Manteiga de caju feito na bimby

5/5

Sumário

Manteiga de caju é a manteiga de castanha que eu mais amo e agora faço facilmente com a bimby
como fazer pasta / manteiga de caju na bimby tm6

Essa receita de manteiga de caju que traduzi para receita da bimby é uma das coisas mais gostosas do mundo! Uma pasta cremosa e saborosa que substitui a manteiga de amendoim em qualquer receita, mas para o meu gosto mil vezes mais saborosa.

Já preparava essa manteiga de caju no liquidificador antes (veja receita aqui), porém sinto-me mais tranquila ao utilizar o motor da bimby e não o do liquidificador.

como fazer manteiga de caju na bimby

Imagine que o motor da Bimby seja como um carro esportivo, enquanto o motor do liquidificador seja mais como um carro compacto.

O motor da Bimby é projetado para lidar com uma variedade de tarefas de cozimento, desde misturar e triturar ingredientes até cozinhar alimentos por meio do aquecimento. Ele é robusto e potente, capaz de lidar com tarefas pesadas com facilidade.

Então, por isso, faço com menos medo e mais frequência essa receita desde que minha tm6 chegou em casa. Assim como as trufinhas veganas, mas isso é papo para outro post, logo partilho essa receita deliciosa aqui também.

Essa descoberta tem sido uma verdadeira revolução na minha cozinha! Não só porque é incrivelmente fácil de fazer (sério, poucos minutos e um único ingrediente), mas também porque é uma opção deliciosa e saudável que adiciona um toque especial a tantas receitas. E o melhor de tudo? Você pode saboreá-la de tantas maneiras diferentes – seja passada no pão, misturada em smoothies ou até mesmo devorada diretamente da colher (sem julgamentos, é simplesmente irresistível!).

como fazer pasta / manteiga de caju na bimby tm6

Manteiga de caju feito na bimby / thermomix

Manteiga de caju é a manteiga de castanha que eu mais amo e agora faço facilmente com a bimby
Ariana Pazzini
Preparo: 8 minutes
Cozimento: 10 minutes
0 minutes
Total: 18 minutes
Tipo: Caseiro
Cozinha: bimby
Keyword: como fazer manteiga vegana, manteiga de caju, manteiga de castanha de caju, manteiga vegetal, receitas bimby, receitas thermomix
Porções: 400 g

Equipamentos

1 robot de cozinha bimby tm6

Ingredientes

  • 400 g de caju (crua e sem sal)

Instruções

  • No copo da bimby adicione a castanha de caju
  • Programe 10 minutos / 100˚C / lâmina inversa/ vel 1
  • Em seguida programe 2 minutos / vel 10 (a castanha se transformará em uma farinha
  • Limpe as paredes do copo e desenrosque o que estiver acumulado no fundo e nas lâminas com a espátula
  • Programe 1 minuto/ velocidade 8, novamente abra a tampa e limpe as paredes do copo com a espátula e desenrosque o que estiver acumulado nas laminas e fundo.
  • Repita o processo acima 5 ou 6 vezes, até que a manteiga de caju esteja cremosa.
  • Retire do copo e coloque em um pote hermético. Conserve em temperatura ambiente por até 7 dias

Vídeo

Nota privada

Salvar Receita
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!

Um plus de sabor na sua manteiga de caju:

Existem muitas opções de ingredientes que podem adicionar sabor e variedade à sua manteiga de caju feita na Bimby. Aqui estão algumas ideias para experimentar:

