Receita de sopa de brócolis com queijo cremoso

Receita de Sopa de brócolis e queijo

por Ariana Pazzini
462 views
Uma sopa super confortante para dias de inverno. Sopa cremosa com queijo e o astro rei brócolis. Faça em menos de 30 minutos
receita simples de sopa de brocolis com queijo

Enfim abro por aqui a temporada de sopas com esta receita de sopa de brócolis toda cremosa com bastante queijo. Uma receita típica das mesas gringas que me surpreendeu demais no quão confortante é.

Desde que o inverno foi anunciado no Brasil que tenho uma lista enorme de receitas de sopas para estrear por aqui. Sou do time que ama sopa. Isso é claro, remete ao aconchego do meu lar na infância e do quanto minha mãe preparava sopas saborosas no inverno.

Esta sopa de brócolis não veio do caderno de receitas dela mas me deu um quentinho no coração como toda boa receita de sopa dá.

É uma receita muito simples certamente, de poucos ingredientes e feita em 30 minutos.

receita de sopa de brocolis e queijo - receita de inverno

A maioria das receitas que vi desta sopa cremosa com queijo e brócolis é regada a creme de leite e queijo cheddar. Esta, adaptada a realidade brasileira é feita com queijo minas padrão e leite.

Aproveitei para levantar nela uma das bandeiras que mais gosto aqui da minha cozinha que é o aproveitamento integral dos alimentos. Por mais que eu te peço para cortar floretes de brócolis do tamanho de uma mordida, o ideal é aproveitar também cada pedacinho do s galhos deste vegetal rico em vitamina C.

Para isso fatie os talos do brócolis finamente e adicione-os a sopa. Zero desperdício na cozinha!

Substituições e adaptações possíveis:

Se você tem acesso a um bom queijo cheddar (Não o queijo tipo cheddar super processado, rs) pode substituir na mesma proporção sem nenhum prejuízo. Digo o mesmo caso você queira substituir por queijo muçarela, o importante é respeitar a proporção do queijo.

O leite também pode ser substituído por creme de leite fresco, mas saiba que isso vai também enriquecer sua sopa em calorias visto que o creme de leite contém bem mais gordura que o leite em sí.

Insubstituível: O Brócolis, o rei desta sopa cremosa. Nesta receita o brócolis fica aldente, mas caso você goste de um brocolis mais molinho, deixe alguns minutos mais.

Você pode incluir também ervilhas frescas ou congeladas, finalizar com um crisp de bacon ou linguiça frita. Já fiz todas as adaptações acima e recomendo a variação de cada uma delas.

Opcional indispensável: Você vai me agradecer depois de servir sua sopa de brócolis com estas torradas de pão italiano. É o par perfeito! O mergulho da torrada na sopa cremosa, duvido não te fazer suspirar.

Possíveis variações desta sopa:

  • Quer deixar sua sopa verdinha? Pegue um mixer e bata a sopa até transforma-la em uma sopa creme. Você pode fazer isso no liquidificador também mas lembre-se que sopa quente no liquidificador pode fazer sua tampa voar longe e te queimar. Certifique-se de que a tampa esteja bem encaixada antes de ligar.
  • Para a versão sem glúten é só trocar a farinha de trigo por alguma farinha que seja livre de glúten.
  • Para a versão vegana você pode substituir o queijo por um queijo vegetal, o leite similarmente por leite de amêndoas e a manteiga por azeite.
receita simples de sopa de brocolis com queijo

Sopa cremosa de brócolis e queijo

Uma sopa super confortante para dias de inverno. Sopa cremosa com queijo e o astro rei brócolis. Faça em menos de 30 minutos
Preparo: 30 minutes
Tipo: jantar, Prato principal
Cozinha: Americana
Keyword: sopa cremosa, sopa de brocolis, sopa de queijo
Porções: 4 pessoas
Author: Ariana Pazzini

Ingredientes

  • 3 colheres (de sopa_ de manteiga
  • 1 unidade de cebola cortada em cubos
  • 2 unidades de cenouras cortadas em cubos
  • 3 dentes de alho
  • 1/4 de xícara (de chá) de farinha de trigo
  • 3 xícaras (de chá) de caldo de legumes ou água
  • 2 xícaras (de chá) de leite
  • 1 colher (de chá) de mostarda dijon ou mostarda amarela
  • 2 xícaras (de chá) de queijo meia cura ou muçarela ralado na hora, (guarde um pouquinho para decorar no final)
  • 1 cabeça de brócolis picado em pequenas flores (do tamanho de uma mordida) e seus galinhos fatiados finamente
  • sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Instruções

  • Aqueça a manteiga em uma panela grande em fogo médio até derreter.
  • Adicione a cebola e as cenouras e refogue por 5 minutos, mexendo ocasionalmente, até que a cebola fique transparente.
  • Junte o alho e refogue por mais 1-2 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar perfumado e dourado. Junte a farinha e refogue por mais 1 minuto, mexendo ocasionalmente.
  • Acrescente o caldo de legumes e mexa até que dilua a farinha e esteja homogêneo.
  • Junte o leite, tempere com o sal, a pimenta e a mostarda mexendo até incorporar.
  • Continue cozinhando em fogo médio até ferver. Reduza o fogo a seguir e adicione o brócolis e o queijo mexendo até incorporar. Continue cozinhando por mais 2 a 4 minutos ou até que o brócolis atinja o nível desejado de maciez.
  • Finalize com o que guardou do queijo e ajuste o sal e a pimenta se precisar

Vídeo

Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini or tag #arianapazzini!
Receita de inverno - Sopa de brócolis e queijo de 30 minutos

Olha isso também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos assumir que você está de acordo com isso, mas você pode recusar, se desejar. Aceitar Ler mais