Categorias
Acompanhamento Receitas Vegetarianas

Homus caseiro de grão de bico e tahine

Transforme grão de bico em um delicioso e cremoso dip. Essa pastinha de grão de bico caseira é muito versátil. Serve como mergulho para vegetais, molho para massas e saladas e creme saboroso para sanduiches, wraps e hamburguer.

Essa receita de homus caseiro é simples de fazer e muito saborosa. De textura cremosa e suave é um creme ideal para mergulhar vegetais para um tira gosto ou incluir em suas saladas diárias.

Percebi que aqui no blog ainda não havia publicado a receita tradicional de homus que fazemos sempre em casa. Apenas a outra receita de homus com abacate que não perde nada para essa.

Portanto tratei de fotografar a ultima leva deste creme de grão de bico tão versátil.

Você pode utilizar o homus caseiro em:

  • Saladas. Eu adoro o crocante das folhas verdes misturado ao cremoso do homus. Se preferir utilizar como um molho, bata no liquidificador com um pouco mais de água e limão e assim você terá um molho para saladas incrível.
  • Mergulho para palitos de vegetais. Faço palitinhos de cenoura, salsão e pepino por exemplo e mergulho no cremoso homus caseiro para acompanhar uma taça de vinho.
  • Macarrão. Quer um molho rápido, então misture com massa cozida, adicione um pouco da água do cozimento para ter uma versão mais líquida e finalize com cheiro verde e está pronto. Assim tens um jantar em minutos.
  • Wraps, sanduiches e hamburguer. Basta utilizar o homus como uma pasta de recheio para adicionar textura aos outros ingredientes.
  • Purês. Ao fazer purês de abóbora, mandioca, batata ou batata doce adicione colheradas desta receita de homus caseiro substituindo o creme de leite das receitas para uma versão vegetariana por exemplo. Pode também dar um plus de sabor adicionando ao purê tradicional.

O homus caseiro perfeito existe e posso provar

Existe muitas técnicas na internet para deixar seu homus caseiro com a textura perfeita e cremosa.

Coloquei alguns em prática e essa receita é o que mais nos agradou, tanto por sua textura cremosa ao mesmo tempo por ser um método que não exige muito esforço.

Para cozinhar o grão de bico utilizei essa técnica da chef Susan Marta que funciona bem para nós. Fazemos sempre uma quantidade maior de grão de bico e congelamos para posteriormente utilizar em nossas receitas.

Dicas para acertar na receita de homus desde já:

  1. Triture os ingredientes no processador, se você abrir a tampa e perceber que ainda tem grânulos, processe um pouco mais, acredite o grão de bico cozido pode ter diferentes texturas conforme está mais novo ou mais velho. Siga seus instintos. (Pode tranquilamente fazer no liquidificador também)
  2. Não há nada de errado em utilizar grão de bico enlatado ou aqueles embalados á vácuo. A dica para que funcione como o grão de bico cozido na hora é que você afervente o grão por pelo menos 15 minutos, a textura se assemelhará. O segredo é ter o grão de bico macio acima de tudo.
  3. Ajuste o tempero conforme o seu gosto. Eu gosto de eventualmente turbinar no alho, outras vezes de utilizar mais limão para dar um azedinho maior. O resultado do homus perfeito vai muito do seu paladar. Assim siga a receita mas ajuste para que o resultado agrade você e sua família.
  4. Tirar as casquinhas do grão de bico somente se você for uma cozinheira perfeccionista, o processador consegue triturar as casquinhas perfeitamente.
  5. Para um homus mega cremoso adicione à receita um cubo de gelo, assim seu homus caseiro ficará aerado como um sorvete.
  6. Triturar o alho pode ser difícil, se não quer ter a textura granulada do alho no seu homus cremoso, adicione no processador primeiramente o alho e o suco de limão, bata até que se transformou em uma pastinha e só então adicione todos os outros ingredientes.

Ingredientes principais: Tahine e grão de bico.

Grão de bico eu acredito que você já conheça e tenha familiaridade.

Definitivamente esse é um ingrediente que sempre tenho cozido congelado por conta da sua versatilidade.

Tahine é uma pasta feita de sementes de gergelim moídas. Isso torna o sabor do homus incrível. Você pode comprar tahine na loja ou fazer você mesmo.

Suco de limão e alho (ambos frescos) são essenciais para o sabor dessa receita.

Se seu homus caseiro ficou líquido demais…

Antes de tudo não se assuste, depois de 1 hora na geladeira ele poderá ficar mais espesso comparado ao homus fresco acabado de sair do processador. Se mesmo assim a textura continuar muito líquida, verta para o processador novamente e adicione um pouco mais de tahine.

Homus caseiro simples

Transforme grão de bico em um delicioso e cremoso dip. Essa pastinha de grão de bico caseira é muito versátil. Serve como mergulho para vegetais, molho para massas e saladas e creme saboroso para sanduiches, wraps e hamburguer.
Preparo: 1 day
Para processar: 10 minutes
Tipo: Acompanhamento
Cozinha: Mediterrânea
Keyword: homus, hummus, pasta de grão de bico
Porções: 4 pessoas

Equipamentos

  • processador de alimentos

Ingredientes

Instruções

  • Adicione o tahine, a água fria, o azeite, o cominho, o sal, o alho e o suco de limão em um processador de alimentos. Faça um purê até ficar uma pastinha,
  • Adicione o grão de bico. Triture por 3-4 minutos, parando no meio do caminho para raspar as laterais da jarra do processador, até que o homus esteja lisinho.
  • Prove e tempere com mais sal, cominho e suco de limão, se necessário.
  • Sirva imediatamente ou transfira para um recipiente fechado e leve à geladeira por até 3 dias.

Notas

Para referência, 1 xícara de grão de bico seco rende cerca de 2 xícaras de grão de bico cozido.
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!
Quer aprender a economizar tempo e dinheiro na cozinha?Eu preparei um arquivo especial com um menu completo, instruções de preparo, dicas de armazenamento e lista de compras para você ir para a cozinha uma única vez e ter comida a semana toda! Baixe GRÁTIS aqui!