Categorias
Acompanhamento Marmitas para a semana Receitas Vegetarianas

Como fazer arroz com brócolis e amêndoa laminada

Um arroz colorido e nutritivo vestido para festa. Perfeito para aproveitar sibras de arroz ou congelar para comer depois.

Arroz com brócolis e amêndoas é uma forma de dar roupa de festa para o arroz do dia -a- dia.

Ele além de saboroso fica muito bonito. Perfeito para quem vai receber visitas em casa e quer deixar o arroz comum mais bonito ao mesmo tempo que não tem muito trabalho.

Outra boa notícia é que este arroz colorido congela inegavelmente bem. Se você for preparar marmitas para a semana e tem o costume de congelar esta preparação é sua amiga.

Algumas dicas para o arroz com brócolis congelado

  • Deixe o brócolis um ponto a menos do que para consumir no mesmo dia. Isso porque o ato de congelar quebra as fibras do alimento, deixando o alimento descongelado um pouco mais macio que deveria ficar.
  • Somente neste caso não utilize arroz já cozido de dias anteriores. O ideal é o arroz no auge da sua frescura para não perder a qualidade ao descongelar. Eu te encorajo a testar com aquele arroz que está na geladeira da noite anterior mas para consumo imediato.
  • Não importa se o arroz cozido é o arroz integral, branco, multi grãos ou cateto, este arroz de brócolis é democrático e fica bom com qualquer um deles. A única ressalva é o cateto que não congela muito bem mas ainda assim pode ser congelado.

Estas são as dicas que eu tenho para te encorajar a congelar este prato. Aqui em casa fazemos sempre uma quantidade maior para a semana. Seja para congelar ou deixar para os próximos dias na geladeira.

Esta técnica é chamada de batch cooking e já falei para vocês em postagens anteriores. Nos ajuda com economia de tempo e dinheiro, visto que sempre tem algo pronto para aqueles dias em que só conseguimos parar quando a fome já apertou. E comumente isso acaba em delivery e menos comida saudável.

Sopas e saladas para a semana toda

Frutas congeladas para o café da manhã

Marmita congelada #01

Na geladeira se conserva bem por até 3 dias e no freezer por até 30 dias.

Para descongelar é só aquecer no microondas.

Idéia bonus:

Eu adoro este formato do arroz com floretes de brócolis e as lâminas de amêndoa. Mas caso você tenha aí alguém com dificuldades em comer e queira pode processar o brócolis.

Depois do brócolis pronto e frio leve ao processador e dê leves pulsadas para reduzir o tamanho das flores até que ele fique do tamanho de grãos de arroz.

A amêndia também pode ser processada para que fique do tamanho de xerém.

Arroz com brócolis e lâminas de amêndoa

Um arroz colorido e nutritivo vestido para festa. Perfeito para aproveitar sibras de arroz ou congelar para comer depois.
Preparo: 20 minutes
Cozimento: 20 minutes
Tipo: Acompanhamento, marmitas
Cozinha: Brasileira Econômica
Keyword: amendoa e brócolis, arroz com amêndoa, arroz com brocolis, arroz de ano novo, arroz verde
Porções: 4 pessoas

Ingredientes

  • 1 xícara (de chá) de arroz branco
  • ½ maço de brócolis cortado em floretes pequenos
  • 2 e ½ xícaras (de chá) de água
  • ½ und cebola
  • 3 dentes de alho
  • 50 g de amêndoa laminada
  • 2 colheres (de sopa) de azeite
  • ½ (colher (de chá) de sal

Instruções

  • Esta etapa é somente caso você não esteja utilizando arroz cozido. Em uma panela refogue metade do alho, em seguida adicione o arroz já lavado e seco, tempere com sal e adicione 2 xícaras de água. Leve para o fogo alto destampado até ferver, depois disso tampe a panela e abaixe o fogo até secar. Depois que secou, desligue o fogo e deixe descansando com a panela tampada. (Você pode substituir esta etapa por 2 xícaras de arroz cozido)
  • Em uma frigideira adicione primeiro as lâminas de amêndoa, leve ao fogo baixo mexendo sempre até que comece a dourar.
  • Retire as amêndoas douradas da frigideira e deixe esfriando.
  • Na mesma frigideira aquecida adicione o azeite e refogue a cebola, adicione o alho restante assim que a cebola estiver transparente e deixe dourar,
  • Assim que começar a perfumar a cozinhas adicione o brócolis e misture até que todos os floretes estejam envolvidos pelo refogado,
  • Despeje na frigideira a metade de xícara de água restante, tampe e deixe cozinhando em fogo baixo e no vapor o brócolis por 3 minutos, desligue o fogo assim que passar este tempo.
  • É provável que o arroz já esteja morno e as lâminas de amêndoa frias. Se sim, misture as 3 preparações, verifique o sal e sirva quentinho. Caso vá congelar ou armazenar na geladeira, espere esfriar completamente.
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!
Quer aprender a economizar tempo e dinheiro na cozinha?Eu preparei um arquivo especial com um menu completo, instruções de preparo, dicas de armazenamento e lista de compras para você ir para a cozinha uma única vez e ter comida a semana toda! Baixe GRÁTIS aqui!

Para aprender a fazer um arroz integral soltinho e macio, veja esta postagem.

3 respostas em “Como fazer arroz com brócolis e amêndoa laminada”

Os comentários estão desativados.