Este picles de beterraba faz parte de um ciclo de postagens sobre como fazer picles caseiro de forma rápida.
O que diferencia uma receita da outra é o corte e sabor do vegetal, seus temperos e especiarias.
Esta receita de picles de beterraba é agridoce, além do açúcar adicionado na salmoura, a beterraba acrescenta sabor e doçura para o picles.
Por isso uso e abuso de especiarias de sabor docinho, que contrasta com o sabor ácido da salmoura e harmoniza com a beterraba.
Você perceberá a beleza desta conserva, a beterraba tinge a salmoura que poderá ser usada no tempero de saladas, colorindo e saborizando seus vegetais.
Fiz esta conserva de duas formas diferentes:
Para a beterraba amarela, fatiei finamente com um mandolin, neste caso não é necessário cozinhar antes, a textura é deliciosamente crocante.
Para a beterraba vermelha, eu queria uma textura um pouco mais macia, grandes pedaços costumam ficar bem mais crocantes, com isso lavei a beterraba muito bem e depois cozinhei elas inteiras por 20 minutos, retirei da água, passei por um recipiente com água gelada e gelo até frear todo o cozimento, depois disso só sequei e cortei em 6-8 partes, dependendo do tamanho da beterraba.
Se você gosta da textura crocante da beterraba, não é necessário cozinhar antes, mude o formato para morder com mais facilidade, faça palitos como os de batata frita para seu picles, ficarão crocantes e super fácil de consumir como petisco.
Gosto de utilizar o vinagre de maçã para compor este picles.
Vinagre de arroz ou de vinho também são ótimas opções.
Temperos para o picles de beterraba
Chegou a hora de adicionar sabor ao picles
- Cebola não pode faltar
- Erva doce, folhas ou sementes
- pimenta do reino em grão
- cravo da india
- folha de louro
- alho
- semente de mostarda
- semente de coentro
- Semente de endro
Todos estes temperos e especiarias harmonizam bem com a doçura do picles de beterraba.
Picles de Beterraba
Equipamentos
Ingredientes
- 10 beterrabas pequenas
- 6 grãos de pimenta do reino
- 1/2 colher (de sopa) de semente de mostarda
- 8 grãos de semente de coentro
- 1 cebola (pequena cortada em 4 partes )
- 1 dente de alho
- folhas de erva doce ((opcional))
Para a salmoura
- 2 xícaras (de chá) de vinagre de maçã
- 2 xícaras (de chá) de água (mineral ou filtrada)
- 4 colheres (de sopa) de açúcar
- 2 colheres (de sopa) de sal
Instruções
- Fatie a beterraba com o mandolin ou leve a beterraba para uma panela com água fervente e deixe cozinhar por 20 minutos, transfira para um recipiente com água gelada para frear o cozimento, escorra e corte em 6 partes iguais
- Na panela pequena adicione os ingredientes da salmoura e leve ao fogo alto até ferver e diluir todo o açúcar, conte 5 minutos e desligue
- Adicione nos potes de vidro a beterraba cortada ou fatiada, adicione as especiarias e temperos, cebola e alho em camadas, e adicione por cima com a ajuda de um funil o líquido da salmoura ainda quente, dê leves batidinhas do vidro contra a mesa para que saia todo o ar que possa ter ficado entre as fatias de beterraba, se ainda restar bolhas de ar, com auxílio de um hashi, mergulhe-o até chegar proximo da bolha para que ela escape, tampe com o líquido ainda quente
- Leve seus potes de picles de beterraba para uma panela que tenha pelo menos a mesma altura do pote, adicione água na panela até a altura do gargalo do pote, leve ao fogo e assim que ferver conte 10 minutos, retire com cuidado para não se queimar o pote da panela e deixe esfriar sobre uma toalha,
- Guarde na geladeira depois de completamente frio e consuma em até 60 dias.
Notas
Nota privada
Salvar Receita Receita Salva!Quer saber mais sobre picles de geladeira?
Confira aqui: Salmoura Básica e Dicas para o picles caseiro