Categorias
Básico na cozinha Dicas de cozinha

Como cozinhar grão de bico e congelar para o mês.

Cozinhar grão de bico para o mês todo é um caminho sem volta na vida.

É cômodo ter no freezer um pacotinho pronto de grão de bico para enriquecer minha salada ou até preparar o homus que quem é seguidor antigo aqui do blog sabe que fazemos de todas as cores.

Já temos no mercado o grão de bico enlatado e claro isso é uma praticidade. Agora caso você queira economizar como eu, essa praticidade sai caro.

É infinitamente mais barato comprar os grãos secos, cozinhar e congelar por exemplo. Será prático ainda assim.

Outra comparação é o de sabor, o grão de bico cozido caseiro é infinitamente mais saboroso que o de lata ou o de vácuo.

Uma dica é, caso você chegue até o final deste post e ainda assim ache mais prático comprar o grão de bico já cozido ferva 15 minutos o grãos antes de adicionar em sua receita.

Demolhar o grão de bico para cozinhar

Antes de tudo precisamos falar sobre deixar de molho o grão de bico antes de cozinhar.

Deixar o grão de molho faz com que ele absorva a água tornando assim o grão mais macio e fácil de cozinhar.

Deixar o grão de bico de molho também diminui o fitato, esse anti nutriente que além de “roubar”os nutrientes que seriam absorvidos por nosso corpo em algumas pessoas causa indigestão e gases.

O tempo de molho é de 12 horas aproximadamente. Eu costumo deixar da noite para o dia embebido em 3x o volume do grão de bico em água. No dia seguinte você perceberá que seus grãos terão dobrado ou até triplicado de volume.

Bicarbonato de sódio para amolecer o grão

Algumas pessoas gostam de adicionar uma colher de chá de bicarbonato de sódio à água do molho – o que pode ajudar o grão de bico a absorver ainda mais água e amolecê-lo com mais facilidade, ótimo para quando você deseja fazer um homus cremoso, um purê ou uma sopa. No entanto, costumo ficar com água pura e um bom tempo de molho.

Acho mais versátil pois faço uma quantidade maior e não quero todos os grãos extra macios para que minha salada se transforme em uma sopa.

Ainda sobre lata do grão x cozinhar grão de bico.

Para quem se acostumou com as latas e está com dúvida do quanto precisará do grão de bico seco para ter o total de uma lata.

Normalmente, 1 kg de grão de bico seco rende cerca de 2 kg de grão de bico cozido. Uma lata de grão de bico renderá 1 xícara e meia (250 gramas) já drenada, o que significa que 1 kg de grão de bico seco renderá em média o equivalente a 8 latas.

(Agora com essa informação faz as contas!)

Hora de cozinhar o grão de bico

Esse é o meu método ideal de cozimento. Desde que aprendi nunca mais fiz de outra forma. Sem panela de pressão, sem tempo exagerado de cozimento, simples, fácil e eficaz apesar das etapas.

Seu grão de bico ficou de molho? Agora é hora de escorrer e lavar bem seus grãos.

A primeira etapa é levar a sua panela ao fogo com o grão de bico e água cobrindo os grãos, pode deixar essa etapa no fogo alto, assim que começar a espumar (sim, vai acontecer) manda esses fitatos embora. Descarte essa primeira água que você aferventou os grãos, lave os grãos e volte para a panela, agora sim, adicione a água, os temperos e vamos cozinhar definitivamente os grãos.

Tempo de cozimento

Na receita abaixo eu te explico certinho o tempo que costumo cozinhar o grão de bico, a quantidade de água que utilizo assim como os temperos que utilizo.

Mas leve em considere que dependendo da idade do grão pode levar um tempinho a mais. Grãos mais velhos são mais secos e isso pode interferir no tempo de preparo.

Aquafaba. O líquido precioso ao cozinhar o grão de bico.

Se você deseja utilizar a aquafaba o ideal é não temperar o grão de bico no cozimento, você consegue fazer isso com seu grão quando for preparar sua salada, refogado ou pastinha.

A aquafaba pode ser usada para substituir as claras de ovos em muitas receitas doces e salgadas vegana.

Após resfriar o líquido do cozimento do grão de bico você pode bater a água na batedeira e ter uma clara em neve vegana.

Como congelar o grão de bico cozido

como cozinhar grao de bico

Na geladeira: O grão de bico cozido conserva-se bem no refrigerador por até 3 dias.

No congelador: Se congelar o grão de bico, armazene em porções e em recipientes próprios para freezer ou saquinhos próprios para congelamento ​​por até 3 meses.

Quando congelo, separo em porções de 250 gramas (1,5 xícaras de chá). Isso também é equivalente ao “peso drenado” de 1 lata de grão de bico.

Então, começando com 1 kg de grão de bico seco, depois de deixá-lo de molho e cozinhá-lo, tenho 8 porções que guardo em saquinhos no freezer.

Sobre a forma de descongelar, você não precisa se preocupar em descer seu grão de bico para a geladeira na noite anterior, ou seja, pode usar direto do freezer em preparações quentes como sopas e ensopados. Ou deixar na bancada descongelando para preparações mais frias.

Como cozinhar grão de bico

Cozimento: 40 minutes
Tempo de molho: 12 hours
Tipo: Caseiro, para congelar
Cozinha: Brasileira Econômica
Diet: Vegan, Vegetarian
Keyword: como fazer grao de bico, cozinhar grao de bico, grao de bico macio

Equipamentos

  • 1 panela grande

Ingredientes

  • 1 kg de grão de bico seco
  • qb de Água para deixar de molho + água para cozinhar
  • 1 colher (de sopa) de sal caso você não vá utilizar a aquafaba
  • 2 folhas de louro caso você não vá utilizar a aquafaba

Instruções

  • Coloque os grãos em um recipiente bem grande, cubra com o dobro do volume de grãos de água (lembre-se que o grao de bico vai dobrar ou até triplicar de volume)
  • Escorra a água do molho, lave os grãos e coloque o grão de bico hidratado na panela e cubra com 1 ou 2 dedos de água acima da linha dos grãos
  • Leve a panela para ferver em fogo alto e assim que levantar fervura e uma espuma densa se formar na superfície desligue o fogo
  • Escorra essa primeira água de cocção dos grãos, lave os grãos com água corrente e passe uma água na panela para remover qualquer espuma que ficar
  • Volte os grãos pré-cozidos para a panela limpa e cubra com 3 dedos de água acima da linha dos grãos
  • Ligue o fogo alto e espere a água ferver. Abaixe o fogo e verifique se os grãos estão macios após 10 minutos, deixe mais tempo se necessário
  • Deixe esfriar completamente caso vá congelar
  • Depois de frios armazene em saquinhos ou potes para congelamento em porções de 1 e 1/2 xícara.
  • Congele por até 3 meses ou mantenha refrigerado por até 3 dias
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!
Quer aprender a economizar tempo e dinheiro na cozinha?Eu preparei um arquivo especial com um menu completo, instruções de preparo, dicas de armazenamento e lista de compras para você ir para a cozinha uma única vez e ter comida a semana toda! Baixe GRÁTIS aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O que achou? Avalie a receita!