Categorias
Marmitas para a semana Prato principal Receitas Receitas para as crianças

Como fazer kafta de carne moída para assar ou congelar

Minha versão de receita de kafta caseira feita com carne moída e temperos

Kafta de carne (abrasileirada) com bastante salsa, cebola e temperos era algo que sempre tivemos no congelador dos meus pais.
Era algo que a Ariana pequena sempre tinha de step principalmente se o jantar não agradasse meu paladar infantil.

Muito fácil retirar do freezer e assar para um jantar fácil com arroz branco e tomate.

Essa receita de kafta tem poucos ingredientes e é muito fácil de executar. Mas se você preferir a versão para assar na brasa, vou te explicar um segredinho que faz com que tudo dê certo.

Kafta para assar na brasa bem como kafta para assar na churrasqueira

  • Para assar na brasa (kafta no saquinho com espeto): Você precisará de um funil com bocal largo (aquele de encher linguiça). Abra um saquinho de gelinho e coloque em seu bocal o funil. Preencha metade do saquinho com a carne apertando para ficar compacto, adicione o espeto de madeira na carne e aperte bem a carne para moldar em volta do palito. Retire com cuidado o funil e coloque em uma assadeira. Faça até acabar toda a carne temperada da sua carne.

Esse é um hack que facilita fazer a cafta para congelar com o palitinho, porém não é essencial. Caso não tenha um funil suficiente largo você pode moldar com as mãos em volta do espeto, apertando para moldar igualmente.

  • Para assar no forno. Nesse caso o palitinho é desnecessário e pode inclusive atrapalhar caso você utilize a air fryer por exemplo. Com as mãos limpas molhe com agua gelada, pegue aproximadamente 1 xícara de carne temperada para a tábua e vá apertando a carne para que fique além de compacta em formato de croquete. Disponha em uma assadeira que caiba em seu freezer forrada com papel manteiga.
kafta de carne moída assada na air fry

Você pode fazer em formatos mais alongados ou menores como os meus, prefiro fazer kaftas menores para conseguir descongelar na air fryer com facilidade para o jantar das minhas crianças.

Kafta com carne moída ou carne de cordeiro?

Essa versão de kafta é a versão libanesa abrasileirada, pois utilizo carne vermelha no lugar da de cordeiro pela facilidade de encontrar no supermercado. Sei que existem tanto versões de países diferentes como também nomes diferentes referindo-se a mesma receita. Kofta, kofte e kafta são algumas formas diferentes de se referir ao mesmo prato.

Tem facilidade de encontrar carne de cordeiro?

Pode substituir completamente ou utilizar igualmente 50% de cada tipo de carne. Assim você chegará mais perto do sabor da receita de kafta original.

Como servir a kafta?

  • Proteína de churrasco. Além das mantas de carne estes espetinhos fazem sucesso no churrasco. Você pode servir com os acompanhamentos que serve no churrasco igualmente.
  • Churrasco de legumes. Essa para mim é a forma perfeita de servir essa receita. Faça legumes grelhados como cebola, abobrinha, pimentão, tomate, berinjela assados no carvão. Acompanhe com alguns espetinhos de kafta que você pode fazer com antecedência e congelar mas lembre de descongelar na noite anterior na geladeira para uma melhor experiencia.
  • Saladinha e só. Não preciso de nada além de uma salada de folhas verdes, homus e kafta para um almoço especial. Como disse no início esse é meu confort food até os dias atuais.
como fazer kafta de carne moída

Faça para acompanhar:

Homus verde, homus cor de rosa e homus tradicional.

Como congelar a Kafta depois de pronta?

Muito simples, após moldar a kafta disponha em uma assadeira que caiba em seu congelador forrado com papel manteiga. Leve ao freezer por 2 horas até que esteja bem durinho, só assim coloque em um saco para congelamento.

Anote a data que preparou no saquinho bem como a validade de 90 dias para melhor aproveitar seus espetinhos.

