Pesquisar
Close this search box.

Como fazer tempero caseiro para carnes

5/5

Sumário

Tempero completo para carnes vermelhas. Seja para marinar, temperar a carne assada ou a de panela. Esse tempero caseiro completo é a solução para carnes vermelhas
mix de tempero caseiro para carne vermelha

Se um bifinho já é bom, pode ficar melhor ainda com esse delicioso tempero caseiro para carnes vermelhas! Além de serem mais saborosos e saudáveis, os temperos caseiros são simples de fazer e facilitam o dia a dia.

O melhor de fazer tempero caseiro é que você pode escolher seus ingredientes favoritos para criar suas próprias combinações deliciosas. Essa receita é deliciosa e rápida de preparar, para você sempre ter à mão quando precisar.

Tempero caseiro para carnes em pó

Quanto tempo dura esse tempero completo?

Se você guardá-lo em um pote de vidro limpo e hermético, o tempero caseiro para carnes deve durar cerca de 6 meses.

Uma boa dica é que, usando ervas secas, você pode estender ainda mais a validade desse mix de temperos. Também é possível estender sua durabilidade fazendo azeite temperado com essas ervas.

Bateu a insegurança de guardar o tempero completo por todo esse tempo? Não tem problema: ele é tão simples de fazer que você pode preparar em menos quantidade, conforme sua demanda.

Por quanto tempo devo deixar a carne temperando?

Isso depende muito do tamanho da peça. Quanto maior, mais tempo levará para o tempero penetrar na carne.

Em geral, deixa-se a carne descansando com o tempero caseiro por cerca de uma hora ou mais para peças maiores. Se preferir, você pode deixar a carne temperada na geladeira durante a noite para ficar ainda mais saborosa.

Atenção: sempre deixa a carne na geladeira enquanto espera o tempo de temperar!

Dica para temperar carne moída

A carne moída está em pedaços bem pequenos, então, nesse caso, o melhor é temperar enquanto cozinha (exceto quando for usar para recheios; aí, pode preparar uma hora antes também). Eu mesma adoro colocar o tempero caseiro depois de refogar.

Dica para temperar carne de panela

Como já expliquei, a melhor forma de temperar depende do tamanho dos pedaços da carne. No caso da carne de panela, você pode ter bons resultados temperando-a das duas formas: enquanto cozinha ou antes de levar ao fogo deixando marinar no tempero algum tempo antes. Veja o que fica mais fácil e saboroso para você!

tempero caseiro desidratado para carne vermelha

Tempero caseiro é saudável?

É claro que sim! O tempero caseiro oferece uma alternativa mais saudável por reduzir o uso excessivo de sal e, além disso, não tem nenhum tipo de conservante ou ingrediente cancerígeno (bem comuns naqueles temperos industrializados).

Além disso, o tempero caseiro pode ser adicionado a uma grande variedade de alimentos para dar mais sabor e valor nutricional, porque, como é feito em casa, você pode adaptar para todo tipo de gosto e receita.

mix de tempero caseiro para carne vermelha

Tempero caseiro para carnes vermelhas

Tempero completo para carnes vermelhas. Seja para marinar, temperar a carne assada ou a de panela. Esse tempero caseiro completo é a solução para carnes vermelhas
Ariana Pazzini
Preparo: 15 minutes
Cozimento: 0 minutes
Total: 15 minutes
Tipo: temperos caseiros
Cozinha: brasileira
Keyword: sazon caseiro, temperar carne vermelha, tempero caseiro, tempero completo, tempero para carnes
Porções: 1 xícara (de chá)

Equipamentos

1 Liquidificador ou processador

Ingredientes

Instruções

  • Coloque os ingredientes na ordem no copo do liquidificador ( o sal é sempre o ultimo para dar peso aos ingredientes mais leves
  • Pulse o tempero no liquidificador até virar pó
  • Se necessário puxe aos poucos com a espátula e volte a pulsar
  • Conserve em recipiente hermético com tampa

Notas

Se você preferir pode omitir o sal e deixar para salgar suas carnes vermelhas conforme o seu gosto.
 
Você também não precisa transformar os ingredientes em pó. Caso preferir somente misture os ingredientes do tempero picando as folhas de louro em pedaços menores.
Não encontra com facilidade temperos desidratados? Prepare com os ingredientes frescos e conserve na geladeira por até 15 dias. Nesse caso com excessão do sal e do cominho pode multiplicar por 10 os ingredientes frescos. 
Só reforçando. Esse tempero fresco precisa ser adicionado na geladeira.
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!
mix de tempero caseiro para carne vermelha

Tempero caseiro integral

Você pode aproveitar essa receita de tempero para carne de outra forma. Não necessariamente precisa ser batido e transformado em pó. Você pode utilizar somente a mistura de temperos, nesse caso apenas quebre o louro em pedaços menores ou então utilize o louro em pó para essa versão.

Se você gostou do tempero para carnes vermelhas, certamente também irá gostar do nosso tempero para carnes brancas. É também uma alternativa saudável para temperar.

Compartilhe essa receita:

Facebook
Twitter
Pinterest
Classifique o quanto essa receita foi útil:
5/5

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que achou? Avalie a receita!