Purê de mandioca é uma das preparações que mais faço com essa raiz deliciosa.
Não se limita a só isso, a mandioca é super versátil. Simplesmente cozida e temperada, purê, frita, em sopas ou no bolo, com sabor suave essa raiz não decepciona.
O purê de mandioca é fácil de fazer. Mas tem seus segredos para ficar macio e saboroso.
Como escolher a mandioca para preparar o purê?
Se você comprar a mandioca com casca, verifique se a casca marrom está integra. Quanto mais a casca está despedaçada mais velha ela está, fique com a de casca lisinha pois tem chance de estar mais novinha.
Se você comprou na feira já descascada ou no mercado aqueles pacotes à vácuo. Verifique se nas pontas ela esta clarinha como todo o restante da mandioca, se tiver com veios acinzentados ou azuis ou até ressecadas ela pode ter sido mal armazenada.
Para a mandioca descascada na hora na feira chegue em casa e coloque em um recipiente e cubra com água, reserve assim na geladeira até a hora do uso.
Caso não vá utilizar no mesmo dia pode congelar suas raízes de mandioca descascada até o dia que fará seu purê. Descongele direto na panela.
Para preparar o purê de mandioca como cozinhar?
Para preparar o purê de mandioca você deverá cozinhar na panela de pressão.
Leve a mandioca para a panela de pressão, cubra com água e 1 colher (de chá) de sal e feche a panela. Leve ao fogo alto até que a panela comece a chiar. Abaixe o fogo e conte 15 minutos. Assim que passar o tempo desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente, assim você economiza gás enquanto a panela continua trabalhando.
Assim que o gás sair completamente retire com uma escumadeira a mandioca cozida e não descarte toda a água do cozimento. Você poderá precisar dessa água quando for finalizar seu purê de mandioca.
Nessa fase você consegue com facilidade retirar a fibra que fica no meio da mandioca, isso te facilitará demais não ficar procurando por ela depois que processar seu purê
Amassar a mandioca: Processador, garfo ou…
Poisé, temos um hack para facilitar isso ai. O amassador de batatas. Se você possui um amassador de batatas isso facilitará bastante.
Caso contrário você pode amassar com um garfo ou no processador.
No garfo: Amassando pedacinho por pedacinho, o ideal é que a mandioca esteja um pouco quente para facilitar, caso a mandioca esteja um pouco seca vá adicionando pouco a pouco um pouquinho da água quente do cozimento.
No processador: Se você colocar a quantidade total da mandioca o seu purê poderá te dar um prejuízo e queimar seu processador. Nesse caso o ideal é fazer isso aos poucos, processe 1/3 e assim por diante.
A textura do processador é mais fina, ainda assim eu preciso a textura do garfo ou do amassador de batatas.
O segredo para o purê de mandioca perfeito
Além da mandioca novinha cozida, um dos segredos é que ela esteja quentinha. Sim, a mandioca cozida fria ganha outra textura. Um pouco mais difícil para misturar a manteiga e deixar seu purê mais cremoso.
Outra dica para inda mais cremosidade. A gordura do leite na manteiga fará bastante diferença no resultado final (por isso não substitua por margarina). Quer um plus, substitua o leite do purê por creme de leite. Mais gordura resulta em um purê ainda mais cremoso.
Purê de mandioca
Ingredientes
Instruções
- Corte a mandioca em tronquinhos1 kg de mandioca descascada
- Coloque na panela de pressão cubra com água e leve ao fogo alto.
- Quando começar a chiar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos.
- Desligue o fogo e deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela.
- Use a escumadeira para retirar a mandioca da água.
- Descarte a fibra central e, com um amassador de batatas, mixer ou processador de alimentos, amasse os pedaços de mandioca ainda quentes junto da manteiga e do leite.
- Incorpore bem o leite na mandioca. Tempere com sal e pimenta e misture.1 colher (de chá) de sal, 1 pitada de pimenta branca moída, 2 colheres (de sopa) de manteiga
- Finalize com cheiro verde.QB de Cheiro verde