Chocolate quente caseiro – prepare esse mix

5/5

Sumário

Um mix caseiro para preparar chocolate quente saboroso e econômico em casa
mix em pó para chocolate quente caseiro

Chocolate quente, uma bebida mágica que tem o poder de aquecer nossos corações e almas em um dia frio. Essa receita é de uma bebida que tem estado conosco desde tempos imemoriais, e cada cultura tem sua própria versão única reconfortante. No entanto, uma coisa permanece constante em todas as culturas – o amor e a adoração pelo chocolate quente.

Quando penso nessa bebida, imagino uma xícara grande e confortante, fumegante com a rica decadência do chocolate, adoçada com açúcar, e aprimorada com o calor da canela. E o melhor de tudo, é que este luxo está ao alcance de todos nós, graças à maravilha que é esse mix de chocolate caseiro que além de fácil de fazer é super econômico.

A mistura em pó para chocolate quente é uma invenção verdadeiramente mágica. Ela permite que qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer momento, possa desfrutar de uma caneca perfeita que aquece e adoça. Tudo o que você precisa é de água quente e 3 colheres desse mix caseiro da receita abaixo, e em menos de um minuto, você tem uma xícara de pura felicidade.

mix em pó para chocolate quente caseiro

A mágica dessa misturinha de chocolate quente

A mistura em pó para chocolate quente é incrivelmente versátil. Você pode usá-la para fazer uma xícara clássica de chocolate, ou pode ser criativo e usá-la em uma variedade de receitas. A coisa maravilhosa sobre a mistura em pó é que ela contém todos os ingredientes essenciais para um chocolate quente perfeito – cacau, açúcar, leite em pó e canela.

O cacau é o coração e a alma. Ele fornece a rica profundidade de sabor que todos nós amamos em um bom chocolate quente. O açúcar adiciona doçura, equilibrando a amargura natural do cacau, esse é o ingrediente totalmente opcional, você pode nega-lo facilmente para uma bebida menos doce. O leite em pó adiciona cremosidade à bebida, tornando-a mais satisfatória. E a canela adiciona um toque de calor e especiarias, elevando o chocolate quente a um novo nível de deliciosidade.

O melhor de tudo é que esse mix é incrivelmente fácil de usar. Não importa se você é um novato na cozinha ou um chef experiente, você será capaz de fazer o chocolate quente perfeito em casa, sempre que quiser.

 

O cacau é o ingrediente mais importante. Ele fornece a base para o sabor rico e decadente do chocolate quente. O cacau vem em várias formas, incluindo cacau em pó natural, cacau em pó alcalinizado (também conhecido como holandês) e também pode ser substituído por chocolate em pó. Cada um destes tipos de cacau tem um sabor ligeiramente diferente, por isso é importante escolher o tipo que você prefere.

Lembrando que no caso do chocolate em pó, evite achocolatado pois é rico em açúcar. Se não tiver nem cacau e nem chocolate em pó e decidir utilizar o achocolatado, substitua também por achocolatado a quantidade de açúcar da receita para não ficar doce em excesso. Como o achocolatado já contém bastante açúcar o ideal é que substitua integralmente os dois ingredientes.

Receita passo a passo
mix em pó para chocolate quente caseiro

Mix para chocolate quente em pó

Um mix caseiro para preparar chocolate quente saboroso e econômico em casa
Ariana Pazzini
Preparo: 10 minutes
Cozimento: 0 minutes
Total: 10 minutes
Tipo: Café de manhã, Caseiro
Cozinha: Americana
Keyword: chocolate quente, chocolate quente caseiro, mix chocolate quente
Porções: 10 xícaras de chocolate quente

Equipamentos

Ingredientes

  • 1 xícara (de chá) de leite em pó
  • 1/3 xícara (de chá) de cacau em pó ou chocolate em pó
  • 1/3 xícara (de chá) de açúcar
  • 1 pitadinha de sal
  • 1/4 colher (de chá) de canela em pó

Instruções

Como Fazer Mistura de Chocolate Quente

  • Tudo o que você precisa fazer para preparar esta receita de mix de3 chocolate quente é misturar todos os ingredientes até que esteja tudo bem misturado e depois transferir para um pote hermético com tampa e boca larga.
  • Para reduzir o risco de grumos, peneire todos os ingredientes em uma tigela antes de misturar e, em seguida, transfira para o pote.

Como armazenar

  • Mantenha a mistura em um pote hermético, em local fresco e seco - como um armário de cozinha. A mistura de chocolate quente durará pelo menos seis meses. Apenas certifique-se de mantê-lo seco.

Como usar

  • Para usar a mistura caseira de chocolate quente, adicione 3 colheres de sopa da mistura em uma caneca e complete com água quente ou leite quente e misture. Adicione uma colher extra para um sabor ainda mais pronunciado.
  • Opcionalmente, cubra com um pouco de chantilly e gotas de chocolate.

