Pode parecer natural para alguns fazer feijão carioca em casa.
Cada casa tem seus segredos para o feijão perfeito, enquanto alguns gostam do feijão comn caldo mais grossinho outros preferem um feijão mais caldadloso.
Reuni neste post algumas dicas que fará com que você não erre ao preparar seu feijão carioca.
Preciso deixar o feijão de molho?
Sim, o ideal é que sempre que for preparar não só o feijão carioca como também qualquer outra leguminosa faça o pré preparo deixando de molho.
Deixar o feijão de molho além de hidratar fazendo com que o feijão tenha um menor tempo de cozimento elimina os anti nutrientes. Anti nutrientes que além de nos causar gases roubam o nutriente de outros alimentos.
Como eliminar os antinutrientes do feijão carioca?
Simples! Lave os grãos de feijão e escorra, depois verta os grãos em um recipiente e cubra com o dobro de água. Por exemplo para cada 500 g de feijão adicione 1 litro de água.
Deixe de molho por pelo menos 12 horas, lembrando de trocar a água na metade do tempo.
Chegou a hora de cozinhar o feijão, escorra toda a água e lave novamente os grãos que devem estar inchados pois absorveu a água do molho.
Proporção grão de feijão x água
Bom, se você deixou o feijão de molho pelo tempo recomendado acima perceberá que ele está bem hidratado.
Neste caso você deve utilizar o dobro de água para a quantidade de feijão que estiver utilizando.
Por exemplo para cada 500 ml de feijão carioca você precisará de 1 litro de água.
Caso não saiba o peso certo do feijão que estiver utilizando vou te ensinar um trucão da minha mãe que funciona super bem. Adicione os grãos na panela e cubra com água 3 dedos acima da superfície dos grãos. Utilizei esta medida minha vida todinha.
Posso congelar feijão carioca?
Deve! O tempo de cozimento de 500 g ou 100 g é o mesmo, por isso eu te aconselho a congelar para toda a semana.
Uma panela de 4,5kg como a minha cozinha por vez até 500 g de feijão carioca, dificilmente eu cozinho menos que esta quantidade pois:
- Economia de tempo. Como disse, o tempo de cozimento e de hidratação para 100, 500 g ou 1 kg é o mesmo. Ter feijão congelado me ajuda também com a economia de tempo nos dias corridos da semana.
- Economia de dinheiro. Nada de delivery quando se tem pratos salva vidas no congelador, não é mesmo? Sem contar na economia de gás do fogão.
Eu prefiro congelar meu feijão sem temperar, descongelar e temperar no dia deixa ele mais saboroso. Mas isso não é um impeditivo, se facilita para você congelar ele congelado, siga em frente e faça o seu melhor, funciona das duas formas.
Porcionando e congelando
2 conchas é suficiente para almoço e jantar por pessoa, faça as contas ai na sua família e porcione a quantidade perfeita para não sobrar. Aqui em casa por exemplo 6 conchas pequenas é suficiente para que 3 pessoas almocem e jantem tranquilamente.
Outra coisa importante a se dizer a respeito do congelamento é caso utilize recipientes de vidro para congelar deixe um espaço vazio (1/4 do volume) no pote. O feijão expandirá ao ser congelado e caso não tenha espaço para isso o vidro quebra. Mais uma dica, utilize vidros com a boca larga, recipientes que a boca afunila também podem trincar por conta da expansão.
Para descongelar é bem simples:
Você pode tirar do congelador na noite anterior e deixar descongelando para o outro dia na geladeira.
Ou tirar do congelador e adicionar direto na panela com um refogado, assim ele descongelará no calor da panela.
Como conservar feijão cozido na geladeira
Se o seu feijão carioca não estiver temperado ele resiste bem por 5 dias.
Caso tenha temperado com alho ele ainda assim resiste por 3 dias de geladeira.
Agora se você utilizou cebola no seu refogado o ideal é o consumo imediato pois a cebola tende a estragar o feijão na geladeira.
Caso você como eu prepare todas as refeições da semana a dica é, tempere sem cebola e mantenha na geladeira somente o que for utilizar nos 3 primeiros dias, para os outros dois deixe congelado.
Aqueça somente o que for utilizar para não elevar a temperatura de todo o feijão que está na geladeira, isso diminuirá o tempo dele.
Veja também:
Como fazer feijão carioca na panela de pressão
Equipamentos
Ingredientes
- 3 folhas de louro
- 500 g de feijão carioca ((de molho por pelo menos 12 horas))
- 1 litro de água
- sal
- 3 dentes de alho (em cubinhos)
- 1 colher (de sopa) de mix de colorau, cebolinha desidratada, cominho (opcional)
- 1 fio de azeite
- 1 maço de coentro (pequeno (opcional)
- 1 und de linguiça paio (em cubos (opcional))
Instruções
- Lave bem os grãos e coloque de molho 12 horas antes do cozimento com o dobro de água. Lembre-se de na metade do tempo trocar a água
- Descarte a água do molho e lave bem os grãos
- Adicione na panela de pressão as folhas de louro, os grãos de feijão e a água, feche a panela e leve ao fogo alto até que comece a chiar.
- Começou a chiar abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos
- Desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha, estes minutos que a pressão sai é importante para terminar o cozimento. Enquanto isso corte a linguiça em cubos e os dentes de alho
- Em uma frigideira adicione o fio de azeite, leve ao fogo e quando estiver quente adicione o alho, doure só até perfumar,
- Em seguida adicione 2 conchas de feijão, somente os grãos, sem o caldo, amasse os grãos e tempere com o sal e os temperos que desejar,
- Volte o purê de feijão para a panela de feijão, misture bem até que dissolva no caldo e deixe no fogo apurando para engrossar o caldo enquanto faz o próximo passo
- Doure os cubinhos de linguiça e corte o coentro finamente, após 5 minutos do feijão no fogo já pode adicionar os dois ingredientes ao feijão.