Descongelando na air fry ou forno

Para assar a kafta na air fry ou no forno, coloque-os no cesto ou em uma assadeira e pincele com azeite. Asse no forno pré aquecido ou air fry a 180°C por 15-20 minutos, ou até ficar dourado. Na metade do tempo vire as suas kaftas no forno ou sacuda o cesto da air fry.

Kafta com carne moída

Minha versão de receita de kafta caseira feita com carne moída e temperos
Preparo: 20 minutes
Cozimento: 20 minutes
Tipo: para congelar, Prato principal, refeições prontas
Cozinha: Libanesa
Keyword: cofta, como congelar kafta, espetinho libanes, kafta
Porções: 10 grandes

Ingredientes

  • 1 kg de carne moída
  • 1 und cebola em cubinhos pequenos
  • 1/4 de xícara (de chá) de salsa picada finamente
  • 1 colher (de sopa) de sal
  • 2 colheres (de chá) de pimenta do reino
  • 2 colheres (de chá) de especiarias páprica defumada, cominho, canela, noz moscada, semente de coentro, cravo, cardamomo, gengibre desidratado (tostado e triturado)

Instruções

Para as especiarias

  • Utilize as especiarias que tiver disponível, passe rapidamente pela frigideira e depois triture no liquidificador o seu mix de especiarias.
  • Faça uma quantidade maior do seu mox, armazene em um potinho para temperos e utilize 2 colheres (de chá) na nossa receita.

Misture a Carne da Kafta

  • Pique finamente a cebola e a salsinha. Quanto menores os cubinhos de cebola, melhor.
  • Adicione a carne, os temperos, a cebola e a salsa em uma tigela grande e misture até incorporar bem.

Prepare as kaftas

  • Para preparar primeiro transfira a mistura de kafta para a geladeira para esfriar por 30 minutos. Em seguida, divida a mistura em porções de cerca de 100 g, modele com as mãos em formato de croquete, pressionando firmemente. Você pode fazer o formato mais alongado ou não, não esqueça de deixar bem uniforme para assar igualmente.
  • Refrigere ou armazene no congelador pré congelando como falei no post acima.
  • Asse em churrasqueira, forno ou air fry até ficar douradinho por fora.

Notas

Para a churrasqueira : Aproximadamente 10 minutos virando na metade do tempo para dourar todos os lados.
Assado no forno ou airfry : para assar a kafta coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga pincele um fio de azeite por cada um. Asse no forno pré aquecido em 180°C por  15-20 minutos, ou até ficar dourado. Mesma potência e tempo na air fry remexendo o cesto na metade do tempo.
Faça com antecedência: você pode preparar a kafta com antecedência e guardá-los cobertos por papel filme na geladeira por 2-3 dias ou no freezer por até 90 dias. Em seguida, deixe-os descongelar na geladeira durante a noite antes de assar.
Sobrou kafta assada? Pode congelar e guardar no congelador para comer depois por até 30 dias, descongele e aqueça no microondas. Saiba que ela ficará mais ressecada que preparada na hora. Mesmo assim vale a pena não desperdiçar e guardar as sobras. Outra boa opção é aquecer na frigideira tampada com tomate e cebola que devolverá um pouquinho da umidade.
Não trabalhe demais a carne : você quer que a mistura fique bem combinada, mas não muito trabalhada. Caso contrário, você pode acabar com uma kafta seca.
Resfrie a mistura : Não pule esta etapa. 
Deixe os sabores se fundirem : faça a receita pelo menos no dia anterior que vá assar para permitir que os sabores se fundam e se desenvolvam.
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!
Quer aprender a economizar tempo e dinheiro na cozinha?Eu preparei um arquivo especial com um menu completo, instruções de preparo, dicas de armazenamento e lista de compras para você ir para a cozinha uma única vez e ter comida a semana toda! Baixe GRÁTIS aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O que achou? Avalie a receita!