O que é chutney?
Chutney é um condimento feito com frutas e legumes, meio doce, meio salgado, originário na Índia.
Além de frutas e legumes a base desta preparação é o vinagre + açúcar e especiarias.
O vinagre e o açúcar não estão nesta lista somente para o sabor, estes dois ingredientes são os conservantes da nossa “conserva”.
Como as frutas serão picadas e depois para o fogo você não precisa ser muito exigente com as frutas e legumes utilizados, aproveite aquelas frutas que estão por tempos na fruteira só esperando uma chance para serem utilizadas.
Onde posso utilizar meu chutney caseiros?
Na índia o chutney é acompanhamento para quase tudo.
Come-se acompanhado de arroz basmati, pães como o naan, curry.
Mas em outros lugares do mundo perceberam que este sabor agridoce é ideal também para acompanhar carnes assadas e queijos que confesso é a forma que eu mais utilizo aqui em casa.
Qual a validade na geladeira?
Chutneys são como o vinho, melhoram com o tempo de geladeira, costumo abrir meus potes depois de 3-5 dias que estão prontos, o sabor das especiarias se destacam.
Você pode conservar o chutney na geladeira por até 2 meses. Como disse anteriormente o vinagre e o açúcar estão ali com o intuito de conservar.
Qual o material que eu preciso para preparar um chutney caseiro?
Se você já é adepto de fazer geléias caseiras, com certeza você tem tudo aí na sua cozinha.
- Panela grande. O material da panela é importante, procure uma panela que não seja de cobre, alumínio ou ferro fundido pois ela pode oxidar com o vinagre e seu chutney terá como resultado um sabor metálico. Panelas de inox ou esmaltadas te darão um ótimo resultado.
- Uma colher de pau para mexer
- Tábua de corte e faca para cortar suas frutas ou legumes
- Potes de vidro como os de geléia e conservas esterilizados (se a tampa estiver torta ou com amassados troque por uma correspondente, eu sempre utilizo potes de vidro de mantimentos que comprei, guardo os potes limpos e esterilizo no forno baixinho por 20 minutos)
Ingredientes base
Tá liberado! Ervas e especiarias perfumando seu chutney. Cravo da índia, louro, cominho, canela em pau, grão de pimenta do reino, semente de coentro, noz moscada, invente seu mix com os temperos que você tem em casa.
Eu gosto de sentir os grãos inteiros no chutney, se você prefere seu chutney lisinho envolva os temperos em uma gaze, feche com um cordão de barbante e deixe na panela, retire assim que terminar a cocção, desta forma seus chutneys ficarão com sabor e textura mais suave, o ponto negativo é que as especiarias não estarão no seu potinho dando sabor conforme o tempo passa.
O vinagre é um dos ingredientes principais. Utilize um de boa qualidade para ter bons resultados. Aqui utilizamos na maioria das vezes o vinagre de maçã mas pode ser substituído por vinagre de vinho branco ou rose, aceto balsâmico para dar um sabor mais forte, vinagre de arroz ou o que você tiver por aí, desde que seja de boa qualidade.
Açúcar, eu utilizo o açúcar cristal na maioria das minhas receitas de chutney, ela é clarinha e não modifica esteticamente o resultado final, caso queira um resultado mais forte como foi o caso deste nosso chutney de cebola com aceto balsâmico utilize açúcar mascavo, o resultado será uma cor escura e vibrante.
Frutas e legumes, a maioria deles nos rendem ótimas receitas de chutney. Você pode fazer um mix entre eles ou adicionar frutas secas como uva passa branca junto de outra fruta.
Existe N formas de fazer chutney, vamos começar pela fórmula básica?
Acrescente a ela frutas em cubos, as especiarias que preferir e você conseguirá resultados ótimos em sua cozinha.
Fórmula base para chutneys
Equipamentos
Ingredientes
- 1/2 colher (de chá) de alho (em cubinhos)
- 1/2 xícara (de chá) de cebola (em cubinhos)
- 1/3 de pimentão (vermelho, amarelo ou verde) (em cubinhos)
- 1 colher (de chá) de gengibre (em cubinhos)
- 1/2 xícara (de chá) de açúcar
- 1/2 xícara (de chá) de vinagre de maçã
- 1/2 xícara (de chá) de água
- 1 colher (de sopa) de sal
- 500 – 600 g de frutas (em cubos)
- especiarias e temperos ((grão de pimenta, cravo, canela, anis estrelado, folhas de louro, cardamomo, noz moscada, semente de coentro, cominho, pimenta vermelha seca))
Instruções
- Adicione todos os ingredientes na panela, mexa para misturar e leve a panela ao fogo
- Assim que começar ferver abaixe o fogo ao máximo e conte 20 minutos
- Neste tempo suas frutas já devem estar macias, a cebola começando a exalar o cheirinho de caramelizado e o líquido deve ter se transformado em uma calda.Se isso aconteceu deslique o fogo, caso contrário deixe reduzir mais um pouquinho.
- Transfira seu chutney ainda quente para o pote de vidro. Tampe e deixe esfriar para depois guarda-lo na geladeira por até 60 dias.
Nota privada
Salvar Receita Receita Salva!ULTIMA DICA: Fez um lote muito grande e acha que não conseguirá consumir tudo em 60 dias? Congele! Congela bem por até 6 meses, quando decidir utiliza-lo, tire do freezer na noite anterior e mantenha na geladeira até descongelar. Desta forma você garante mais 60 dias de validade na geladeira.
Este post faz parte de uma série de receitas de chutneys.
Veja mais aqui: