Brigadeiro de colher cremoso

5/5

Sumário

Aprenda a fazer um brigadeiro de panela de comer de colher. Um brigadeiro cremoso, saboroso e lisinho.
como fazer brigadeiro de panela cremoso para comer de colher

Eu já até pensei em incluir no meu linkedin que sou profissional em brigadeiro de colher. rs Isso porque meu brigadeiro de colher é a receita mais famosa da minha cozinha.

Por muitos anos eu tive uma brigaderia e tenho muito orgulho e saudosismo dessa época.

Então seja você é alguém que está em busca de uma receita perfeitamente cremosa de brigadeiro de panela para assistir sua série predileta ou então está buscando uma receita para preparar e vender, aqui nesse post vou te dar as melhores dicas que aprendi testando durante muitos anos para preparar um brigadeiro de colher perfeitamente cremoso.

O que torna o brigadeiro cremoso?

O segredo da textura cremosa da Brigadeiro de colher está na forma como é cozido.

Esta sobremesa é feita cozinhando leite condensado chocolate meio amargo e manteiga em fogo brando até engrossar. O cozimento lento em fogo brando permite que os ingredientes se misturem e criem uma textura suave e cremosa.

Se a chama do fogo for alta ou então o brigadeiro não for mexido constantemente passando a espátula tanto por todas as partes internas das paredes da panela como também todos os cantinhos do fundo o brigadeiro pode queimar. E ao queimar o leite condensado cristaliza formando então gruminhos que acabará com a textura lisinha do seu brigadeiro de colher.

Então não se apresse e aumente a chama do fogão. Mantenha o fogo o mais baixo possível e mexa o doce constantemente.

 

O papel importante da manteiga no brigadeiro de colher

A manteiga desempenha um papel essencial na textura e no sabor do Brigadeiro de colher. Ela é adicionada à mistura para lhe dar uma textura rica e cremosa e para realçar o sabor do chocolate. A manteiga também ajuda a evitar que a mistura grude na panela e queime. É importante usar manteiga sem sal nesta receita para evitar que a sobremesa fique com sabor.

Recomendo que você utilize manteiga para preparar o brigadeiro cremoso, margarina além de mudar a textura final do brigadeiro é cheia de sabores artificiais na maioria das vezes. Se você pretende substituir a manteiga nessa receita opte por substituir em igual quantidade por creme de leite para que não altere na cremosidade final do brigadeiro de panela.

Substituindo o chocolate amargo por branco ou ao leite

Adianto que o chocolate que mais traz equilibrio para essa receita é o chocolate meio amargo. Veja bem, o leite condençado traz muito da sua doçura para a receita.  O chocolate meio amargo equilibra tudo e vai por mim, mesmo se você não é fã do chocolate meio amargo, ainda assim pode utiliza-lo sem medo. Por conta do leite condensado ele não ficará amargo.

Ainda assim você pode substituir pela mesma quantidade tanto do chocolate ao leite como também do chocolate branco. Só tenha ainda mais cuidado ao mexer o brigadeiro no fundo e nas laterais pois o ponto de queima dessas outras duas variações é ainda mais delicado principalmente se tratando do chocolate branco.

Quando fazia brigadeiro de colher para a minha brigaderia eu utilizava duas marcas de chocolate meio amargo que elevava o nível das duas receitas. 

O meu queridinho, brasileiro de altíssima qualidade era o chocolate AMMA. Na versão chocolate 100% cacau que me rendia brigadeiros densos , saborosos e extremamente cremosos ou então na versão mais delicada e ainda assim super saborosa 85% cacau.

Inegavelmente esses são os meus prediletos de toda a vida. Cada porcentagem de cacau tem um sabor completamente diferente, já fiz brigadeiros em todas as versões. Se você está pensando em preparar brigadeiro cremoso para vender considere preparar seu brigadeiro com chocolates nobres como esse. O valor agregado ao produto vale muito a pena.

