como organizar a geladeira em setores

Organize sua geladeira – desafio quero comida de verdade

por Ariana Pazzini
246 views

Quando você está com fome, não quer gastar tempo procurando ingrediente perdido na geladeira, certo?

Sobras de semanas atrás, um pepino esquecido no fundo da gaveta que se deteriora, tudo isso é inimigo para sua saúde, tempo e bolso.

Meu desafio é limpar e setorizar para otimizar sua geladeira.

O primeiro passo a se fazer é:

  • tire tudo que está na geladeira, aproveite para já olhar a validade de alguns itens e jogar fora o que já está fora da validade. Depois limpe cada parte dela com um pano macio e 1 colher (de sopa) de bicarbonato em 2 litros de água morna.
  • Setorizar.

A maioria das geladeiras possuem 4 prateleiras e 2 gavetas (superior logo abaixo do freezer, inferior (abaixo da última prateleira)

1ª gaveta de frios: Mantenha os derivados do leite como queijo, iogurte, frios e embutidos que necessitam de boa refrigeração.

1ª prateleira: esta é a prateleira da segurança alimentar, perfeito para armazenar alimentos prontos que só precisa reaquecer(sobras e pratos prontos), leite e ovos. Sim, ovos e leite não deveriam ficar na porta da geladeira pois precisam de refrigeração constante.

2ª prateleira: pré prontos.Mantenha neste espaço uma salada de frutas, palitinhos de cenoura mergulhados em água filtrada, salada de pote, folhas higienizadas e secas, frutas e legumes pré cortados, tudo sempre em potinho bem fechado e de preferência transparente, para você bater o olho na hora da fome e usar estes kits saudáveis para um lanche.

3ª prateleira: destine está prateleira para alimentos crus que ainda precisarão ser cozidos como carnes que estão descongelando para logo mais irem para a panela (para evitar contaminação cruzada nunca coloque a carne para descongelar sem uma bandeira ou assadeira embaixo) , evite contaminar todas as prateleiras de baixo.

4ª prateleira: ou tampo da gaveta de legumes. Frutas verdes devem ser deixadas na fruteira, frutas maduras preservam melhor na geladeira. Este é o setor ideal para elas.

Maçãs, pêras, abacate quando maduros emitem gás etileno que acelera e deteriora outros vegetais. Por isso é recomendado afastá-los e manter estes itens em setores diferentes. (Brócolis e couve flor devem ser mantidos bem longe de frutas exatamente por conta da deteriorização acelerada que sofrem)

Gaveta de legumes: Agrupe os vegetais por tipo na gaveta, se quiser pode até construir divisórias entre eles com placas de papelão. Isso te dará uma melhor visão do que tem por ali.

Porta da geladeira: Com o abre e fecha constante o ideal é deixar este setor apenas para molhos e condimentos. Como disse acima, leite e ovos não devem ficar por ali, um ovo suado por exemplo corre muito mais risco de contaminação.

Freezer: Seu melhor amigo para otimizar o tempo. Mantenha vegetais branqueados, alimentos pré prontos para ir direto ao forno (uma lasanha por exemplo) frutas maduras e pré cortadas para se transformar em um smoothie matinal, carnes congeladas, ervas como salsinha e cebolinha cortadas para irem direto para a panela e não se esqueça de usar este espaço também para setorizar e bater o olho e rapidamente encontrar o que você procura.

Antes que todos os seus pacotes virem um só bloco de gelo etiquete com o nome da preparação e validade, um pote de feijão e um pote de sorvete congelados pode parecer a mesma coisa depois de um tempo no freezer.

Próximo passo: Marmita para a semana

Este post faz parte do desfio + saudável do grupo Quero comida de verdade no facebook.

Clique aqui para participar:

quero comida de verdade

Olha isso também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos assumir que você está de acordo com isso, mas você pode recusar, se desejar. Aceitar Ler mais