Escolhi esta receita de picles de cenoura para iniciar com o pé direito nossa coluna no blog Na Minha Panela.
Aproveitamento integral dos alimentos e sustentabilidade na cozinha é o meu lema, espero compartilhar muitas vezes nossos experimentos e experiencias por aqui.
Cenoura é um ingrediente democrático, não conheço quem não goste desta raiz de cor alaranjada e sabor adocicado.
Já publiquei no meu blog a forma que armazenamos na geladeira a cenoura submersa em água gelada para conservar sua textura crocante por mais tempo.
Mas tem outra forma, extremamente fácil de conservar a cenoura na geladeira por 30- 60 dias (dependendo do método adotado) crocante e super saborosa, que é pelo método de salmoura, ou melhor, em forma de picles de geladeira.
Você pode adotar o corte que melhor funcionar para você, picles de palitos de cenoura, rodelas ou como fiz para esta receita, fatias finas e longitudinais. Este formato me permite petiscar, rechear sanduíches, transformar em canapés enroladinhos com cream cheese, é o formato que mais tenho feito picles caseiros ultimamente.
A salmoura é fácil de fazer, água, vinagre de maçã, sal e açúcar, combina com quase todos os vegetais, me lembro na infância quando minha mãe misturava os vegetais em um pote grande e cobria com esta salmoura, normalmente era preparado com cenoura, couve flor, cebola e alho, amava colocar em um potinho e comer com palito a tarde toda.
Se você não gostar de conserva agridoce, pode sem prejuízo negar o açúcar, assim só fica o azedinho do vinagre e o sal dando sabor a conserva.
Usei para esta receita pimenta em grão, semente de mostarda, semente de cominho, alho, um raminho de erva doce e pimenta vermelha seca. Isso não é regra, faça o mix de temperos que te agradar, aqui no blog Na minha Panela tem um post especial sobre ervas e temperos que pode te dar idéias do que melhor te agradará.
Picles de cenoura caseiro
Rendimento: 2 vidros de 500 ml
Tempo de Preparo: 20 minutos
Ingredientes:
- 4 cenouras grandes
- 2 cebolas cortadas em 4 em pétalas
- 2 dentes de alho
- 6 grãos de pimenta do reino em grão
- 1/2 colher (de sopa) de semente de mostarda
- 8 grãos de semente de cominho
- um ramo de erva doce
Para a salmoura
- 2 xícaras de chá de vinagre de maçã
- 2 xícaras de chá de água mineral ou filtrada
- 6 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de sal
Instruções:
- Fatie a cenoura finamente
- Em uma panela pequena adicione os ingredientes da salmoura e leve ao fogo alto até ferver e diluir todo o açúcar, abaixe o fogo, conte 5 minutos e desligue
- Adicione nos potes de vidro as fatias de cenoura, adicione as especiarias e temperos, alho, cebola, e por cima com a ajuda de um funil o líquido da salmoura ainda quente, dê leves batidinhas do vidro contra a mesa para que saia todo o ar que possa ter ficado entre as fatias de cenoura, se ainda restar bolhas de ar, com o auxílio de um hashi, mergulhe-o até chegar próximo da bolha para que ela escape, complete com mais salmoura até cobrir totalmente os legumes e tampe com o líquido ainda quente
- Leve seus potes de picles para uma panela que tenha pelo menos a mesma altura do pote, adicione água na panela até a altura do gargalo do pote, leve ao fogo e assim que ferver conte 10 minutos, retire (com cuidado para não se queimar) o pote da panela e deixe esfriar sobre uma toalha,
- Guarde na geladeira depois de completamente frio e consuma em até 60 dias.
observação: Caso queira, pule a pasteurização dos potes (os potes em banho maria) e consuma em no máximo 30 dias.