fio de azeite e polvilhe com salsinha, cebolinha e gergelim.
  2. Sirva com pão pita, torradinhas ou palitos de legumes como cenoura, pepino e salsão.
  3. Para um toque extra de sabor, acrescente um pouco de za’atar ou páprica defumada por cima do homus antes de servir.

Tahine na amazon:

Agora que você aprendeu como fazer este incrível Homus de Beterraba Tostada, é hora de colocar a mão na massa e surpreender seus convidados com este delicioso e colorido prato. Lembre-se das dicas e truques compartilhados neste guia para garantir um resultado impecável e saboroso. Bom apetite!

Compartilhe essa receita:

Facebook
Twitter
Pinterest
Classifique o quanto essa receita foi útil:
5/5

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que achou? Avalie a receita!