Arroz na bimby – No cesto a minha maneira

5/5

Sumário

O método que preparamos arroz branco na bimby e aproveitamos o vapor para cozer peixe e vegetais na varoma.
receita bimby - arroz no cesto e legumes e peixe na varoma

Arroz na bimby tem várias formas de fazer. No copo, no cesto e até na varoma. Eu já testei todas as formas e confersso que o arroz no cesto da bimby é a escolha ideal aqui para casa.

Eu preparo arroz dessa forma dia sim, dia não, aproveitamos o arroz cozido por 2 dias, o que sobra fica na geladeira para o dia seguinte e acaba se transformando em arroz de brócolis, arroz de cenoura ou algo assim para aproveitar as sobras.

O vapor gerado dentro da Bimby é produzido pelo aquecimento da água na jarra. Quando a água atinge a temperatura de ebulição, ela se transforma em vapor. Esse vapor é então direcionado para o cesto onde o arroz está localizado. O calor do vapor cozinha o arroz de maneira uniforme e eficiente.

como fazer arroz agulha soltinho no robot de cozinha bimby tm6

O motivo de eu sempre utilizar esse método é:

  • PRATICIDADE: Preparando o arroz no cesto sempre aproveito o vapor para cozer vegetais na varoma e filet de peixe no tabuleiro. Tenho assim uma refeição simples em 20 minutos sem trabalho algum.
  • SOLTINHO: Para o arroz agulha, que é o que eu utilizo esse é o método que me saiu um arroz mais soltinho como eu gosto. O arroz além de não ficar duro ou empapado me dá a segurança de ter sempre arroz soltinho todas as vezes.
  • VARIAÇÕES: Quando não faço o arroz branco, preparo com um refogado de cenoura, adiciono ervilha congelada, milho ou brócolis com amêndoas. De todas as formas fica perfeito e soltinho.
receita bimby - arroz no cesto e legumes e peixe na varoma

Arroz agulha seco na bimby

O método que preparamos arroz branco na bimby e aproveitamos o vapor para cozer peixe e vegetais na varoma.
Ariana Pazzini
Preparo: 5 minutes
Cozimento: 20 minutes
0 minutes
Total: 25 minutes
Tipo: Acompanhamento
Cozinha: bimby
Keyword: arroz na bimby, arroz no cesto, arroz seco, arroz thermomix, bimbytm6, robot de cozinha
Porções: 4 pessoas

Equipamentos

1 robot de cozinha bimby tm6

Ingredientes

Para o arroz no cesto:

  • 1000 g água
  • 1 ½ colher (de chá) de sal
  • 1 fio de azeite
  • 250 g arroz agulha
  • 1 folha de louro
  • 1 colher (de chá) de cebola e alho ( seco)

Para a varoma:

  • 250 g de filet de peixe
  • 1 cabeça de brocolos.
  • Sal e pimenta do reino para temperar

Instruções

  • Corte o brocolis em florets e coloque na varoma. Reserve.
  • Forre o tabuleiro com papel vegetal molhado lembrando de não fechar os orificios do lado e posicione os filets de peixe.
  • Tempere os filets com sal e pimenta, vire e faça o mesmo do outro lado.
  • Posicione o tabuleiro sobre a varoma, tampe e reserve.
  • Coloque no copo a água, o sal e o azeite.
  • Coloque noo cesto o arroz e passe por água corrente para lavar os grãos.
  • Coloque o cesto no copo e adicione a cebola e alho secos assim como a folha de louro, envolva com a ajuda da espátula.
  • Coloque a tampa sem o copo medidor e posicione a varoma sobre ela.
  • Programe 20 min/temp. Varoma /vel 4.
  • Ao terminar o tempo retire a varoma, com ajuda da espátula, retire o cesto com o arroz.
  • Verta o arroz em um recipiente e com um garfo desfaça os blocos deixando-o soltinho.
  • Se qiuser passe os filés ou brócolis na frigideira com um bocadinho de manteiga para dourar.
  • Sirva quentinho.

Notas

Para Arroz integral: mude o tempo para 45 minutos e aumente a quantidade de água para 1200 g. Nesse caso, retire a varoma com os vegetais e filéts de peixe ao completar 20 minutos. Quando preparo o arroz integral na bimby seleciono o tempo normal da receita. 20 minutos, adiciono a varoma e quando termino o tempo retiro o peixe e os vegetais. Na sequencia coloco a rede anti salpicos na bimby e programo mais 25 minutos para terminar de cozer o arroz no cesto.

