Pesto de ora pro nobis

5/5

Sumário

Pesto caseiro de ora pro nobis com castanha do pará. Pesto italiano com ingredientes brasileiros
pesto de ora pro nobis

Recentemente, descobri um ingrediente maravilhoso que adiciona um toque único a qualquer prato: o pesto de ora pro nobis. E quando combinado com as Castanhas do Pará, cria-se um sabor inigualável.

A Ora Pro Nobis, também conhecida como “carne dos pobres”, é uma planta nativa do Brasil, rica em nutrientes e muito versátil na cozinha. Pode ser usada em saladas, refogados, sucos verdes e, claro, para fazer um delicioso pesto.

As Castanhas do Pará, por outro lado, são conhecidas por sua riqueza em selênio – um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir doenças cardíacas e câncer. Quando moídas e combinadas com o pesto de ora pro nobis, elas adicionam uma textura crocante e um sabor delicioso ao prato.

pesto de ora pro nobis

Entendendo PANC: O que é uma PANC?

Você já ouviu falar de PANC? PANC é a sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais. São plantas que têm potencial alimentício, mas que não são normalmente utilizadas na dieta comum. A Ora Pro Nobis é uma delas.

Consideradas negligenciadas ou até mesmo desconhecidas por muitos, as PANCs são uma fonte incrível de nutrientes e podem ser usadas para enriquecer nossa alimentação. Além disso, muitas delas, como a Ora Pro Nobis, são de fácil cultivo e podem ser encontradas em diversos lugares, desde jardins urbanos até matas e campos.

Ao incorporar PANCs em sua dieta, você não só descobre novos sabores e texturas, mas também contribui para a biodiversidade e a sustentabilidade de nosso sistema alimentar.

Como fazer pesto com folhas de Ora Pro Nobis

Fazer pesto com Ora Pro Nobis é um processo simples e rápido. Você precisará de um punhado de folhas frescas de Ora Pro Nobis, azeite de oliva, alho, queijo parmesão ralado, sal e pimenta a gosto.

Comece lavando bem as folhas e secando-as com um pano de prato limpo. Em seguida, coloque-as no liquidificador ou processador de alimentos, juntamente com o alho, o azeite de oliva e o queijo parmesão. Bata tudo até obter uma mistura homogênea. Tempere com sal e pimenta a gosto e pronto! Seu pesto de Ora Pro Nobis está pronto para ser servido.

pesto de ora pro nobis

Pesto de ora pro nobis

Pesto caseiro de ora pro nobis com castanha do pará. Pesto italiano com ingredientes brasileiros
Ariana Pazzini
Preparo: 5 minutes
Cozimento: 0 minutes
0 minutes
Total: 5 minutes
Tipo: Acompanhamento, Caseiro
Cozinha: brasileira, Italiana
Diet: Vegan
Keyword: bebida de castanha do pará, ora pro nobis, pesto, pesto caseiro
Porções: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador ou passe-os pelo processador.
  • Quando bater pulse até que todos os ingredientes estejam triturados mas não se torne uma pasta completamente.
  • Verta em um pote de vidro com tampa e finalize com o azeite reservado para não oxidar.
  • Guarde na geladeira ou sirva em seguida.

Nota privada

Salvar Receita
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!

Maneiras únicas de servir o Pesto

Ele é extremamente versátil e pode ser usado de várias maneiras para incrementar suas refeições. Uma das minhas maneiras favoritas de servi-lo é como molho para massas. O sabor do pesto complementa perfeitamente o sabor de massas como espaguete, penne ou fusilli.

Você também pode usá-lo como molho para pizza, adicionando um toque brasileiro à clássica pizza italiana. Ou então, experimente espalhá-lo em torradas ou usá-lo como dip para vegetais crus.

Outra ideia é misturá-lo com queijo cremoso e servir como recheio para sanduíches ou wraps. As possibilidades são infinitas!

pesto de ora pro nobis

Dicas de armazenamento do Pesto de Ora Pro Nobis

A melhor maneira de armazenar o pesto de Ora Pro Nobis é em um pote de vidro bem fechado na geladeira. Dessa forma, ele pode durar até uma semana.

Se você quiser armazená-lo por mais tempo, pode congelá-lo. Uma dica é dividir o pesto em formas de gelo e congelar. Assim, você terá porções individuais prontas para serem usadas quando precisar.

Lembre-se de sempre verificar o cheiro e a aparência do pesto antes de usá-lo. Se parecer ou cheirar estranho, é melhor descartá-lo.

Variações e ideias para pratos

Existem muitas maneiras de variar o pesto de Ora Pro Nobis e incorporá-lo em diferentes pratos. Por exemplo, você pode adicionar tomates secos ao pesto para um sabor mais rico e intenso.

Outra ideia é misturá-lo com ricota e usá-lo como recheio para tortas ou quiches. Ou então, experimente usá-lo como base para uma salada de macarrão fria.

Você também pode adicionar o pesto de Ora Pro Nobis a sopas ou caldos para dar um toque de sabor e cor. Seja criativo e experimente diferentes combinações!

pesto de ora pro nobis com castanha do para

Em conclusão, o pesto de Ora Pro Nobis e as Castanhas do Pará são ingredientes incríveis que podem levar seus pratos para o próximo nível. Eles são fáceis de usar, versáteis e cheios de benefícios para a saúde.

Então, por que não experimentar? Comece a explorar as possibilidades e descubra novos sabores e texturas. Tenho certeza de que você vai adorar!

Salve no pinterest para fazer depois:

Compartilhe essa receita:

Facebook
Twitter
Pinterest

ainda com fome? aqui tem mais

Classifique o quanto essa receita foi útil:
5/5