Pesquisar
Close this search box.

Conserva de berinjela no azeite

5/5

Sumário

Berinjela Curada em Azeite e temperos, essa técnica simples de berinjela em conserva italiana tem como base o azeite que preserva a berinjela desidratada.
como fazer conserva italiana de berinjela

Berinjela é um vegetal super versátil e que vai bem em várias receitas. Se você tem uma aí na geladeira e não sabe o que fazer com ela, uma boa alternativa é preparar uma delicisoa conserva de berinjela para acompanhar massas, saladas e o que mais você quiser.

Muita gente acha que isso é complexo, mas na verdade é bem simples e até rapidinho de fazer. Vem comigo que vou te ensinar todo o passo a passo para fazer um sott’olio de berinjela (que chique!) de dar água na boca.

O que é a técnica sott’olio?

Sott’olio” significa literalmente “em óleo” e serve para conservar diversos vegetais, como a berinjela. É uma técnica simples que consiste em cortar o vegetal em rodelas, deixá-lo salgando e dessorando por um dia inteiro, fervê-lo em vinagre por alguns minutos e então colocar em uma conserva com azeite.

A parte de salgar a berinjela é muito importante, pois o sal ajuda a remover o amargor e desidrata o vegetal, fazendo com que dure mais tempo. Após esse processo, além de amaciar, a berinjela absorverá melhor o tempero e o azeite. E, é claro, o próprio sal tempera a berinjela (mas colocamos outros temperinhos na conserva mesmo assim).

Algumas receitas italianas mais modernas pulam essa parte, então dá super certo se você não desidratar o vegetal – apenas terá um resultado final um pouco diferente.

Os ingredientes da conserva de berinjela

São dois ingredientes principais que você deve prestar bastante atenção: o azeite e a berinjela.

Invista em bom azeite, pois ele não será desperdiçado e pode ser usado para temperar massas, saladas ou o que mais você preferir. Esse azeite temperado é muito saboroso e, quanto melhor for sua qualidade, melhor será sua conserva.

Na hora de escolher a berinjela, lembre-se de que berinjelas menores são menos amargas. O corte que escolhi foi o de rodelas finas, e acho que combina muito com pizzas. No entanto, você pode cortar em tiras finas ou em quadradinhos, assim como nos antepastos de berinjela. Desde que os pedaços estejam pequenos, pode fazer como achar melhor.

Outra coisa: se preferir, você também pode descascar a berinjela antes de salgá-la. Isso fará com que elas fiquem mais macias e absorvam ainda melhor o tempero e o sabor da sua mistura.

Quanto tempo dura a conserva de berinjela?

Como o próprio nome já indica, essa técnica (e o próprio azeite) ajuda a conversar a berinjela por bastante tempo. Você pode mantê-la por até 30 dias na geladeira, sem retirar do azeite.

Se usar um pote esterilizado e pausterizar sua conserva, poderá aumentar a vida util em até 4 meses. Eu conto nas notas da receita como fazer isso.

como fazer conserva italiana de berinjela

Conserva de berinjela no azeite

Berinjela Curada em Azeite e temperos, essa técnica simples de berinjela em conserva italiana tem como base o azeite que preserva a berinjela desidratada.
Ariana Pazzini
Preparo: 15 minutes
Cozimento: 2 minutes
tempo de desidratação: 8 hours
Total: 8 hours 17 minutes
Tipo: Aperitivo, Caseiro
Cozinha: Italiana
Diet: Vegan, Vegetarian
Keyword: berinjela no azeite, berinjela no oleo, conserva de berinjela
Porções: 2 potes grandes

Ingredientes

  • 1 kg de berinjelas fatiadas finamente
  • Sal (qb)
  • 500 ml de vinagre
  • 500 ml de água
  • 2-3 dentes de alho em fatias finas
  • 2-3 raminhos de manjericão

Instruções

  • Em uma peneira monte uma camada de berinjela, salgue todas as fatias e em sobre ela monte mais uma camada de berinjela e salgue novamente toda a superfície, faça isso até acabar todas as fatias de berinjela
    como faze4r conserva de berinjela italiana
  • Coloque a peneira dentro de uma tigela larga e cubra com um prato pequeno. adicione um prato pesado ou outro objeto para pressionar as berinjelas e deixe descansar durante a noite.
    desidratando a berinjela
  • No dia seguinte, descarte o liquido que escorreu da berinjela, e lave a berinjela para retirar o excesso de sal.
    berinjela desidratada para conserva
  • Pegue as fatias de berinjela e esprema para tirar o máximo possível do líquido restante.
  • Leve o vinagre e a água para ferver em uma panela. Adicione a berinjela aos poucos e ferva cada lote por 2 minutos. Coloque em uma peneira escorra e deixe esfriar completamente.
  • Quando as fatias de berinjela estiverem frias o suficiente para serem manuseadas, esprema-as novamente para retirar o excesso de líquido.
  • Agora, coloque as fatias de berinjela em um pote de conserva ou outro recipiente hermético, intercalando com pedaços de alho, e folhas de manjericão.
    conserva caseira de berinjela com azeite
  • Pressione bem com ajuda de uma colher ou de um socador de cozinha para que a berinjela fique compactada e adicione quanto azeite necessário para cobrir completamente as fatias de berinjela.
    conserva de berinjela
  • Feche bem o vidro e deixe descansando em local fresco e seco por pelo menos 4 dias, de preferência uma semana, antes de consumir.
    conserva de berinjela no azeite

Notas

Aumentando a proteção da sua conserva.
Lave os potes e as tampas de conserva depois coloque em uma panela funda para ferver por 15 minutos, retire da água e coloque sobre um pano de prato limpo para secar.
Banho maria:
Com os frascos esterilizados e secos, envase a conserva de berinjela e feche bem, retire todo o ar do pote antes de fechar com auxilio de uma faca ou palito de churrasco.
Leve uma panela alta com água ao fogo, quando estiver morno coloque os potes de conserva já fechados, eles precisam estar submersos pelo menos 2/3 do pote.
Aumente o fogo e quando a água começar ferver conte 10 minutos.
Tomando muito cuidado ou com auxílio de uma grande pinça, retire os potes da água quente e deixe esfriar sobre um pano de prato de ponta cabeça (com a tampa para baixo) por pelo menos 12 horas.
Você vai verificar que a tampa criou um vácuo.
Conserve o pote lacrado por até 4 meses no armário, quando abrir conserve na geladeira.
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!

Compartilhe essa receita:

Facebook
Twitter
Pinterest
Classifique o quanto essa receita foi útil:
5/5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que achou? Avalie a receita!