Cenouras assadas com manteiga alho e mel

5/5
Como fazer cenoura assada com molho de manteiga e mel, facil e deliciosa

Sumário

Receita fácil de cenouras assadas com manteiga e um toque adocicado de mel. Essa receita rende 4 porções de acompanhamento, caso queira dobrar a receita utilize uma segunda assadeira e inverta a posição no forno para que as duas assadeiras tenham o mesmo tempo de cozimento
cenouras assadas com manteiga e mel

Cenouras assadas com manteiga tem um toque aveludado e um sabor adocicado do mel. Eu jamais imaginei o quanto valorizaria essa receita antes de fazê-la.

O toque que a manteiga dá no caramelizar da cenoura é insubstituível. Mas descobri que dá para reduzi-la. Dividindo a quantidade ao meio substituindo por um bom azeite.

Molho de manteiga, mel e alho

Falei anteroirmente sobre como a manteiga dá um toque aveludado nessa preparação, não é?

Pois saiba que você poderá usar normalmente esse molho amanteigado não só sobre as cenouras assadas como também para quase todo tipo de vegetal assado que queiras preparar.

Principalmente sobre raízes e abóboras, esse molho amanteigado carameliza e adocica os vegetais assados.

Se engana quem imagina ser um molho elaborado. Manteiga derretida, com alho em pedacinhos somente até começar perfumar. Depois disso tempera com páprica e mel e está pronto para cobrir os palitos de cenoura.

Simples assim.

Cenouras assadas e a versão vegana

Como comentei anteriormente existe a versão menos calórica, substituindo parte da manteiga por azeite.

A versão vegana substitui totalmente a manteiga por azeite e o mel por melado. Nesse caso leve o azeite para uma frigideira, quando estiver começando a esquentar, leve o alho junto e mexa só até que comece a perfumar, desligue o fogo e adicione melado e a páprica na mesma quantidade da versão tradicional. Um adendo, nesse caso corrija o sal até ficar ao seu gosto, pois na versão tradicional utilizamos a manteiga salgada, isso pode influenciar e fazer com que a versão das cenouras assadas vegana necessite um pouquinho mais de sal.

Posso congelar as cenouras assadas?

Pode, com algumas ressalvas.

  • Assar por menos tempo. Sim, as cenouras congeladas terão as fibras quebradas com o frio do congelador, por isso retire as cenouras do forno na metade do tempo da receita, depois, ao descongelar você finaliza o cozimento no forno ao aquece-las.
  • Não finalize com o molho de manteiga, você pode preparar um novo lote na hora de servir ou se não conservar pequenas porções no freezer da manteiga temperada por até 1 mês. Use metade e guarde metade para regar depois que descongelar.
  • A textura das cenouras assadas descongeladas nunca serão igual as preparadas na hora, sabemos que a textura perde um pouco. Mas é uma ótima alternativa para quem faz a comida para levar em marmitas para o trabalho.

Sabendo disso, essa receita pode ser conservada no freezer por até 60 dias, mais saiba que quanto maior o tempo de freezer mais a textura se perderá. Congelar é uma boa alternativa desde que você consuma em até 15 dias.

Preparar com antecedência ou em maiores quantidades

Vai servir um jantar? Preparar para uma turma maior que 4 pessoas?

Ótimas notícias para você, você pode dobrar a receita com facilidade, sem que isso te tome mais tempo e até preparar a receita com um dia de antecedência. Assim sobra mais tempo para você preparar outras coisas.

cenouras assadas com manteiga e mel

Cenouras assadas com manteiga e mel

Receita fácil de cenouras assadas com manteiga e um toque adocicado de mel. Essa receita rende 4 porções de acompanhamento, caso queira dobrar a receita utilize uma segunda assadeira e inverta a posição no forno para que as duas assadeiras tenham o mesmo tempo de cozimento
Ariana Pazzini
Preparo: 15 minutes
Cozimento: 40 minutes
Tipo: Acompanhamento
Cozinha: Americana
Keyword: cenoura assada, cenoura com manteiga, cenoura com mel, cenoura macia
Porções: 4 porções

Equipamentos

1 assadeira ou refratário que vá ao forno

Ingredientes

Instruções

  • Pré aqueça o forno em 180ºC,
  • Descasque as cenouras e corte ao meio no sentindo do comprimento. Corte em bastões de aproximadamente 3 centímetros de largura, cenouras largas, cenouras mais fininhas, existe de todos os tipos por isso não consigo precisar o rendimento dos seus palitos.
    1,5 kg de cenouras
  • Adicione a manteiga em uma panelinha pequena e leve ao fogo baixo, quando derreter completamente adicione o alho, sempre em fogo baixo, espere o alho soltar aquele aroma gostoso que acontece antes de dourar e desligue o fogo.
    4 colheres (de sopa) de manteiga, 3 dentes de alho
  • Adicione o mel a manteiga, a páprica e uma pitadinha de pimenta do reino e mexa até incorporar.
    1 pitada de pimenta do reino, 1 colher (de chá) de páprica, 3 colheres (de sopa) de mel
  • Regue os palitos de cenoura com metade dessa mistura de manteiga, mexa bem até que todos os palitos estejam besuntados, coloque os palitos de cenoura em uma assadeira ou refratário de vidro de forma que não fique sobrepostas. Se não tiver um recipiente grande suficiente coloque em duas assadeiras ou faça duas fornadas.
  • Tempere com o sal e as folhas de tomilho, e leve para o forno por 20 minutos, mexa para que doure uniformemente e volte ao forno por mais 15 ou 20 minutos, até que esteja macias mas ainda tenras.
    1 colher (de chá) de sal, 2 ramos de tomilho
  • Retire do forno e ainda quente regue com a outra parte da manteiga temperada.
  • Corrija o sal e sirva quentinho.

Notas

Essa receita se conserva bem por até 5 dias na geladeira. Perfeito para quem leva marmitas prontas para o trabalho ou também para simplificar o dia a dia e ter uma preparação sempre pronta.

Nota privada

Salvar Receita
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!

Outros vegetais que podem te interessar:

Salada fácil de beterraba cremosa

Vagem assada com azeite

Quiabo assado crocante

Compartilhe essa receita:

Facebook
Twitter
Pinterest

ainda com fome? aqui tem mais

Classifique o quanto essa receita foi útil:
5/5