Percebi que aqui no blog ainda não havia publicado a receita tradicional de homus que fazemos sempre em casa. Apenas a outra receita de homus com abacate que não perde nada para essa.
ATUALIZAÇÂO: Nós gostamos muito de homus, por isso depois dessas duas versões apareceram duas receitas bem gostosas e coloridas. Nosso homus cor de rosa e o homus com cabotia.
😉
Portanto tratei de fotografar a ultima leva deste creme de grão de bico tão versátil.
Você pode utilizar o homus caseiro em:
- Saladas. Eu adoro o crocante das folhas verdes misturado ao cremoso do homus. Se preferir utilizar como um molho, bata no liquidificador com um pouco mais de água e limão e assim você terá um molho para saladas incrível.
- Mergulho para palitos de vegetais. Faço palitinhos de cenoura, salsão e pepino por exemplo e mergulho no cremoso homus caseiro para acompanhar uma taça de vinho.
- Macarrão. Quer um molho rápido, então misture com massa cozida, adicione um pouco da água do cozimento para ter uma versão mais líquida e finalize com cheiro verde e está pronto. Assim tens um jantar em minutos.
- Wraps, sanduiches e hamburguer. Basta utilizar o homus como uma pasta de recheio para adicionar textura aos outros ingredientes.
- Purês. Ao fazer purês de abóbora, mandioca, batata ou batata doce adicione colheradas desta receita de homus caseiro substituindo o creme de leite das receitas para uma versão vegetariana por exemplo. Pode também dar um plus de sabor adicionando ao purê tradicional.
O homus caseiro perfeito existe e posso provar
Existe muitas técnicas na internet para deixar seu homus caseiro com a textura perfeita e cremosa.
Coloquei alguns em prática e essa receita é o que mais nos agradou, tanto por sua textura cremosa ao mesmo tempo por ser um método que não exige muito esforço.
Para cozinhar o grão de bico utilizei essa técnica da chef Susan Marta que funciona bem para nós. Fazemos sempre uma quantidade maior de grão de bico e congelamos para posteriormente utilizar em nossas receitas.
Dicas para acertar na receita de homus desde já:
- Triture os ingredientes no processador, se você abrir a tampa e perceber que ainda tem grânulos, processe um pouco mais, acredite o grão de bico cozido pode ter diferentes texturas conforme está mais novo ou mais velho. Siga seus instintos. (Pode tranquilamente fazer no liquidificador também)
- Não há nada de errado em utilizar grão de bico enlatado ou aqueles embalados á vácuo. A dica para que funcione como o grão de bico cozido na hora é que você afervente o grão por pelo menos 15 minutos, a textura se assemelhará. O segredo é ter o grão de bico macio acima de tudo.
- Ajuste o tempero conforme o seu gosto. Eu gosto de eventualmente turbinar no alho, outras vezes de utilizar mais limão para dar um azedinho maior. O resultado do homus perfeito vai muito do seu paladar. Assim siga a receita mas ajuste para que o resultado agrade você e sua família.
- Tirar as casquinhas do grão de bico somente se você for uma cozinheira perfeccionista, o processador consegue triturar as casquinhas perfeitamente.
- Para um homus mega cremoso adicione à receita um cubo de gelo, assim seu homus caseiro ficará aerado como um sorvete.
- Triturar o alho pode ser difícil, se não quer ter a textura granulada do alho no seu homus cremoso, adicione no processador primeiramente o alho e o suco de limão, bata até que se transformou em uma pastinha e só então adicione todos os outros ingredientes.
Ingredientes principais: Tahine e grão de bico.
Grão de bico eu acredito que você já conheça e tenha familiaridade.
Definitivamente esse é um ingrediente que sempre tenho cozido congelado por conta da sua versatilidade.
Tahine é uma pasta feita de sementes de gergelim moídas. Isso torna o sabor do homus incrível. Você pode comprar tahine na loja ou fazer você mesmo.
Suco de limão e alho (ambos frescos) são essenciais para o sabor dessa receita.
Se seu homus caseiro ficou líquido demais…
Antes de tudo não se assuste, depois de 1 hora na geladeira ele poderá ficar mais espesso comparado ao homus fresco acabado de sair do processador. Se mesmo assim a textura continuar muito líquida, verta para o processador novamente e adicione um pouco mais de tahine.
Homus caseiro simples
Equipamentos
Ingredientes
- 1/3 de xícara (de chá) de tahine
- 2 – 4 colheres (de sopa) de água gelada (ou mais se necessário)
- 2 colheres (de sopa) de azeite
- 1/2 colher (de chá) de semente de cominho moído
- 3/4 colher (de chá) de sal
- 2 dentes de alho médios (descascados e levemente amassados)
- 1 und de limão (somente o suco)
- 2 xícaras (de chá) de grão de bico cozido (bem macio)
Instruções
- Adicione o tahine, a água fria, o azeite, o cominho, o sal, o alho e o suco de limão em um processador de alimentos. Faça um purê até ficar uma pastinha,1/3 de xícara (de chá) de tahine, 2 – 4 colheres (de sopa) de água gelada, 2 colheres (de sopa) de azeite, 1/2 colher (de chá) de semente de cominho moído, 3/4 colher (de chá) de sal, 1 und de limão, 2 dentes de alho médios
- Adicione o grão de bico. Triture por 3-4 minutos, parando no meio do caminho para raspar as laterais da jarra do processador, até que o homus esteja lisinho.2 xícaras (de chá) de grão de bico cozido
- Prove e tempere com mais sal, cominho e suco de limão, se necessário.1/2 colher (de chá) de semente de cominho moído, 3/4 colher (de chá) de sal, 1 und de limão
- Sirva imediatamente ou transfira para um recipiente fechado e leve à geladeira por até 3 dias.