Outro chocolate que utilizava em meus brigadeiros é o chocolate belga callebaut. A versão 85% cacau desse chocolate rende um brigadeiro super cremoso e saboroso.

como fazer brigadeiro de panela cremoso para comer de colher

Brigadeiro de colher cremoso e lisinho

Aprenda a fazer um brigadeiro de panela de comer de colher. Um brigadeiro cremoso, saboroso e lisinho.
Ariana Pazzini
Preparo: 5 minutes
Cozimento: 15 minutes
Tempo de resfriar: 1 hour
Total: 1 hour 20 minutes
Tipo: Sobremesa
Cozinha: brasileira
Keyword: brigadeiro cremoso, brigadeiro de colher, brigadeiro de panela
Porções: 6 pessoas

Ingredientes

Instruções

  • Em uma panela adicione a 1 colher (de sopa) de manteiga, os 80 g de chocolate meio amargo e a 1 lata de leite condensado.
    como fazer brigadeiro de panela cremoso para comer de colher
  • Leve a panela para a boca de fogo mais baixo do seu fogão
  • Mexa sempre passando a espátula de silicone por todo o fundo da panela e paredes internas com atenção para que não queime o brigadeiro
  • Mexa até que ao passar a espátula pelo fundo da panela, o doce abre um caminho a ponto de você ver o fundo da panela e se junte depois
    como fazer brigadeiro de panela cremoso para comer de colher
  • Verta o brigadeiro cremoso para um prato e espere esfriar por pelo menos 1 hora
    como fazer brigadeiro de panela cremoso para comer de colher
  • Coma de colher o brigadeiro morno ou então leve para gelar para comer o brigadeiro gelado.
    como fazer brigadeiro de panela cremoso para comer de colher

Vídeo

Notas

Você pode substituir o chocolate meio amargo por chocolate ao leite ou branco. Portanto o ponto de queima para esses dois chocolates é um pouco mais delicado, tome ainda mais cuidado para não queimar.
Você pode substituir a manteiga por creme de leite na mesma quantidade. Evite substituir a manteiga por margarina.
Você pode substituir o chocolate meio amargo também por 2 colheres (de sopa) de cacau em pó.
 

Nota privada

Salvar Receita
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!

Variações do Brigadeiro de colher

Cada casa brasileira tem uma variação perfeita do brigadeiro de colher. Vou deixar aqui minhas contribuições das variações que fazemos aqui em casa e combina super bem:

  • NUTELLA – Quando seu brigadeiro de colher ficar pronto adicione 2 colheres (de sopa) de nutella. O sabor delicioso do creme de avelâ além de adicionar sabor, agregará a textura do doce.
  • MANTEIGA DE AMENDOIM – eu sou maluca no sabor da manteiga de amendoim. Adicione 2 colheres (de sopa) de manteiga de amendoim para dar o sabor e acrescentar mais maciez para seu brigadeiro por conta da gordura do amendoim.
  • XERÉM DE CASTANHAS – Para deixar o brigadeiro cremoso com o crocante contratante das castanhas é muito fácil. Adicione no final da receita 1/4 de xícara de (chá) de castanhas como amendoim, castanha de caju ou nozes.
  • CAFÉ SOLÚVEL – Escolha um café solúvel de qualidade. Adicione 1 colher (de chá) na panela junto dos outros ingredientes para um sabor de brigadeiro de café.
  • LEITE CONDENSADO COZIDO – Substituir o leite condensado por leite condensado cozido confere ainda mais cremosidade ao brigadeiro de colher, sem contar o sabor forte do doce de leite que deixará seu brigadeiro com sabor de fudge, aquele docinho americano super cremoso.

Como armazenar o Brigadeiro de colher

Se você tiver algum sobra de Brigadeiro de colher, você pode armazená-lo em um recipiente hermético à temperatura ambiente por até 3 dias. Depois disso ele começará a cristalizar.

Para evitar que crie aquela casquinha cristalizada tão tradicional no dia seguinte do brigadeiro, coloque um plástico filme bem rente a superfície do brigadeiro.

como fazer brigadeiro de panela cremoso para comer de colher

Posso congelar o Brigadeiro de colher?

Sim, você pode congelar a Brigadeiro de colher por até 3 meses.

Para congelar, coloque o brigadeiro em um recipiente hermético e leve ao congelador. 

Quando quiser descongelar retire do freezer e deixe descongelar na geladeira na noite anterior. Se tiver realmente com pressa pode deixar em temperatura ambiente, sabendo que pode suar e danificar um pouco o seu brigadeiro (nada que ficará ruim mas diminuirá o tempo útil) nesse caso descongela em 30 minutos. 

