Picles caseiro, uma forma ótima de conservar vegetais fresquinhos.
Esta conserva a base de ácido, permite que os vegetais preservem por mais tempo na geladeira e o sabor agridoce combina com refeições do dia a dia.
Esta receita de picles caseiro, diferente da versão fermentada fora da geladeira já está pronta para consumo em 24 horas e na geladeira tem validade de 30 dias.
E você pode utilizar a maioria dos vegetais da estação para esta receita, misturar temperos frescos e secos, diferentes tipos de vinagre, açúcar ou não, faz de cada potinho de picles único.
O que é picles caseiro de geladeira?
Picles de geladeira é uma maneira fácil e rápida de conservar seus vegetais. Uma mistura de água, sal, açúcar e vinagre fervendo, cobre os pedaços de vegetais e depois de frio é armazenado na geladeira por até 30 dias. O sabor pronunciado da salmoura é rapidamente absorvido pelo vegetal, em poucos dias já está pronto para consumo.
Se armazenados na geladeira não precisa de conservantes e tem validade de até 30 dias.
Cortando os vegetais para o picles caseiro
O legal de criar picles caseiros é poder controlar a textura dos vegetais.
Inteiro/pedaços grandes: Mini cenouras, tomate cereja, mini pepino, cebolinha, mini milho, vagem. Estes vegetais que não tem larga espessura podem ser branqueados em água quente por 3 minutos, depois adicionados em banho maria frio para frear o cozimento e transformados em picles em seguida. Lembrando que o pepino e o tomate cereja não necessita de branqueamento.
Fatias finas: Em finas fatias, cortadas com um mandolin tanto no sentido do comprimento como na sua largura, esta técnica se aplica a quase todos os vegetais, cenoura, pepino, abobrinha, gengibre, rabanete, beterraba, alho, a maioria dos vegetais ficam lindos e na textura que mais gosto, macio e crocante.
Palitos:A forma mais fácil de virar um tira gosto e comer com as mãos a qualquer hora. Palitos de cenoura, palitos de beterraba ou de pepino são meus preferidos para esta técnica de corte.
Ralado: Cenoura e cebola ralada são ótimos para serem escorridos e temperar a salada.
Vegetais crus ou branqueados?
A maioria dos vegetais faço picles caseiro em sua forma crua.
Faço o branqueamento nos seguintes casos:
Para amaciar vegetais duros: como é o caso da beterraba em grandes pedaços, vagem para preservar suas cores e cenouras inteiras.
A fórmula da salmoura do picles caseiro
Uso esta fórmula para todos os picles que faço em casa, mudo de um para o outro os temperos e o vinagre.
Na maioria das receitas utilizo o vinagre de maçã por gostar do seu sabor, mas podemos usar qualquer tipo de vinagre.
Vinagre de arroz, de alcool, de vinho, de maça, aceto balsâmico, este ultimo pelo sabor forte utilizo 50% do vinagre total da receita.
O segredo do sabor do picles está na escolha dos temperos e especiarias.
Ervas frescas: tomilho, orégano, folhas de erva doce, alecrim, as mesmas ervas podem ser utilizadas secas.
Temperos: Dentes de alho, gengibre fresco, cebola, pedaços do bulbo da erva doce, pimentão, fatias de limão.
Especiarias: Semente de mostarda, semente de coentro, pimenta do reino, pimenta em flocos, zimbro, anis, semente de cominho.
Quer dar mais cor? Adicione páprica ou cúrcuma em pó.
Frascos para armazenar o picles caseiro
Você pode investir e comprar potes de vidro hermético ou como eu reutilizar potes de vidro de antigas compotas industrializadas.
Nós acreditamos no bem que fazemos ao reciclar embalagens em casa e reinventar seu uso.
Temos guardados frascos de industrializados e utilizamos para tudo. Armazenar grãos e farináceos, deixar a salada na geladeira separadinha para a semana, congelar alimentos, servir de lar para nossas preparações caseiras.
O vidro é muito fácil de limpar, não mancha, não impregna cheirinho e mantem as bactérias longe.
Para o picles caseiro lavei bem todos os potes e deixei ferver por 10 minutos com água dentro até a boca de cada pote. Depois disso retirei um a um com ajuda de uma pinça de cozinha pois estavam super quentes e para não contaminar com a sujeira das minhas mãos, coloquei sobre um pano de prato limpo e aguardei secar.
É uma boa opção se na sua cidade tiver lojas que vendam estes vidros novos, comprar apenas as tampas novas caso estejam violadas.
Criando o vácuo na tampa do pote
Quer assegurar a durabilidade do seu picles caseiro? Temos alguns passos simples a seguir:
Batidinha: Após colocar os legumes no pote e cobrir com a salmoura quente, você perceberá bolhas de ar subindo. O oxigênio não é amigo da nossa conserva, por isso dê leves batidinhas do vidro na mesa. A maior parte das bolhas irão subir. Para aquelas bolhas que insistem em ficar, utilize um hashi, mergulhe o talher em direção da bolha até conseguir expulsar ela de lá. Complete a conserva com mais salmoura para cobrir os vegetais.
Feche ainda quente: Fim das bolhas de ar dentro da sua conserva? É hora de fecha-la ainda quente.
Banho maria: Coloque seus potes de conserva fechados em uma panela com água fervendo e deixe ferver por 5 minutos, retire e acomode os potes sobre uma toalha, espere esfriar e perceba que criou um vácuo nas tampinhas do seu vidro.
Caso você perceba que a tampinha continua estufada, troque por tampas novas nunca utilizadas como disse no tópico acima e pasteurize novamente, ou consuma em até 30 dias, o vácuo garante 60 dias na geladeira, vale a pena!
Lembre-se de só levar para a geladeira depois de totalmente frio, não queremos vidro estourado por toda a geladeira, certo?
Salmoura básica para picles caseiro
Ingredientes
- 2 xícaras (de chá) de vinagre de maçã
- 2 xícaras (de chá) de água (mineral ou filtrada)
- 6-4 colheres (de sopa) de açúcar
- 2 colheres (de sopa) de sal
Instruções
- Adicione todos os ingredientes em uma panela pequena e leve ao fogo alto
- Assim que todo o açúcar diluir e a salmoura começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 5 minutos
- Adicione ainda quente sobre os legumes escolhidos conforme as instruções das receitas de picles.
Vídeo
Nota privada
Salvar Receita Receita Salva!- 1. Como fazer Picles de Rabanete
- 2. Como fazer Picles de Beterraba
- 3. Como fazer Picles de Pepino
- 4. Como fazer Picles de Cenoura