  1. Mel: Adicione cerca de duas colheres de sopa de mel para dar um toque doce à sua manteiga de caju. Adicione o mel após as castanhas de caju estarem trituradas e antes de começar a virar pasta, mais ou menos no meio do preparo.
  2. Cacau em pó: Para uma manteiga de castanha de caju com sabor a chocolate, experimente adicionar duas colheres de sopa de cacau em pó. Adicione o cacau em pó junto com as castanhas de caju no início do processo.
  3. Canela: Adicione meia colher de chá de canela em pó para um toque de calor e sabor reconfortante. Misture a canela juntamente com as castanhas de caju no início do processo.
  4. Sal marinho: Uma pitada de sal marinho realça os sabores naturais das castanhas de caju. Adicione uma pitada de sal no final do processo, após a manteiga de caju estar pronta e misture por 15 segundos vel 3.
  5. Óleo de coco: Adicione uma colher de sopa de óleo de coco para uma textura mais cremosa e um sabor subtil de coco. Adicione o óleo de coco junto com as castanhas de caju no início do processo.
  6. Baunilha: Adicione meia colher de chá de extrato de baunilha para elevar o sabor da sua manteiga de caju. Misture a baunilha juntamente com as castanhas de caju no início do processo.
  7. Gengibre: Adicione meia colher de chá de gengibre em pó ou gengibre ralado para um toque picante e refrescante. Adicione o gengibre juntamente com as castanhas de caju no início do processo.
  8. Pimenta caiena: Se gostar de um pouco de calor, adicione uma pitada de pimenta caiena. Adicione a pimenta caiena no final do processo, após a manteiga de caju estar pronta.
como fazer manteiga vegetal na bimby tm6

Você pode utilizar esse mesmo processo da receita para outras castanhas como amêndoas, nozes e até mesmo amendoim.

Eu adoro preparar na bimby coisas que compraria no mercado, cada dia que passa eu percebo o tanto que isso é benéfico para nossa saúde e bolso. Fica cada dia mais claro para mim que a bimby se paga e foi um dos melhores investimentos que fiz nos últimos tempos.

A manteiga de caju é versátil e pode ser usada de várias maneiras na cozinha. Aqui estão algumas ideias de onde você pode utilizar a manteiga de caju em receitas ou no dia a dia:

  1. Como cobertura para torradas ou panquecas: Espalhe a manteiga de caju em torradas ou panquecas para um café da manhã ou lanche delicioso e nutritivo.
  2. Em smoothies: Adicione uma colher de sopa de manteiga de caju aos seus smoothies para um impulso de proteína e gorduras saudáveis, além de um sabor cremoso.
  3. Em molhos e curries: Use a manteiga como base para molhos e curries, adicionando um sabor rico e cremoso às suas receitas.
  4. Em marinadas: Use a manteiga de caju como parte de uma marinada para carnes, aves ou tofu, adicionando sabor e ajudando a manter a umidade dos alimentos.
  5. Em sobremesas: Adicione em receitas de bolos, biscoitos, barras de cereais e outras sobremesas para um toque de sabor e textura cremosa.
  6. Em molhos para saladas: Misture a manteiga de caju com azeite, vinagre balsâmico e temperos para fazer um delicioso molho para saladas.
  7. Em receitas de granola caseira: Use a manteiga de caju como parte dos ingredientes em receitas de granola caseira para adicionar sabor e nutrientes extras.
  8. Em recheios para sanduíches ou wraps: Espalhe a manteiga de caju em sanduíches ou wraps como um recheio saboroso e nutritivo.

Essas são algumas idéias do que faço com a manteiga caseira de caju que faço aqui em casa, mas saiba que em qualquer receita que use manteiga de amendoim, pode substituir em quantidades iguais.

Espero que goste de mais essa receita bimby, estou muito entusiasmada em dividir com vocês todas as receitas que tenho adaptado ao meu robot de cozinha. Se gosta dessa idéia e quiser nos apoiar, por favor, divida essas publicações do blog com amigos que também estão em busca de receitas para robot de cozinha, isso me encherá o coração de amor, um sinal de que estou no caminho certo, assim como podemos ajudar outras pessoas com essas receitas testadas e aprovadas por mim.

Compartilhe essa receita:

Facebook
Twitter
Pinterest

ainda com fome? aqui tem mais

Classifique o quanto essa receita foi útil:
5/5