Nota privada

Salvar Receita
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!

Algumas variações para o arroz branco seco feito no cesto da bimby:

  1. Arroz aromático: Adicione temperos como cravo, cardamomo, canela em pau e folhas de louro à água enquanto cozinha o arroz para dar-lhe um aroma delicioso.
  2. Arroz de coco: Substitua parte da água por leite de coco para um sabor e aroma sutis de coco.
  3. Arroz de limão: Adicione raspas de limão à água para cozinhar para dar um sabor cítrico ao arroz.
  4. Arroz com ervas: Adicione ervas frescas picadas, como salsa, coentro ou manjericão, ao arroz no cesto da bimby antes de cozinhar para um sabor fresco e vibrante.
  5. Arroz de alho: Refogue alho picado em um pouco de azeite na Bimby antes de adicionar o arroz e a água para cozinhar. Isso dará um sabor rico e aromático ao arroz.
  6. Arroz de legumes: Adicione legumes picados, como cenoura, ervilha, pimentão, etc., ao arroz no cesto da bimby antes de cozinhar para uma refeição mais nutritiva e colorida.
  7. Arroz com castanhas: Adicione castanhas, como amêndoas ou castanhas de caju, ao arroz para dar-lhe uma textura crocante e um sabor rico.
  8. Arroz com passas: Adicione passas ao arroz antes de cozinhar para um toque de doçura e uma textura suculenta.
como cozinhar vegetais na varoma ao mesmo tempo de arroz seco no cesto da bimby

Rentabilizando a bimby:

Ideias do que pode ser cozinhado na varoma ao mesmo tempo que cozinha o arroz no cesto da bimby.

Enquanto você prepara o arroz no cesto da Bimby, você pode cozinhar uma variedade de alimentos na Varoma ao mesmo tempo. A Varoma é uma bandeja de vapor que se encaixa na parte superior da Bimby e permite cozinhar alimentos no vapor enquanto outros alimentos estão sendo preparados no recipiente principal. Aqui estão algumas ideias do que você pode cozinhar na Varoma enquanto prepara o arroz no cesto:

  1. Legumes: Brócolis, couve-flor, cenoura, abobrinha, berinjela, vagem, aspargos e qualquer outro vegetal que você goste podem ser cozidos no vapor na Varoma. Eles ficarão crocantes e cheios de sabor. Uma idéia é passar na frigideira com um bocadinho de manteiga para dourar e finalizar.
  2. Peixe: Filés de peixe, como salmão, tilápia, robalo, etc., podem ser cozidos perfeitamente na Varoma. Tempere o peixe com ervas, limão, alho ou seus temperos favoritos antes de colocá-lo na bandeja de vapor. Costumo temperar 30 minutos antes do preparo para que o peixe fique ainda mais saboroso. Outra dica é colocar alguns vegetais na varoma e os filés no tabuleiro. Forre o tabuleiro com papel manteiga molhado e não cubra os orifícios laterais. É por aí que o vapor sobre e cozinha seus filézinhos.
  3. Frango: Peitos de frango ou coxas podem ser cozidos na Varoma para uma opção de proteína saudável. Tempere o frango com ervas, especiarias ou molhos antes de colocá-lo na Varoma. Como os peixes, costumo temperar com um certo tempo de antecedência. No caso de aproveitar o vapor para cozinhar o frango aumente 2 minutos na preparação do arroz. Não afetará em nada o cozimento dos grãos..
  4. Tofu: Cubos de tofu podem ser cozidos no vapor na Varoma para uma opção vegetariana ou vegana de proteína. Tempere o tofu com molhos ou marinadas antes de colocá-lo na bandeja de vapor.
  5. Frutos do mar: Além do peixe, você também pode cozinhar camarão, mexilhões, vieiras ou outros frutos do mar na Varoma. Eles ficarão macios e suculentos quando cozidos no vapor.

Outras receitas bimby / thermomix aqui do blog:

Compartilhe essa receita:

Facebook
Twitter
Pinterest

ainda com fome? aqui tem mais

Classifique o quanto essa receita foi útil:
5/5