Essa receita de bolo de polvilho é uma junção de bolo com pão de queijo.
Amo essa receita de bolo simples e rápida de fazer para acompanhar um café no fim de tarde. Não preciso de muito além disso para ser feliz.
Essa é uma daquelas receitas de bolo de liquidificador que apenas traduzi para uma receita bimby. Já disse nesse blog o quanto estou empolgada em traduzir receitas para o meu robot de cozinha.
Se você não está em portugal, a Bimby é um robot de cozinha no Brasil e outros paises conhecido como thermomix. Nomes a parte essa receita fácil pode ser feita em qualquer robot de cozinha.
Ainda sobre as diferenças da receita dependendo do pais em que estiver, por eu estar em portugal essa receita de bolo de polvilho leva queijo da ilha curado, o queijo da Ilha curado é um queijo específico, típico da Ilha de São Jorge, nos Açores, Portugal. Ele tem um sabor característico e uma textura firme e encorpada. Se você não encontrar o queijo da Ilha curado, pode tentar substituí-lo por outros queijos que tenham características semelhantes como por exemplo o queijo parmesão ou pecorino.
Se não tem o queijo ralado, é muito simples, corte em cubos e coloque no copo da bimby limpo e seco por 10 segundos na velocidade 10 que ela com suas lâminas afiadas faz esse trabalho por você. Portanto, lembre-se de fazer isso antes de começar a sua receita.
Bolo salgado de polvilho e queijo
Equipamentos
Ingredientes
- 3 ovos
- 90 g de oleo
- 100 g de leite
- 1 xícara (de chá) de queijo da ilha curado
- 250 g de polvilho azedo
- 1 pitada de sal
- 1 colher (de sopa) de fermento em pó (para bolo)
Instruções
- Unte e enfarinhe uma forma de furo no centro
- Pré aqueça o forno em 180˚C
- No copo da bimby adicione os ovos, o óleo e o leite e programe 40 segundos / vel 5
- Adicione também o queijo, o polvilho, o sal e o fermento e programe 1 minuto/ vel 4
- Transfira a massa para a forma untada e enfarinhada
- Leve para assar por 25 minutos ou até dourar
- Espere amornar e desenforma
- Sirva ainda morno
Vídeo
Notas
Nota privada
Salvar Receita Receita Salva!Posso substituir o polvilho azedo?
Bem, apesar do polvilho doce e o azedo serem feitos da mesma matéria prima eles tem resultados bem diferentes. O polvilho azedo é que confere essa casquinha crocante no bolo salgado. Já o polvilho doce não conseguirá esses resultados, formará um bolo mais macio e leve.
Funciona? Sim, mas perde-se bastante do resultado.
Acho eu inclusive que o bolo de polvilho azedo tem como caracteristica principal essa casquinha gostosa do pão de queijo, até por isso eu não recomendo a substituição para essa receita.
Como armazenar e servir o bolo de polvilho azedo com queijo?
Bolo de polvilho no dia seguinte:
Esse bolo continuará macio por dentro nos próximos 3 dias, perdendo somente um pouco o puxa do queijo. Para revitalizar seu bolo salgado você pode tostar as fatias em uma torradeira, frigideira untada com manteiga, uns minutinhos tanto no forno quanto na airfryer também faz milagres.
Então, quando no dia seguinte dar aquela vontade de uma fatia desse bolinho salgado lembre-se de aquece-lo de alguma forma para que ele volte a ficar delicioso.
Armazenamento Adequado:
Para que ele se mantenha fresquinho depois de esfriar mantenha seu bolo de polvilho em um pote hermético. Pode conservar em temperatura ambiente por até 3 dias ou então por 1 semana na geladeira/ frigorífico caso você sinta que não vai consumir nos proximos dias.
Não experimentei congelar, mas acredito que ele pode se manter bem no congelador também. Aqui em nossa grande família de 4 pessoas esse bolinho não passa de 2 dias. Proxima vez que reproduzir essa receita na bimby farei o texto e volto aqui para o update.
Outras receitaspara o café da tarde:
Obrigado por chegar até aqui! Se achou essa receita util não esqueça de compartilhar com os amigos ou nas redes sociais para que chegue sempre a mais pessoas!
E sinta-se a vontade para salvar essa receita no pinterest para fazer depois!