Pesquisar
Close this search box.

Como preparar creme de queijo caseiro

5/5

Sumário

Minha receita de queijo cremoso caseiro não poderia ser mais fácil de fazer, tudo que você precisa é de um bom leite para começar fabricar em casa seu próprio creme de queijo
como fazer queijo cremoso em casa

O creme de queijo é um acompanhamento delicioso para quase qualquer receita, né? Um jantar romântico fica ainda mais refinado com ele, e aquelas torradinhas de lanche da tarde ficam irresistíveis com esse creme. Se for caseiro, é melhor ainda.

Se você quer uma receita fácil, rápida e deliciosa para sempre ter creme de queijo cremoso e fresquinho em casa, veio ao lugar certo. Vou te ensinar meus segredinhos culinários para tornar esse aperitivo algo inesquecível!

Vale lembrar que creme de queijo caseiro não é a mesma coisa que cream cheese, porque esse queijo é industrial e, mesmo quando feito em casa, tem uma cultura específica que faz o leite fermentar.

Para fins de comparação, essa receita se aproxima a técnica que utilizamos ao preparar queijo cottage, por exemplo.

como fazer queijo cremoso em casa

Coalhando o queijo: vinagre ou limão?

Você já deve ter visto as duas versões para coalhar queijos, mas, afinal, qual é a melhor? Vou admitir que eu já utilizei os dois ingredientes e tenho meu preferido: o vinagre tende a ser mais estável e coalha o leite melhor.

Acredito que exista uma leve diferença no ácido do limão e, por isso, o queijo pode coalhar com menos qualidade quando usamos suco de limão. Entretanto, for a única coisa que você tem em casa, pode usar sem medo.

Existe leite ideal para fazer meu creme de queijo?

Não é que existe “leite certo”; existem apenas leites diferentes que darão resultados diferentes, e alguns serão melhores que outros. Por exemplo, o leite fresco de fazenda é o que faz o melhor creme. Porém, como nem todo mundo pode comprá-lo, não tem nenhum problema usar aquele leite de vaca que fica na parte refrigerada do mercado, somente pasteurizado, o UHT (de caixinha)não renderá um bom queijo.

Se você for usar leite comum, de mercado, lembre-se de escolher o integral, que tem mais gordura. Outra boa opção é usar o creme de leite fresco para deixar seu creme com mais gordura.

Algumas pessoas testaram essa receita com leite sem lactose e tiveram bons resultados, apesar do rendimento ser menor. Eu mesma nunca tentei fazer desse jeito, mas você pode me contar o que achou, se já tiver feito.

Meu creme ficou granulado, e agora?

como fazer cream cheese caseiro

Não se preocupe, isso é fácil de corrigir. Você provavelmente só precisa bater um pouco mais para deixá-lo mais cremoso.

Se quiser garantir a textura perfeita, adicione 1 colher de manteiga derretida ao bater o queijo cremoso. Comigo, sempre funciona!

Conservação do creme de queijo caseiro

Para garantir a melhor conversação do seu queijo cremoso, guarde-o (depois de frio) em um pote limpo hermético na geladeira por até 7 dias. Como sua base é leite, é preciso tomar um cuidado especial para não deixar azedar.

Se preferir, você pode congelar por até 60 dias. Descongele na noite anterior que irá utilizar deixando na geladeira. Ele vai ficar um pouco granulado, mas basta batê-lo no processador por alguns segundos até o creme voltar a ficar lisinho.

E aí, gostou dessa receita de creme de queijo caseiro? A melhor parte é que você pode utilizar substitutos mais barato em suas receitas e, assim, tornar esse aperitivo muito mais acessível.

Lembraqndo, o creme de queijo não é o cream cheese mas substitui perfeitamente em todas as preparações.

como fazer queijo cremoso em casa

Creme de queijo

Minha receita de queijo cremoso caseiro não poderia ser mais fácil de fazer, tudo que você precisa é de um bom leite para começar fabricar em casa seu próprio creme de queijo
Ariana Pazzini
Preparo: 5 minutes
Cozimento: 15 minutes
0 minutes
Total: 20 minutes
Tipo: Caseiro
Cozinha: Americana
Keyword: como fazer queijo cremoso, cottage cremoso, cream cheese caseiro, creme de queijo, requeijao caseiro
Porções: 1 xícara (aproximadamenmte)

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral pasteurizado (aquele da geladeira sabe?)
  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 4 colheres (de sopa) de vinagre branco (ou limão)
  • 1/2 colher (de chá) de sal

Instruções

  • Em uma panela de fundo grosso, aqueça o leite e o creme em fogo médio. Só até começar a ferver.
  • Reduza o calor para baixo. Adicione o vinagre, espalhando pelo leite, 1 colher de cada vez a cada um minuto.
  • Continue mexendo constantemente.
  • Continue no fogo até a mistura começar a coalhar.
  • Desligue o fogo e continue mexendo mais alguns minutos, até perceber que o leite se coalhou completamente ( um liquido amarelo se desprende do leite coalhado)
  • Coloque uma peneira com gaze sobre uma tigela grande. Despeje a mistura de queijo na peneira. Deixe escoar e esfriar por cerca de 15 minutos.
  • Transfira o leite coalhado para o processador de alimentos e processe até obter um creme liso e cremoso. (Aqui levou 4 minutos)
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!

Compartilhe essa receita:

Facebook
Twitter
Pinterest
Classifique o quanto essa receita foi útil:
5/5

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que achou? Avalie a receita!