Pesquisar
Close this search box.

Como fazer tempero caseiro para frango

5/5

Sumário

Tempero caseiro e natural para aves. Se você quer substituir os temperos industrializados por temperos caseiros e mais saudáveis essa receita pode te ajudar.
tempero caseiro para frango

Um franguinho não pode faltar no prato dos brasileiros! Muita gente pode até achar carne de frango sem graça, mas o segredo está todo no tempero. Se for caseiro, fica melhor ainda.

Infelizmente, temperar frango não é muito fácil. É preciso muito cuidado e atenção para para não tirar o sabor original da carne e colocar tempero demais. A boa notícia é que com essa receita de tempero natural e caseiro, não tem erro!

Se você quer trazer sabores novos para suas receitas, vou te ensinar um tempero fácil e delicioso para preparar em cinco minutinhos. Afinal, a gente sabe que não tem nada mais gostoso que tempero feito em casa, né?

Como temperar frango?

Essa é uma receitinha para todas as horas, servindo inclusive para saborizar marinadas. Combina com frango cozido, frito, salteado, assado e por aí vai. Bem democrático!

Só não se esqueça que, antes de temperar o frango, você precisa prepará-lo. Descongele com antecedência, de preferência na geladeira para não perder a suculência. Prefira temperar a carne de frango quando estiver em temperatura ambiente.

No caso de filés e cortes sem pele, lubrifique o frango antes com azeite para que tenha aderência do tempero na carne do frango.

Outra dica: cortes inteiros devem ser temperados sem tirar a pele, para reter mais sabor e suculência. Frango em fatias finas e cubos são a exceção, ok?

Quanto tempero usar?

Cada colher de sopa de tempero é suficiente para dar um sabor especial a 1 kg de frango. Se achar necessário, depois é só corrigir o sal!

Ah, já aviso que mais adiante eu dou algumas dicas de como adaptar a receita para ficar mais a sua cara. Ou seja, você não precisa de prender a essa quantidade de tempero, tá? Experimente e veja se ficou como você gosta!

Preciso deixar o frango descansando com o tempero?

Sim, por pelo menos uma hora, para a carne de frango pegar bem o sabor do tempero. Se você quiser um resultado ainda mais gostoso, pode deixar o frango temperado na geladeira durante a noite.

Quando temperar o frango?

Você pode colocar o tempero natural na panela enquanto cozinha o frango, ou até depois, mas temperá-lo pelo menos uma hora antes do preparo é a melhor forma de garantir mais sabor.

É claro que nenhuma regra na cozinha é totalmente rígida: se você estiver usando frango desfiado, pode temperar enquanto refoga e terá um resultado muito gostoso! Por serem pedaços pequenos, a carne pega sabor sem dificuldade.

Como armazenar o tempero? Quanto tempo dura?

Esse tempero caseiro para frango pode durar até 6 meses se guardado em vidro hermético. Entretanto, como ele é bem simples de fazer, você pode preparar em porções menores conforme for cozinhar, para tê-lo sempre fresquinho!

A receita é reduzida já, então dependendo da quantidade de carnes brancas que você consome, normalmente em 1 mês você fará outra leva de temperos caseiros.

Variações e substituições de ingredientes do tempero caseiro para frango

como fazer tempero caseiro para frango

Você pode deixar seu tempero caseiro para frango com a sua cara, é só fazer algumas mudanças na receita. Por exemplo, se você não gosta de coentro, pode trocá-lo por salsinha.

Em vez de usar páprica e coloral, que tal um pouco de cúrcuma? Se você não tiver cominho em casa, pode colocar tomilho no lugar. E, caso não goste de cebola, por exemplo, você sempre pode deixá-la de fora da receita.

Em resumo, não existe regra certa: use sua imaginação para inovar no tempero natural e criar novos sabores! Essa receita é só uma sugestão que experimentei e adorei.

Gosta de comida apimentada? Adicione 1 colher (de sobremesa) de pimenta cayena e torne isso picante.

E você, tem algum tempero caseiro que nunca sai da sua cozinha? Vou adorar conhecer sua receita! Conta aqui nos comentários. E se fizer, por favor, volte aqui para nos contar o que achou e as modificações que fez para deixar esse tempero sua cara.

Se quiser provar esse frango temperado, você pode gostar dessas receitas:

Frango com crosta de castanha, purê de batata doce e legumes assados
Tempere o frango com castanha de caju com nosso tempero natural
Frango com crosta de castanha de caju – Receita aqui
filé de peito de frango com crosta de castanha de caju na marmita
Cubos de peito de frango com páprica defumada
Substitua o tempero dessa receita simples de cubinhos de frango por esse tempero caseiro de frango em pó.
Cubinhos de frango – Receita aqui
cubos de peito de frango com paprica defumada - receita perfeita para as marmitas da semana
Arroz colorido com purê e filé de frango – Marmita da semana
Tempere o frango grelhado com nosso tempero natural e prepare as marmitas da semana.
Frango grelhado para a semana – Receita aqui
marmita para a semana, arroz colorido, pure de batata, filé de frango e tomate assado
tempero caseiro para frango

Tempero completo para frango

Tempero caseiro e natural para aves. Se você quer substituir os temperos industrializados por temperos caseiros e mais saudáveis essa receita pode te ajudar.
Ariana Pazzini
Preparo: 5 minutes
Cozimento: 0 minutes
Total: 5 minutes
Tipo: temperos caseiros
Cozinha: brasileira
Keyword: sazon caseiro, tempero caseiro, tempero para aves, tempero para frango
Porções: 1 xícara (de chá)
Author: Ariana Pazzini

Equipamentos

1 Liquidificador ou processador de alimentos

Ingredientes

Instruções

  • Leve para o copo do liquidificador todos ingredientes nessa mesma ordem. O sal precisa estar na parte de cima para dar peso aos demais ingredientes
  • Pulse o liquidificador até que todos os temperos virem pó
  • Acondicione em um pote hermético por até 120 dias

Notas

Se você preferir pode omitir o sal e deixar para salgar suas carnes brancas conforme o seu gosto.
Você também não precisa transformar os ingredientes em pó. Caso preferir somente misture os ingredientes do tempero de aves.
Não encontra com facilidade temperos desidratados? Prepare com os ingredientes frescos e conserve na geladeira por até 15 dias. Nesse caso com excessão do sal e do cominho pode multiplicar por 10 os ingredientes frescos. 
Por exemplo: No lugar de 1 colher (de sopa) de coentro seco, adicione 10 colheres (de sopa) de folhas de coentro picadinha.
No caso da cebola desidratada, substitua 1 colher (de sopa) por 10 colheres (de sopa) de cebola fresca em cubinhos.
Só reforçando. Esse tempero fresco precisa ser adicionado na geladeira.
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!

Compartilhe essa receita:

Facebook
Twitter
Pinterest
Classifique o quanto essa receita foi útil:
5/5

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que achou? Avalie a receita!