Granola de chocolate branco, macadâmia e damasco

5/5

Sumário

Faça em casa esta granola caseira rica em proteínas e super saborosa. Com sementes, chocolate branco, castanhas, óleo de coco frutas secas dando ainda mais sabor a aveia. Ingredientes que deixarão seu café da manhã muito mais nutritivo.
granola com damasco caseira

Eu adoro granola no nosso café da manhã, esta eu fiz em especial para nossa salada de frutas com iogurte natural que publiquei aqui neste post.

Esta receita tem como base a granola com castanha de caju e chocolate amargo que saiu aqui no blog em maio, basicamente as duas receitas são a base de aveia com sementes frutas e chocolate. Mas a partir do momento que eu substituo o chocolate amargo pela doçura do branco, trago a macadâmia toda amanteigada no lugar da castanha de caju, tudo muda completamente.


Caso tenha a intensão de voltar a comprar granola industrializada eu te aviso PARE POR AQUI.
Você nunca mais olhará com os mesmos olhos para a granola industrializada vendida em supermercados. Não se compara o frescor, a untuosidade e a quantidade de frutas e castanhas que você encontrará. Desconfio que nem deveriam ser enquadradas na mesma categoria pois não se parecem nem de longe!

granola com damasco caseira

Granola de Chocolate branco e damascos

Faça em casa esta granola caseira rica em proteínas e super saborosa. Com sementes, chocolate branco, castanhas, óleo de coco frutas secas dando ainda mais sabor a aveia. Ingredientes que deixarão seu café da manhã muito mais nutritivo.
Ariana Pazzini
Preparo: 15 minutes
Cozimento: 20 minutes
Total: 35 minutes
Tipo: Café de manhã, Caseiro
Cozinha: Brasileira Econômica
Keyword: granola caseira, granola com chocolate, granola com chocolate branco, granola com damasco, granola com sementes, granola de forno, granola low carb
Porções: 10 porções

Ingredientes

Instruções

  • Pré aqueça o forno em 180°C e forre uma assadeira grande com papel manteiga ou tapete de silicone
  • Corte grosseiramente a macadâmia e adicione no recipiente que você utilizará para misturar
    como fazer granola caseira com chocolate branco
  • Adicione em seguida as sementes de abóbora, de girassol, de linhaça, a aveia, o sal , o mel, óleo de coco e a manteiga de amendoim até que esteja tudo bem homogêneo e a aveia molhada
    como fazer granola caseira com macadamia
  • Transfira a granola para a assadeira e tente deixar bem uniforme para nenhuma parte passar do ponto e leve ao forno por 20 minutos, retire a assadeira do forno e adicione o coco, volte por mais 5 minutos até o coco ficar levemente tostado
    como fazer granola assada com mel
  • Retire do forno e deixe esfriar completamente na assadeira, assim que esfriar adicione as gotas de chocolate e as frutas secas
    como fazer granola caseira com mel e oleo de coco
  • Transfira para um pote hermético para manter crocante.
    Como fazer granola

Vídeo

Notas

Cuidados especiais com sua granola:

  • Você perceberá nas instruções que eu indico adicionar o coco no final dos 20 minutos de assado. E assim voltar ao forno por pelo menos 3 minutos. Isso é porque o coco quando adicionado na assadeira junto dos ingredientes principais tende a queimar demais, estes 3 minutos finais são suficientes para dourar.
  • Aguardar que a granola esfrie completamente antes de adicionar o mix do chocolate branco, caso contrário você terá uma massaroca de granola e chocolate derretido.
  • Para conservar sua granola por mais tempo crocante mantenha em um pote hermético fechado. Como ela tem um bom rendimento costumo armazenar em 3 potes de 500 ml. Assim os dois anteriores continuam fechados enquanto abro o primeiro diariamente no café da manhã

Nota privada

Salvar Receita
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!

Como utilizar?

como fazer granola em casa

Não deve ser um limitador, sua imaginação é quem manda, mas vou citar aqui algumas formas que utilizamos:

  • Sobre cobertura de bolos saudáveis, ( fica bem tanto sobre uma cobertura cremosa como também a granola sobre a massa do bolo ainda cru, quando for levar para assar. Se seu forno for daqueles que tem aquecimento em cima e embaixo, evite ligar a resistencia de cima logo de início para não queimar o chocolate da sua granola)
  • Como um snack saudável, Eu não preciso de muito para ser feiliz com essa granola de chocolate branco, levo as vezes saquinhos dela em minha bolsa para beliscar quando saio de casa. Como como um snack.
  • No interior de massas de pães doces. Sabe quando vai preparar rolinhos de canela? E prepara aquela manteiga com canela deliciosa? Salpique um pouco dessa granola para ter resultados ainda mais incríveis.
  • Em massas de biscoitos, Olha essa ideia do blog pitadinha: Aquela receita dos cookies de aveia e banana mas parte da aveia foi substituida por granola. Agora imagina se for uma granola caseira como essa?
  • No leite quente como um mingau (vale também para o leite vegetal), meu filho joaquim costima preparar smoothies com leite de amêndoa, granola, tâmaras e frutas congeladas. Coloca tudo no liquidificador até obter um shake spesso e saboroso.
  • Como cobertura para o açaí,
  • No iogurte com frutas frescas picadinhas (maioria das vezes é desta forma que consumimos aqui em casa).
granola com damasco caseira

Substituindo ingredientes da granola

  • Chocolate: Pode ser substituído por chocolate ao leite ou meio amargo. O meu alerta é que você utilize chocolate de qualidade para um melhor resultado. E realmente não se limite ao chocolate em formato de gotas, se você cortar o chocolate em pedacinhos pequenos terá uma excelente granola da mesma forma.
  • Frutas secas, escolha as que melhor te agradar e substitua na mesma quantidade. Já fiz esta granola de chocolate branco com pedacinhos de banana passa e recomendo a experiencia de substituir o damasco na próxima vez.
  • Eu adoro o sabor amanteigado da macadâmia mas ela né essencial, você pode substituir pela castanha que mais lhe agradar.
  • Sementes, aveia e óleo de coco eu recomendo que você não troque.
  • A manteiga de amendoim é opcional, você pode não utilizar e não precisa substituir por nada.

Espero que você experiemente preparar essa granola caseira com sabor doce do chocolate branco. E se fizer nos conte o que achou e como fez a sua versão especial! Se postar alguma foto no instagram, por favor, não esqueça de tagear com a #arianapazzini, eu adoro acompanhar por lá as versões que saem diretamente da cozinha de vocês!

Compartilhe essa receita:

Facebook
Twitter
Pinterest

ainda com fome? aqui tem mais

Classifique o quanto essa receita foi útil:
5/5