Pesquisar
Close this search box.

Como fazer requeijão caseiro na bimby(queijo cremoso brasileiro)

5/5

Sumário

Prepare na bimby esse requeij~ão cremoso brasileiro muito facil de fazer e divirta-se no café da manhã
como fazer requeijão cremoso (queijo creme) caseiro com a bimby

O requeijão caseiro é uma copia do requeijão brasileiro, um item básico na mesa do pequeno-almoço brasileiro. É feito a partir de leite de vaca e tem uma textura suave e untuosa. É comumente usado como recheio para pão, uma camadinha sobre biscoitos salgados e pastéis, ou como ingrediente de várias receitas.

Mas o que distingue o requeijão caseiro dos outros tipos de queijo creme pelo mundo afora? Em primeiro lugar, é a textura. O requeijão tem uma textura única, quase como a de um iogurte espesso, que é ao mesmo tempo cremosa e leve.

Mas o que realmente torna o requeijão caseiro especial é a forma como é feito. Ao contrário de outros tipos de queijo creme, que são feitos com culturas de queijo, o requeijão caseiro é feito com vinagre ou suco de limão, que ajuda a coagular o leite e a criar a textura de queijo, depois batido com manteiga e leite quente, ganha a textura cremosa do queijo creme.

Aquecimento do leite com função de chaleira automática

Ao fazer requeijão caseiro, é essencial usar ingredientes de alta qualidade. O ingrediente principal, claro, é o leite. Recomendo fortemente o uso de leite fresco, de preferência orgânico, para obter o melhor sabor e textura. Tive bons resultados com leite gordo UHT também. A diferença está no rendimento e textura final, nada que atrapalhe mas é um ponto a mais preferir o primeiro ao segundo.

A próxima etapa importante é o aquecimento do leite. Isso é crucial para o processo de coagulação e para a textura final do requeijão. Com a Bimby, você pode facilmente aquecer o leite com a função chaleira, que garante que o leite seja aquecido à temperatura perfeita.

Depois de aquecer o leite, você precisará adicionar o vinagre de maçã ou suco de limão para coagular o leite. Este é um passo crucial para obter a textura cremosa do queijo cremoso. A quantidade de vinagre ou suco de limão que você adiciona pode variar dependendo do tipo de leite que está usando.

como fazer requeijão cremoso (queijo creme) caseiro com a bimby

Requeijão caseiro

Prepare na bimby esse requeij~ão cremoso brasileiro muito facil de fazer e divirta-se no café da manhã
Ariana Pazzini
Preparo: 20 minutes
Cozimento: 5 minutes
Total: 25 minutes
Tipo: Café de manhã, Caseiro
Cozinha: bimby
Keyword: receitas bimby, requeijao brasieiro, requeijão cremoso caseiro, requeijão em portugal, requeijão na bimby
Porções: 500 ml aproximadamente

Equipamentos

1 Bimby tm6 ou liquidificador de alta potência

Ingredientes

  • 2000 g leite
  • 4 colheres (de sopa) vinagre ( de maçã)
  • 50 g manteiga
  • ½ colher (de chá) de sal
  • 100 g de nata (35% gordura)
  • 100 g de queijo flamengo

Instruções

  • Adicione o leite no copo da bimby e aqueça no modo automatizado chaleira 100˚C
  • Adicione o vinagre de maçã e misture 1 minuto velocidade 1
  • Deixe coagular por 5 minutos
  • Forre com um pano limpo o cestinho, coloque sobre um um recipiente grande e verta a massa de leite coalhada sobre o pano (costumo colocar um recipiente menor dentro de um maior para que a massa de queijo não fique em contato direto com o soro)
  • Espere até que todo o soro saia, esprema o pano para que saia qualquer restinho de soro que tenha ficado na massa de queijo e verta no copo da bimby.
  • Adicione a manteiga, o sal, a nata e o queijo
  • Programe a bimby 1 minuto/velocidade 7 (Verifique se está cremoso e sem gruminhos, caso contrário misture por mais 1 minuto/velocidade 7
  • Coloque em potinhos com tampa e leve para a geladeira por 4 horas para firmar.
  • Armazene por até 7 dias na geladeira.

Notas

Se optar fazer no liqui9dificador, ferva o leite até começar a aparecer as primeiras bolhas, adicione o vinagre e mexa bem. Deixe descansar até talhar, coe e proceda a receita normalmente. Provavelmente precisará de alguns minutos mais batendo para ficar cremoso, verifique a consistencia e se ainda tiver gruminhos bata um pouco mais.
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!

Erros comuns a evitar

  • NÃO SEPARAR O SORO DA MASSA ADEQUADAMENTE. Seu requeijão ficará aguado caso não aperte para sair o soro. Depois de escorrer o soro e a massa estiver mais fria, aperte o pano com as mãos para sair qualquer restinho de soro.
  • NÃO REFRIGERAR. Ao finalizar o seu requeijão caseiro você perceberá que sua textura ainda está um pouco líquida, leve ao frigorifico pelo menos 2 horas antes de servir para resfriar completamente.

Os benefícios de fazer requeijão caseiro

Há muitos benefícios em fazer o seu próprio requeijão. Primeiro, é mais saudável. Quando você faz o seu próprio queijo creme, você tem total controle sobre os ingredientes que estão sendo usados. Você pode optar por usar leite orgânico, sem hormônios, e pode evitar aditivos e conservantes que são comumente encontrados em industrializados.

Além disso, fazer o seu próprio requeijão é mais econômico. O custo dos ingredientes para fazer é geralmente muito menor do que o custo de comprar requeijão no mercado, ainda mais se você como eu não mora no Brasil, além de caro é dificil de encontrar. Além disso, você pode fazer grandes quantidades de uma vez e armazená-lo para uso futuro.

Finalmente, fazer o seu próprio requeijão caseiro é gratificante. Há algo incrivelmente satisfatório em fazer o seu próprio queijo a partir do zero. É uma habilidade útil para ter, e é também uma ótima maneira de impressionar os seus amigos e familiares!

Armazenamento e prazo de validade do requeijão caseiro

O requieijão caseiro deve ser armazenado na geladeira, em um recipiente hermético. Ele geralmente durará cerca de uma semana na geladeira.

Se você notar qualquer sinal de mofo ou um cheiro estranho vindo do seu requeijão, é melhor descartá-lo. Além disso, se o seu queijo creme começar a se separar ou a ficar aguado, isso pode ser um sinal de que ele não está mais bom.

Em suma, fazer requeijão com a sua Bimby é um processo simples e gratificante. Com apenas alguns ingredientes em alguns poucos minutos, você pode criar um queijo creme delicioso e cremoso que é perfeito para uma variedade de receitas. Então, por que não experimentar fazer o seu próprio hoje? Você pode se surpreender com o quão fácil e delicioso é!

Compartilhe essa receita:

Facebook
Twitter
Pinterest
Classifique o quanto essa receita foi útil:
5/5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que achou? Avalie a receita!