Como fazer tempero caseiro para legumes e molhos

5/5

Sumário

Tempero caseiro para substituir os temperos industrializados da nossa cozinha. Esse especialmente é perfeito para temperar legumes assados, cozidos ou refogados
tempero caseiro para legumes, molhos e massas

Tá fazendo um friozinho gostoso nos últimos dias, e com isso muita gente perde a vontade de comer legumes, vegetais e todas essas coisas tidas como “cara de verão”, típicas de salada.

Mas e se eu te contar que o segredo para recolocar esses alimentos na sua dieta é fazer um tempero caseiro para legumes? Afinal, dar um sabor novo e irresistível às suas receitas pode te ajudar a comer de tudo!

Qual é a melhor forma de temperar legumes?

Se estiver temperando legumes crus ou pré-cozidos, a melhor opção é bezuntar igualmente com azeite (virgem, se você for levá-los ao fogo, ou extra virgem, se for comê-lo assim) e só depois colocar o tempero. Assim, você garante que vai aderir melhor ao alimento.

Entretanto, se já estiver cozinhando, não tem nenhum problema em colocar seu tempero caseiro para legumes direto na panela.

Como temperar molhos?

Se você só joga várias coisas no molho e esperar dar certo, um spoiler: está fazendo errado! Existem diferentes formas de temperar diferentes tipos de molho, independentemente de você usar tempero caseiro ou pronto.

Por exemplo, para molhos que vão ao fogo (como o molho de tomate caseiro), o tempero deve ir logo no início do cozimento, garantindo que as ervas soltem seu aroma.

Porém, para dar sabor a molhos frios (como a maionese caseira), basta adicionar o tempero e misturar até incorporar. Isso vale inclusive para molhos de salada com base de azeite, em que basta chacoalhar o recipiente antes de usar.

Como conversar meu tempero caseiro para legumes e molhos?

É super simples: conserve em pote hermético bem fechado e protegido de luz. Pode deixar na geladeira, mas não é necessário. Com esse cuidado simples, o tempero pronto pode durar até 120 dias.

Trocando ingredientes do tempero caseiro para legumes

Não gostou de algum ingrediente desse tempero caseiro para legumes? Não tem problema, você pode trocar sem estragar o resultado final!

Todos os itens podem ser retirados ou substituídos, mas, em caso de trocar por outro, tente escolher ingredientes parecidos para não deixar o tempero com um sabor estranho, ok?

Você pode trocar orégano por salsa desidratada, manjerona por tomilho e por aí vai. Siga seu coração e seu paladar!

Quer mais dicas e receitas para preparar os melhores molhos? Não seja por isso, aqui tem uma seleção especial para você:

tempero caseiro para legumes, molhos e massas

Tempero caseiro completo para legumes

Tempero caseiro para substituir os temperos industrializados da nossa cozinha. Esse especialmente é perfeito para temperar legumes assados, cozidos ou refogados
Ariana Pazzini
Preparo: 15 minutes
Cozimento: 0 minutes
Total: 15 minutes
Tipo: temperos caseiros
Cozinha: brasileira
Diet: Vegan
Keyword: tempero caseiro, tempero completo, tempero em pó, tempero para legumes, tempero para molhos, tempero saudável
Porções: 1 xícara (de chá)
Author: Ariana Pazzini

Equipamentos

Ingredientes

Instruções

  • Adicione os ingredientes no copo do liquidificador na ordem descrita acima. O sal vai dar peso nos ingredientes mais leves
  • Pulse até transformar o tempero em pó
  • Guarde em um pote hermético com tampa

Notas

Se você preferir pode omitir o sal e deixar para salgar seus legumes conforme o seu gosto.
 
Você também não precisa transformar os ingredientes em pó. Caso preferir somente misture os ingredientes e utilize granulado.
 
Não encontra com facilidade temperos desidratados? Prepare com os ingredientes frescos e conserve na geladeira por até 15 dias, utilize a proporção:
1 colher (de sopa) de tempero desidratado equivale a 10 colheres (de sopa) de tempero fresco
Só reforçando. Esse tempero fresco precisa ser adicionado na geladeira.

Nota privada

Salvar Receita
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!
Tempero caseiro para carnes vermelhas
Tempero completo para carnes vermelhas. Seja para marinar, temperar a carne assada ou a de panela. Esse tempero caseiro completo é a solução para carnes vermelhas
Receita aqui
mix de tempero caseiro para carne vermelha
Tempero completo para frango
Tempero caseiro e natural para aves. Se você quer substituir os temperos industrializados por temperos caseiros e mais saudáveis essa receita pode te ajudar.
Receita aqui
tempero caseiro para frango

Compartilhe essa receita:

Facebook
Twitter
Pinterest

ainda com fome? aqui tem mais

Classifique o quanto essa receita foi útil:
5/5