Se sobrou ou então você não quer acabar com o brigadeiro em minutos congele pequenas porções para sempre que der uma vontade de comer um brigadeiro cremoso ele estará só esperando por você e sua colher.

Da mesma forma, se você está preparando uma quantidade maior para servir em uma festa por exemplo, prepare com bastante antecedência e congele. Chegando a data da sua festa, leve na noite anterior para o refrigerador. 

Perdeu o ponto do brigadeiro?

Parece bobeira mas perder o ponto do brigadeiro de colher é mais fácil que fazer o brigadeiro boleável. Isso porque o brigadeiro cremoso depois de uma hora já tem uma textura completamente diferente do brigadeiro que acaba de sair da panela.

Mas para tudo temos a solução:

BRIGADEIRO FICOU MOLE DEMAIS: Se o seu brigadeiro esfriou e você percebeu que a textura é mole demais. Não tem problema, volte o brigadeiro para a panela e em fogo bem baixo e mexendo sempre cozinhe o brigadeiro um pouco mais até perceber que forma-se um caminho no brigadeiro a ponto de ver o fundo da panela. Mais uma vez o aviso, fogo baixo e mexendo sempre.

BRIGADEIRO ENDURECEU DEMAIS: Isso também pode acontecer e seu brigadeiro ficar duro no ponto de bolear. Para voltar a cremosidade do seu brigadeiro de panela, volte para a panela e adicione 2 colheres (de sopa) de creme de leite, leve ao fogo bem baixo e mexa até o brigadeiro absorver o creme de leite completamente.

como fazer brigadeiro de colher super cremoso - brigadeiro de panela com chocolate meio amargo

Bonus: Brigadeiro de colher de micro-ondas

Quer preparar essa receita em minutos?

A versão brigadeiro de colher de micro-ondas é super fácil de fazer.

Para começar essa conversa, você precisará de  um recipiente de vidro bem fundo pois o leite condensado irá subir e pode acabar no prato do seu micro-ondas.

Coloque todos os ingredientes do brigadeiro nessa vasilha e leve ao micro-ondas por 2 minutos.

Tire a vasilha do microondas, mexa vigorosamente até que todos os ingredientes estejam perfeitamente misturados.

Agora você vai levar mais 3 vezes ao microondas por 1 minuto novamente em potência alta, mexendo ao fim de cada minuto.

Pronto, agora deixe esfriar po uma hora antes de servir.

Em conclusão, o Brigadeiro de colher é uma sobremesa deliciosa e indulgente, perfeita para satisfazer sua vontade de doce. Com sua textura rica e cremosa, com certeza se tornará uma sobremesa favorita para suas sessões de maratonas de séries do netflix. Seguindo estas dicas e variações, você pode criar o brigadeiro de colher perfeito para qualquer ocasião. Portanto, vá em frente, entregue-se à última receita cremosa de Brigadeiro de colher agora – sua colher aguarda! 🥄

salve essa receita no pinterest para fazer depois:

Como fazer o perfeito brigadeiro de panela para comer de colher - Dicas e truques para um brigadeiro lisinho e cremoso sem perder o ponto

Mais receitas gostosas

Obrigado por chegar até aqui. Estou feliz de te ter aqui comigo e de te contar a forma com que eu deixo o meu brigadeiro de colher cremoso e especial. Antes de ir embora talvez goste dessas receitas também:

  1. DANONINHO DE INHAME – Prepare essa receita de danoninho super saudável para as crianças, trazendo para ela opções gostosas com essa receita super nutritiva.
  2. PÃO DE QUEIJO – Pãozinho de queijo de liquidificador com sementes super fácil de fazer afinal é uma receita de liquidificador.
  3. APPLE SAUCE – Essa maravilha de pasta de maçã é perfeita para rechear, adoçar e o que mais você quiser.
  4. WAFFLE OU PANQUECA DE CHOCOLATE – Waffle de cacau e banana para deixar o seu café da manhã ainda mais saboroso.

Compartilhe essa receita:

Facebook
Twitter
Pinterest

ainda com fome? aqui tem mais

Classifique o quanto essa receita foi útil:
5/5