Se você como eu sente o cheiro de longe de castanha caramelada ao entrar no shopping, esta receita é para você.
Eu sou apaixonado por esta castanha com casquinha açúcarada que dá vontade de comer como pipoca.
Desde que descobrimos esta receita economizamos bastante. Faça em casa e tenha castanhas carameladas por semanas. Leve com você para assistir um filme no netflix, na bolsa para o trabalho ou quebre em pedaços menores para salpicar sobre o sorvete.
A receita é fácil e pode ser feita em poucos minutos (menos que 5 minutos no fogão).
Dica especial para a castanha caramelada mais gostosa do mundo.
Vou deixar nas instruções as fotos do passo a passo mas resolvi antecipar logo no início deste texto uma informação importante. Quando tudo parecer desandado, suas castanhas com cara de que açucarou e você irá perder toda a receita, respira. Isso é osinal de que você está no caminho certo.
Antes de tudo o açúcar empelota e fica opaco, continue mexendo que o resultado chegará. (Veja o empelotamento no passo x)
Logo na sequência o caramelado começa a ficar mais fino e a colherada de manteiga dará todo o brilho que suas castanhas carameladas precisam.
Variações de castanhas carameladas
Eu preparei esta receita com castanha de caju. Mas isso não quer dizer que você não possa utilizar outra variedade de castanhas.
Experiemte com amendoins, amêndoas, nozes (borboleta e pecan) ou um mix delas, lembre-se de sempre utilizar castanhas torradas.
Outra informação importante: Esta é a receita básica.
Você pode junto da etapa da manteiga adicionar canela em pó, noz moscada, gengibre em pó, salpique um pouquinho de cada para um resultado mais picante.
Flor de sal no final também dá um toque maravilhoso ao caramelado.
Enquanto escrevia este post pensei, Por que não fazer um trail mix caseiro?
Gotas de chocolate, semente de abóbora, frutas secas, combine estes ingredientes a sua castanha caramelada e deixe seu lanchinho da tarde mais saboroso.
E por que não unir esta castanha caramelada na sua receita de granola caseira?
Para os dois casos acima não se esqueça de esperar que a castanha esfrie para não derreter e grudar nos outros ingredientes.
Algumas recomendações especiais:
- Evite queimar o caramelo. Caramelo queima em um piscar de olhos. E ai, sua receita vai para o lixo, e não é este o resultado que esperamos! Por isso mantenha o fogo médio baixo, controle a ansiedade de deixar no fogo alto para acabar rapidinho.
- Você consegue dobrar a receita facilmente porém é necessário também uma panela com maior espaço.
Castanha de caju caramelada
Equipamentos
Ingredientes
- 200 g de açúcar
- 2/3 xícara (de chá) de água (de chá de água)
- 300 g de castanha de caju
- 1/2 colher (de sopa) de manteiga sem sal
Instruções
- Em uma panela adicione o açúcar e a água, misture e leve ao fogo até começar ferver,
- Adicione as castanhas, abaixe o fogo para temperatura média e mexa constantemente com uma colher de pau até começar a açucarar,
- Continue mexendo, você verá a casquinha ficar branca e na sequência ficar douradinha,
- Adicione a manteiga sobre as castanhas carameladas e mexa para que todas elas estejam recobertas por esta camada de manteiga (assim elas não grudarão umas nas outras),
- Despeje em um pote de tampa hermética e espere esfriar para fechar. Conserve por até 30 dias.