Vídeo

Notas

Se utilizar açúcar cristal ou demerara, recomendo processar no liquidificador para ficar mais fácil diluir. Para isso você pode somente processar o açúcar ou em vez de misturar os ingredientes em uma vasilha você pode bater todos os ingredientes juntos no liquidificador.
 
Essa receita tem validade de até 6 meses armazenado longe de umidade ou calor.

Nota privada

Salvar Receita
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!

Como usar a mistura de chocolate quente: Guia passo a passo

mix em pó para chocolate quente caseiro

Transformando o mix em bebida

Agora que você sabe como preparar o mix de chocolate perfeito, é hora de aprender como usar a mistura em pó para chocolate quente. Primeiro, você vai precisar de uma xícara de água quente ou leite quente. Você pode aquecer a água no fogão ou no micro-ondas, mas certifique-se de que ela não esteja fervendo. A água muito quente pode fazer com que o cacau em pó forme grumos, o que pode resultar em uma bebida com textura irregular. Em seguida, adicione três colheres de sopa da sua mistura em pó para chocolate quente na água quente. Use uma colher para misturar bem até que a mistura em pó esteja completamente dissolvida. Por último, mas certamente não menos importante, é hora de corrigir e verificar se precisa de mais da sua mistura ou acertar a canela e adicionar um pouco mais. Uma pitada extra de canela é tudo o que você precisa para dar ao seu chocolate quente mais sabor. Se você não é fã de canela, sinta-se à vontade para omiti-la também. E aí está - uma xícara perfeita de chocolate quente, feita em casa com a sua própria mistura em pó para chocolate quente.

Armazenando a mistura de chocolate quente: Dicas e truques

Armazenar seu mix adequadamente é crucial para garantir que ela mantenha seu sabor e qualidade. Aqui estão algumas dicas e truques para ajudá-lo a fazer exatamente isso.

Primeiro, você vai querer armazenar sua mistura em um recipiente hermético. Isso evitará que a umidade e outros contaminantes entrem em contato com a mistura, o que pode afetar negativamente seu sabor e textura.

Em segundo lugar, guarde a mistura em um local fresco e seco. O calor e a umidade podem fazer com que a mistura se estrague ou perca seu sabor, então é melhor evitar essas condições.

Finalmente, tente usar sua mistura de chocolate quente dentro de seis meses. Embora a mistura possa não estragar depois desse tempo, o sabor pode começar a diminuir.

Seguindo estas dicas simples, você pode garantir que sua mistura de chocolate esteja sempre fresca e deliciosa.

Aperfeiçoando seu chocolate quente: Adições e substituições

Uma das grandes coisas sobre fazer seu próprio chocolate quente é que você pode personalizá-lo ao seu gosto. Aqui estão algumas ideias para adicionar e substituir ingredientes para torna-lo ainda mais delicioso.

Se você gosta do seu chocolate quente extra doce, considere adicionar um pouco mais de açúcar à mistura. 

Para uma bebida mais rica e cremosa, tente substituir a água por leite. Isso não só adicionará cremosidade, mas também dará a ele um sabor mais profundo e rico.

Chocolate em barra ralado bem fininho também deixará seu chocolate mais saboroso e rico, porém a validade será ligeiramente menor

E para os amantes das especiarias, por que não adicionar um pouco de pimenta caiena à mistura? Isso dará ao seu chocolate um toque de calor, que complementa perfeitamente o sabor rico do chocolate.

mix em pó para chocolate quente caseiro

Outros usos criativos para a sua mistura de chocolate quente em pó

Além de fazer um delicioso chocolate quente, o mix também pode ser usada em uma variedade de outras receitas. Aqui estão algumas ideias para inspirar você:

  • Use-a como cobertura para sorvete ou iogurte.
  • Adicione-a a vitaminas, smoothies e batidos para um toque de chocolate.
  • Use-a para fazer um molho de chocolate rápido e fácil para sobremesas adicionando colheradas de água quente até obter um creme de chocolate.
  • Adicione-a à massa de biscoitos ou brownies para um sabor extra de chocolate.

Como você pode ver, a mistura em pó para chocolate quente é um ingrediente incrivelmente versátil que pode ser usado de muitas maneiras diferentes. Então, da próxima vez que você fizer o mix, por que não experimentar algo um pouco diferente?

Lembre-se, a chave para um bom chocolate quente é usar ingredientes de alta qualidade e adicionar seu próprio toque pessoal. Então, seja criativo, divirta-se e, acima de tudo, aproveite cada gole do seu perfeito chocolate.

E agora, com esta receita fácil, você nunca mais precisará comprar o mix de supermercado novamente. Então, vá em frente, experimente, e desfrute do luxo do perfeito chocolate quente caseiro.

VEJA TAMBÉM: CAPPUCCINO CASEIRO, mais um mix delicioso para ter em casa, do blog pitadinha

Compartilhe essa receita:

Facebook
Twitter
Pinterest
Classifique o quanto essa receita foi útil:
5/5