Categorias
Básico na cozinha caseiro Dicas de cozinha

Como fazer farinha de arroz – integral ou branco

A farinha de arroz integral é fácil de fazer em casa e é um ótimo substituto para uma opção sem glúten! Além disso, é econômico, com apenas 1 ingrediente

Farinha de arroz é um dos ingredientes que não está na lista de compras do supermercado aqui de casa. Não somos celíacos e nossa dieta não é restritiva ao glúten portanto não havia necessidade. Porém ao ver essa receita de como fazer farinha de arroz em casa não resisti.

A receita é simples, facil de reproduzir e nos rende uma farinha sem glúten barata que é a base de muitos mix de farinha sem glúten. Resolvi então me aventurar nessa farinha de arroz barata.

Tudo que você precisa para executar essa receita é:

  • Um liquidificador. Tem chance de fazer no processador mas achei menos efetivo.
  • Arroz. Seja ele integral, branco, grão curto ou longo.
  • Uma peneira de malha fina. Quanto mais fina melhor o acabamento.
  • 5 minutinhos do seu tempo.

Lembrando que o liquidificador que utilizo é de alta potência. Portanto se seu liquidificador é de potência mais baixa processe o arroz em menor quantidade. em vez de processar 1 xícara de uma só vez, faça a metade, de meia em meia xícara provavelmente será melhor.

Onde usar a farinha de arroz?

  • Para empanar. A farinha de arroz é mais leve que a farinha de trigo no empanado, portanto absorve menos óleo e deixa a fritura mais sequinha.
  • Para compor mix de farinha sem glúten. A farinha de arroz por si só aglutina mais as massas quando substitui completamente a farinha de trigo nas receitas de bolo. Porém compõe um mix com farinhas mais leves para o caso.
  • Para engrossar molhos. Sabe quando vamos preparar um molho branco e utilizamos a farinha de trigo para engrossar? A farinha de arroz pode ser um ótimo substituto. Para engrossar um molho ou ensopado, comece misturando cerca de duas a três colheres de sopa de farinha de arroz.
  • Para a massa caseira não grudar. A farinha de arroz não contém glúten, por isso pode ajudar a evitar que a massa grude enquanto você a estende sem afetar o cozimento (como a farinha de trigo).
  • Para mochi. É a farinha da feitura de muitos doces japoneses incluindo o mochi.

Se você chegou até aqui e está em busca de receitas sem glúten, indico já o blog melepimenta cheio de receitas incríveis para você.

Todas as receitas sem glúten do Mel e Pimenta aqui

Para a minha receita utilizei o arroz integral mas você pode igualmente utilizar o arroz branco.

Farinha de Arroz Integral

A farinha de arroz integral é fácil de fazer em casa e é um ótimo substituto para uma opção sem glúten! Além disso, é econômico, com apenas 1 ingrediente
Preparo: 5 minutes
Tipo: Caseiro
Cozinha: Brasileira Econômica
Diet: Gluten Free
Keyword: farinha de arroz caseira, farinha sem glúten caseira
Porções: 4 xícaras de farinha

Equipamentos

  • 1 Liquidificador
  • 1 Peneira

Ingredientes

  • 4 xícaras (de chá) de arroz utilizei integral mas pode ser feito com o branco

Instruções

  • Adicione 1 xícara de arroz por vez ao liquidificador e processe em alta velocidade até obter uma consistência de farinha.
  • passe pela peneira o arroz, certamente ficará alguns pedaços maiores na peneira, volte esse grosso ao liquidificador e processe junto a próxima xícara de arroz até terminar
  • Use para substituir a farinha de trigo em suas receitas favoritas.

Notas

Armazene qualquer farinha restante em um recipiente hermético em sua despensa para usar conforme necessário por até 3 meses.
Fez essa receita? Queremos ver!Marque @arianapazzini ou com a tag #arianapazzini!
Quer aprender a economizar tempo e dinheiro na cozinha?Eu preparei um arquivo especial com um menu completo, instruções de preparo, dicas de armazenamento e lista de compras para você ir para a cozinha uma única vez e ter comida a semana toda! Baixe GRÁTIS aqui!

Mais receitas de caseirices que você pode fazer em casa e pagar muito menos que no supermercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O que achou? Avalie a receita!