Acelga com shoyu marinada assim me lembra a adolescência.
Sei que é estranho dizer isso mas eu morava em uma república em que a sogra da minha amiga de quarto fazia a mais deliciosa acelga com shoyu para nossas noites jogando jogos de tabuleiro por lá. Virávamos a noite jogando e comendo acelga e posso te garantir que era uma ótima combinação.
Acelga não era um ingrediente muito comum de ter na casa dos meus pais, mas aprendi a amar essa cabeça folhosa enorme e versátil.
A acelga reina na geladeira, rende muito e te permite prepara-la de várias formas:
- Salada, temperada e agridoce que é a minha forma favorita (experimente ralar uma maçã e incluir algumas amêndoas torradas nessa salada.
- Refogada com seu triozinho perfeito (gengibre e shoyu)
- Marinada como nessa receita
- Em ensopados
Eu poderia falar sobre as formas que eu faço acelga por um dia todo aqui, pois essa verdura é muito utilizada aqui em casa para os mais diversos fins.
Utilizo muito o pinterest para buscar inspiração e confesso que a acelga foi uma busca incansável por lá até que eu descobri seu nome em outras linguas, em inglês é napa cabbage, e aqui em portugal é repolho napa ou repolho chinês, fiquei muito feliz quando encontrei pela primeira vez essa cabeça folhosa no mercado quando aqui cheguei.
O que é acelga?
Acelga é um vegetal folhoso, com folhas frisadas e delicadas e o caule bem crocante. O formato de cabeça de cor branca e as pontas verdinhas. A acelga é um vegetal que acima de tudo, se bem conservada tem boa validade, mantenha na parte menos fria da geladeira (normalmente é a gaveta de vegetais, dentro de um saco plástico embalado em papel toalha para manter a humidade. Conforme a folha vai envelhecendo fica com o verde amarelado e se tiver pontinhos pretos é sinal de que passou do ponto. No geral uma cabeça de acelga te renderá mais de uma preparação, vá desfolhando e continue conservando o que restou dessa mesma forma.
Acelga, como fazer?
Recomendo fortemente que você faça essa receita de acelga com shoyu mas caso sobre você ainda pode preparar:
- Salada: Fatie finamente e utilize da forma que você utilizaria para fazer uma salada com repolho. Amo a textura do caule nas saladas.
- Refogada. Aqui nesse caso um refogado com cenoura, alho e um pouquinho de shoyu é suficiente.
- Assada. Corte “filés de aproximadamente 3-4 cm de espessura e tempere com sal, pimenta do reino e azeite, leve ao forno bem como na air fry até perceber que caramelizou.
- Use a criatividade, você pode utilizar de varias formas assim como utiliza repolho. Branqueado, em ensopados, recheado, não tenha medo, aproveite essas folhas da melhor maneira para você.
Como congelar acelga?
É possível e não é nada complicado congelar acelga.
Esteja ciente que ao descongelar a acelga perderá a textura e não será possível por exemplo preprar saladas com ela.
Mas para sopas e ensopados ela manda super bem.
E como a acelga é uma folha fácil e maravilhosa de lidar, não tem segredo. Corte em cubos ou fatias, coloque em um saco de congelamento e terá acelga por pelo menos 120 dias no seu congelador.
Para descongelar leve direto para a panela quente. Eu utilizo acelga congelada na maioria das vezes para compor sopas. Antes de mais nada é bom deixar claro que a acelga perde a textura ao congelar, por isso não é ideal para saladas por exemplo.
Acelga com shoyu
Equipamentos
Ingredientes
- ½ maço de acelga (se for uma acelga grande use 1/3)
- ¼ de xícara (de chá) de shoyu ( (molho de soja))
- 1 colher (de chá) de alho ( ralado (2 dentes))
- 2 colheres (de sopa) de vinagre ( de arroz)
- 1 colher (de sopa) de açúcar (mascavo)
- 1 colher (de chá) de óleo de gergelim a gosto
- 2 colheres (de chá) de sal
- gergelim branco e preto torrado a gosto
Instruções
- Em uma panela grande coloque a água para ferver com o sal2 colheres (de chá) de sal
- Corte a acelga em cubos ou tiras não tão grandes, o idel é que caiba em uma bocada½ maço de acelga
- Assim que a água da panela estiver fervendo adicione as folhas de acelga cortadas e deixe cozinhando por 2 minutos, transfira para um escorredor de massa e lave em água corrente para freiar o cozimento½ maço de acelga
- As folhas estarão com textura bem macia, pegue montinhos e aperte com as mãos para escorrer o excesso de água½ maço de acelga
- Leve uma frigideira ao fogo baixo, adicione o óleo de gergelim e o alho, mexa com uma espátula até que o alho comece a perfumar, desligue o fogo e adicione o vinagre, o shoyu e o açúcar, mexa até que o açúcar esteja dissolvido¼ de xícara (de chá) de shoyu, 1 colher (de chá) de alho, 2 colheres (de sopa) de vinagre, 1 colher (de sopa) de açúcar
- Em um refratário faça uma camada de acelga, coloque sobre ela parte do molho, mais uma camada de acelga e molho até que termine. É importante que a acelga esteja em contato com o molho de forma integral½ maço de acelga
- Tampe e leve na geladeira até a hora de servir (mínimo 30 minutos) fica ainda mais saboroso servida no dia seguinte
- Quando for servir salpique com gergelim.1 colher (de chá) de óleo de gergelim a gosto