Ei, quanta gente por aqui! <3
Vou estrear com um dos assuntos que mais gosto de falar na vida, organização da nossa rotina na cozinha.
Esta é a chave para conservar e prolongar a vida dos alimentos além de evitar o desperdício que acaba acontecendo quando falta a organização.
Eu já fui do tipo que voltava do hortifruti com o porta mala sobrecarregado e perdia metade do que comprava até o final de semana por pura falta de conhecimento.
Então separei aqui algumas dicas de alimentos e o que aprendi nestes anos, estarei aqui toda sexta e a gente conversa sobre isso, combinado?
CENOURA:
Na Geladeira: Se você comprou cenouras bonitas com a rama, antes de levar para a geladeira separe a rama da raiz.
Você pode enrolar as raízes de cenoura em um papel toalha úmido (ou guardanapo de cozinha limpo e úmido) e devolver para o saco, assim conservará a umidade fazendo que suas cenouras durem mais tempo sem murcharem.
Eu adoro conservar as minhas cenouras já descascadas e cortadas em palito dentro de um pote com água que me garante cenouras frescas e crocantes e um snack fácil para matar a fome enquanto eu trabalho.
As folhas da cenoura podem ser armazenadas e utilizadas em sopas, omeletes, para temperar, em saladas etc e é necessário armazenar separado das raízes para não murchar.
Congela?
SIM! Super bem!
- Descasque e corte no formato desejado,
- Leve para o fogo uma panela com água e espere ferver,
- Adicione a cenoura e deixe por 3 minutos,
- Escorra rapidamente e coloque em um recipiente com água gelada para frerar o cozimento
- Depois disso é só escorrer bem, transferir para saquinhos próprios para congelamento e armazenar no freezer para até 6 meses
Infelizmente aquela textura crocante da cenoura vai se embora quando congelado.
Utilize a cenoura congelada em purês, recheios, assados, salteie na frigideira com manteiga, adicione em sopas e outras preparações quentes.
Para descongelar você pode adicionar direto na panela quente que for utilizar ou como no caso de recheios, deixe descongelando na geladeira na noite anterior.
Outra forma de prolongar a vida das cenouras é transformando-as em picles caseiros. Uma delicia para rechear sanduíches, beliscar ou dar um toque agridoce ao prato do jantar! Lá no blog naminhapanela tem uma receita agridoce deliciosa de picles de cenoura. Vou deixar o link aqui nos comentários 😉
Sexta que vem volto aqui com mais um ingrediente e dicas de conservação, desta vez falaremos sobre o chuchu.
O que você acha? Congela ou não congela? Dentro ou fora da geladeira?