Somos loucos pela crocância da batata doce assada no forno.
Seja para complementar nossas marmitas, para substituir a batata frita do combo do hambúrguer ou para petiscar com amigos e cerveja. Seja como for ela torna a refeição especial.
SALGADINHA, CROCANTE, DEFUMADA
Fazemos esta receita de batata doce desde sempre e temos alguns truques para que ela fique super crocante por fora, tentei reunoir todos eles aqui neste post.
Para palitos de batata doce assada bem crocantes:
- Corte seus palitos de batata doce bem fininhos. Caso você prefira os seus palitinhos bem crocantes, lembre-se de corta-los com menos de 1cm de expessura.
Se você já tentou cortar batata doce em palitos antes vai se lembrar do quanto são duras. Mas tenho alguns passos que posso ajudar:
- Descasque se preferir e depois faça um corte reto em um dos lados da sua batata doce. Isso nos servirá de apoio para a batata doce não ficar dançando na tábua enquanto cortamos ela.
- Coloque este lado reto que você acaba de fazer virado para a tábua (ficou mais estável!) e agora fatie sua batata doce para conseguir placas de até 1 cm.
- Fatie toda a batata doce e depois empilhe 2 ou 3 placas desta, fatie novamente com expessura máxima de 1 cm.
- Pronto, agora você tem palitos fininhos de batata doce para assar em seu forno.
2. Não sobreponha seus palitos na assadeira. Esta receita me rende 2 assadeiras grandes de batata doce no meu forno. Caso queira pode fazer metade da receita. Lembrando que, ela seca bem no forno e diminui bastante o resultado final. Lembre sempre de deixar seus palitinhos com espaço entre eles e nunca sobreponha, faça uma camada fina.
3. Temperatura ideal entre 200 e 230°C. Mais baixo que isso seus palitos de batata doce ficarão macios, mais alto que isso eles queimarão com muita rapidez e você pode perder o ponto.
4. Vire para dourar. Na metade do tempo com o auxílio de uma espátula vire seus palitinhos de batata doce para assar o outro lado. Se possível inverta também as assadeiras. A assadeira que estava na parte de baixo vai para cima e vice versa.
Para palitos crocante por fora e macios por dentro
Bom, estas dicas é para garantir a maciez por dentro da sua batata doce. O exterior ficará levemente crocante. Gosto desta textura quando vou levar na marmita ou para acompanhamento.
Corte suas fatias um pouquinho mais grossas. 1,5 cm é suficiente. Assim o interior leva mais tempo para secar e fica macio.
Outra alternativa é passar seus palitos de batata doce por água quente. Coloque uma panela de água para ferver, quando ferver jogue a batata doce fatiada e deixe cozinhar por 10 minutos, escorra e então prossiga normalmente a receita.
Batata doce assada no forno
Equipamentos
Ingredientes
- 5 und de batata doce (de tamanho médio)
- 1 colher (de sopa) de páprica defumada
- 3 dentes de alho (fatiados ou processados)
- 1 colher (de sopa) de ervas finas (secas)
- 1 colher (de sopa) de sal
- 6 colher (de sopa) de azeite
- salsa finamente picada ((opcional))
Instruções
- Pré aqueça seu forno em 200°C. Unte e forre sua assadeira com papel manteiga.
- Descasque as batatas doce e corte em palitos de até 1 cm de expessura, reserve.
- Misture todos os temperos (exceto a salsa) e verta sobre os palitos de batata doce.
- Massageie a batata doce de forma que todos os palitos recebam o tempero de forma integral.
- Transfira os palitos de batata doce para a assadeira forrada com papel manteiga, certifique que nenhum palito sobreponha o outro, use duas assadeiras se precisar,
- Leve ao forno pré aquecido por 15 minutos, retire, vire seus palitos com o auxílio de uma espátula para assar a parte de baixo e volte ao forno por mais 15 minutos ou até que esteja dourado e crocante.
- Com o auxílio de uma espátula, retire os palitos de batata doce da assadeira, salpique sobre eles a salsa e se necessário ajuste o sal.
Vídeo
Nota privada
Salvar Receita Receita Salva!Gosta de legumes assados? Vem ver que delicia esta assadeira de legumes variados que fizemos no forno para complementar a marmita da semana.
E este antepasto de berinjela e abobrinha assado que fica ainda mais gostoso no dia seguinte.